PORTO VELHO

Porto Velho

RECONHECIMENTO – Sancionada a Lei que cria o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Porto Velho


A data é importante para que as mulheres negras sejam reconhecidas como parte da história da capital

O dia 25 de julho agora faz parte do calendário oficial de datas comemorativasEm breve cerimônia, o prefeito Hildon Chaves sancionou a Lei Nº 2.833, que instituiu o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O dia 25 de julho agora faz parte do calendário oficial de datas comemorativas. A solenidade aconteceu no espaço do Mercado Cultural, na Travessa Manelão.

A instituição do dia oficial da mulher negra, latino-americana e caribenha no município configura o reconhecimento da participação feminina e da negritude na constituição da cidade, que iniciou durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Elas também tiveram papel importante como educadoras.

Segundo o prefeito, é preciso iniciar um trabalho de sensibilização desde os primeiros anos escolares, por ser a fase em que se pode formar e interferir de forma positiva no caráter de meninos e meninas. “Não basta ter a Lei. Temos de agir para resgatar a nossa história”, disse Hildon Chaves.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder, a partir de agora, haverá uma nova leitura sobre a história local.

Leia Também:  MOBILIDADE - Prefeitura faz pesquisa para traçar perfil do ciclista e identificar demandas

Prefeito disse que é preciso iniciar um trabalho de sensibilização“Esta é uma oportunidade que temos para discutir ações efetivas e oferecer às mulheres, não somente às negras, uma discussão sobre a importância do papel de cada uma na sociedade”, disse.

EVENTO

Em comemoração à data, haverá, no Mercado Cultural, uma programação com o tema “Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar”, com exposição fotográfica, mostra cultural, palestras e Feira das Mulheres Empreendedoras. O evento ocorre de 21 a 25 de julho.

Participaram da cerimônia a reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Regina Nogueira Pereira, a secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Barros, a secretária-adjunta de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Liana Lima, o superintendente municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), Vinicius Miguel, e o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Márcio Miranda.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Emílio Tiago

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

SERVIÇOS – Lideranças rurais do município apresentam demandas em oficinas

Publicados

em


Encontros promovem também a troca de experiências entre líderes comunitários

Durante os treinamentos são debatidos temas como regularização ambiental As oficinas de Sócio Agricultura e Sustentabilidade que são realizadas pela Prefeitura de Porto Velho com produtores rurais da região vão levantar demandas e propor soluções de melhorias na oferta dos serviços para o setor.

Os treinamentos são marcados pela troca de experiências entre os participantes. Os primeiros encontros aconteceram em Nova Mutum Paraná e Extrema.

Os produtores rurais de Porto Velho serão os próximos a participar da oficina, que vai acontecer no dia 13 de agosto.

Os encontros são destinados a líderes comunitários rurais destas regiões e realizados por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) e Emater-RO.

“Com o resultado destas oficinas iremos realizar uma conferência, em outubro, para apresentar um projeto que vai atender a estas localidades”, explica Luiz Cláudio, secretário da Semagric.

Durante os treinamentos são debatidos temas como regularização ambiental de propriedades rurais e fatores ambientais que geram entraves financeiros para os produtores.

Leia Também:  Palestra Gaming, realizada pela Wise Up totalmente em inglês, aborda uso de videogames além do entretenimento

O credenciamento, que garante participação e certificado, deve ser feito na sede da Emater, na avenida Farquar, 3055, bairro Pedrinhas.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Semagric

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA