PORTO VELHO

Porto Velho

RECUPERAÇÃO – Prefeitura realiza limpeza no igarapé do Parque Jardim das Mangueiras

Porto Velho

Município trabalha com recuperação de nascentes em Porto Velho

Trabalhos focam na recuperação de nascentes e combate ao despejo de lixoTrabalhando para tornar o Parque Jardim das Mangueiras uma Área de Proteção Ambiental (APA), a Prefeitura promove a recuperação do igarapé que corta o local. Os trabalhos contemplam a identificação e recuperação de nascentes e o combate ao despejo irregular de lixo e esgotamento sanitário no curso d’água.

O local possui 7,14 hectares de espaço público usado para lazer e atividades físicas, e também nove nascentes já identificadas. A meta agora é descontaminá-las.

A limpeza é feita por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Segundo o coordenador de Restauração Ambiental da pasta, Roberval Zuniga, o asseio do igarapé faz parte de um outro projeto voltado para a recuperação das nascentes de Porto Velho.

“Temos observado que alguns usuários têm usado esse curso d’água como depósito de lixo. Somado a isso, ainda temos resíduos dos efluentes que chegam aqui através das residências que estão nessa área do entorno do parque. Por isso, trabalhamos no projeto das nascentes com o recolhimento de resíduos do córrego, desobstrução, filtração do canal do esgoto, além do repovoamento de espécies arbóreas e adensamento de espécies nativas para tornar o parque cada vez mais agradável à população”, explicou o coordenador.

Leia Também:  EDUCAÇÃO - Prêmio Inovação na Gestão Escolar segue com inscrições até o próximo dia 30

Roberval Zuniga, coordenador de Restauração Ambiental da SemaÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

Segundo o secretário adjunto da Sema, Júnior Cavalcanti, o projeto de transformar o Parque Jardim das Mangueiras em Área de Proteção Ambiental (APA) já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM).

“O decreto para a criação da Área de Proteção Ambiental já está em processo. Após o parque receber a certificação de proteção ambiental, será elaborado um plano de manejo da forma mais correta de se utilizar esse espaço através da preservação. Será um grande avanço ambiental para o município de Porto Velho”, falou.

PRESERVAÇÃO

Para manter a limpeza do local, o secretário adjunto explica que mais lixeiras serão colocadas ao longo da pista de caminhada e que é necessário que a população preserve o local.

“Falta uma conscientização maior de alguns usuários desse parque. Para isso, nós iremos desenvolver um projeto de educação ambiental no período da tarde e também estamos organizando a vinda de alunos de escolas municipais para mostrar a forma correta de utilização desse espaço. O objetivo é passar a essas crianças o princípio básico de preservação do meio ambiente”, falou.

Leia Também:  TURISMO - Informações por aplicativo vão promover rota turística de Porto Velho

Em caso de descarte incorreto de lixo ou entulho em locais inapropriados, a população pode denunciar ligando para o número 0800 647 1390 ou 3901-3150.

Texto: Beatriz Galvão
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ESPORTE – Atletas do Talentos do Futuro de Porto Velho competem na Copa Amec, em Cacoal

Publicados

em

Participam da competição 24 atletas da modalidade de vôlei, que treinam no polo do ginásio Eduardo Lima e Silva

Na próxima sexta-feira (7), atletas do vôlei do Programa de Iniciação Esportiva Talentos do Futuro viajam para competir na Copa Amec de Voleibol 2022, na categoria masculino e feminino Sub-15. O evento promovido pela Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal, segue até domingo (9), no Ginásio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães.

O programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho, é coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

Participam da competição 24 atletas da modalidade de vôlei, que treinam no polo do ginásio Eduardo Lima e Silva, o Dudu, com o professor Madson Brasil, que vai acompanhar os alunos na competição da Copa Amec, juntament com alguns pais dos alunos.

A secretária da Semes, Ivonete Gomes, destacou que os atletas do Programa Talentos do Futuro têm demonstrado interesse nos treinamentos, se capacitando para participarem de competições fora da Capital. “Manter esses jovens nas quadras esportivas é muito importante para a atual gestão, pois estamos consolidando o esporte na vida de cada um como uma alternativa saudável e de crescimento, tanto físico como profissional, para essas crianças e jovens que fazem parte deste programa.” destacou.

Leia Também:  TURISMO - Informações por aplicativo vão promover rota turística de Porto Velho

Segundo ela, além do ginásio Dudu, a Semes está ampliando mais vagas de vôlei gratuitamente para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em outra região da cidade, sendo em dois polos na zona Leste: na quadra poliesportiva do Três Marias e no poliesportivo Sérgio Siqueira de Carvalho.

Conforme explicou o diretor do Talentos do Futuro, Marcus Arturo, atualmente os treinos dos atletas de voleibol acontecem nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no ginásio Dudu; nas segundas e quartas-feiras das 16h às 18h, na quadra do Três Marias; e nas terças e quintas-feiras das 16h às 18h, no Sérgio Siqueira de Carvalho.

Texto: Marilza Rocha
Fotos: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA