PORTO VELHO
Pesquisar
Close this search box.

Porto Velho

SAÚDE DA CRIANÇA – Prefeitura alerta sobre a importância do teste do pezinho em recém-nascidos

Porto Velho

Coleta do sangue para o exame pode ser feita em unidades de saúde de Porto Velho

Teste é obrigatório pelo Ministério da Saúde e busca diminuir a mortalidade infantilImportante meio para se diagnosticar doenças graves em bebês recém-nascidos, o teste do pezinho tem sua recomendação redobrada ao longo do mês de junho, durante a campanha “Mês Lilás”. O diagnóstico precoce proporciona um tratamento para eventuais doenças, diminuindo a mortalidade infantil e garantindo mais qualidade de vida ao bebê.

Todas as unidades de saúde de Porto Velho, tanto na região urbana quanto na zona rural, estão preparadas para realizarem a coleta do sangue para fazer o teste, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Dependendo da situação do bebê, a coleta também pode ocorrer na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na capital. “Isso ocorre quando a criança necessita de internação após o parto e esteja dentro desse período ideal, ou seja, até o 5º dia de nascimento”, explica Rosimari Garcia, Subgerente do Núcleo de Saúde da Criança, da Semusa.

A partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, é possível identificar doenças graves, como o hipotireoidismo congênito (quando a glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

Teste do pezinho deve ser feito dias após o nascimento do bebê“É importante a realização do teste, pois permite, em tempo oportuno, detectar doenças que não apresentam sintomas no nascimento e que, se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível”, ressalta Rosimari Garcia.

Ela acrescenta que essas ações vêm sendo intensificadas pela Prefeitura em alusão ao Mês Lilás, período dedicado ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. O teste do pezinho é um serviço prestado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB), nas unidades de saúde de Porto Velho.

PÚBLICO-ALVO

Todas as crianças recém-nascidas, de preferência entre o 3º e o 5º dia de vida, devem ser submetidas ao teste do pezinho. O exame, entretanto, não pode ser realizado antes das primeiras 48 horas do nascimento do bebê, uma vez que o resultado pode não ser confiável.

“Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado no período recomendado, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, como preconiza o Ministério da Saúde”, afirmou a servidora da Semusa.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Leandro Morais e Pedro Bentes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

MEIO AMBIENTE Ações educativas incentivam o descarte correto de resíduos nos ecopontos

Publicados

em

Além de preservar o meio ambiente, materiais recolhidos são destinados à cooperativa de catadores

A atividade mais recente aconteceu na Escola Municipal Miguel FerreiraCom o objetivo de fomentar práticas ambientais sustentáveis e promover a conscientização da população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), vem realizando ao longo do mês uma ampla programação educativa. A atividade mais recente aconteceu na última segunda-feira (15), na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Miguel Ferreira, localizada na zona Sul de Porto Velho, onde sete turmas no período da manhã e outras sete da tarde receberam informações sobre os ecopontos.

Os ecopontos são locais estratégicos para o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Eles permitem que os cidadãos depositem materiais recicláveis, eletrônicos e outros itens de forma adequada. A iniciativa pretende reduzir a poluição e promover a sustentabilidade. Com os ecopontos já distribuídos estrategicamente em diversos pontos da cidade, agora a Semusb trabalha no projeto de Coleta Seletiva Solidária, levando ações educativas nas proximidades de cada um deles.

Os alunos receberam informações sobre os ecopontosOs cidadãos são incentivados a separar os resíduos domiciliares ou do local de trabalho e posteriormente depositá-los nos Ecopontos. Semanalmente, a Prefeitura encarrega-se de recolher esses materiais e destiná-los à cooperativa de catadores, situada na Vila Princesa. Esta medida está respaldada pela Lei 12.305 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes para a gestão adequada dos resíduos, promovendo assim a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A próxima ação acontece no Parque da Cidade, na sexta-feira (19), de 16h às 19h.

Os materiais aceitos para depósito nos Ecopontos incluem plástico, metal, papel e papelão, proporcionando uma abordagem abrangente para a redução do impacto ambiental. Além de contribuir para o sustento dos catadores de materiais recicláveis, a iniciativa foca na promoção da limpeza urbana, em uma estética agradável e na qualidade de vida da comunidade. Com isso, a Prefeitura de Porto Velho reafirma o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Texto: Renata Beccária
Foto: Semusb

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA