PORTO VELHO

Porto Velho

SAÚDE DA CRIANÇA – Vacinação de rotina infantil segue baixa em Porto Velho

Porto Velho

Atualização da caderneta de vacina é importante para evitar retorno de doenças erradicadas

Vacinação de rotina busca manter a erradicação de doenças no público infantilDados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apontam que a cobertura da vacinação de rotina infantil em 2022 segue baixa em Porto Velho. Com o início da pandemia em 2020, a taxa de imunização para esse grupo caiu na capital, seguindo abaixo do esperado. A atualização das vacinas é fundamental para a proteção contra doenças já erradicadas.

As informações apontam que a vacina contra a Hepatite A, por exemplo, teve a cobertura de apenas 57,83% da população apta em todo ano de 2021. Já nos primeiros quatro meses deste ano, a vacina foi aplicada em 62,15% da população.

Também no ano passado, o imunizante contra a Poliomielite teve a cobertura de 67%. No primeiro quadrimestre deste ano, 67% das pessoas foram imunizadas contra a paralisia infantil.

Sobre a imunização contra a Febre Amarela, os dados indicam que 47,9% das crianças aptas receberam a dose no ano passado. Já nos primeiros quatro meses deste ano, foram vacinadas 53%.

Leia Também:  ESPETÁCULO - Grupo artístico promoveu teatro para bebês e oficinas a professores de creches de Porto Velho

Contra a Tríplice Viral, nos três primeiros quadrimestres de 2021, cerca de 70% receberam a imunização, e no primeiro quadrimestre deste ano, 73%.

Município adota estratégias para ampliar a cobertura de imunização

O cálculo da Semusa leva em conta a população apta (crianças de até 1 ano) para receber os imunizantes. Em 2021, o município contabilizava 8.437 crianças desta faixa etária e 7.893 nos primeiros quatro meses deste ano.

DOENÇAS ERRADICADAS

O calendário vacinal tem início com o nascimento do bebê, que já recebe doses na maternidade de BCG e Hepatite B, e segue com as imunizações até a vida adulta. De acordo com a Semusa, as crianças que não recebem as imunizações ficarão expostas a doenças e colocarão em risco os que já estão imunizados, principalmente em relação às doenças que já foram erradicadas.

Por isso, os pais e responsáveis por crianças que precisam atualizar o calendário de vacinas podem buscar a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital, das 8h às 18h. Além disso, a Semusa realiza ações em creches e escolas, buscando alcançar aquelas crianças que não foram imunizadas ou estão com suas vacinas atrasadas, e ainda deve intensificar as ações de imunização de rotina até setembro.

Leia Também:  #ESBR DOA ÔNIBUS ZERO KM PARA PREFEITURA DE PORTO VELHO

Texto: Beatriz Galvão
Foto: Leandro Morais e Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

DIA DOS PAIS – Ajudante de loja transforma hobby em principal fonte de renda para sustentar a família

Publicados

em

Júnior Wood é participante do Giro Empreendedor

De ajudante de loja a marceneiro e expositor no Giro Empreendedor. O que era hobby para Raimundo da Silva Fabrício Júnior, o “Júnior Wood”, acabou se tornando profissão e sua principal fonte de renda para sustentar a esposa e dois filhos pequenos, moradores do bairro Nova Floresta, zona Sul da capital.

Nascido e criado em Porto Velho, Júnior e os irmãos ficaram órfãos de pai quando ele tinha apenas 10 anos de idade. A partir de então, a mãe os criou como chefe do lar.

Júnior Wood encontrou no hobby uma fonte de geração de renda Ajudando a mãe em uma loja de variedades, Júnior começou a gostar de marcenaria pela necessidade de fazer uma prateleira ou algum outro móvel para o comércio. “Foi assim que surgiu a paixão pela marcenaria, que foi virando hobby e se transformou em profissão no período da pandemia, quando eu casei. Então, decidi transformar o hobby em profissão”, disse.

TRABALHOS

Em apenas dois anos de atividades, Júnior comprou maquinários e ferramentas para a produção de pequenos móveis e peças decorativas, todos em madeira e MDF. O negócio se expandiu tão rápido que, atualmente, ele expõe seus produtos em vários eventos, sendo um deles o Giro Empreendedor, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

Leia Também:  PARQUE NATURAL - Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto  

“Faço pequenas mobílias, pequenos objetos que eu consigo transportar com facilidade. Eu faço tudo aquilo que cabe no meu carro para eu deixar para os clientes, e também foquei na parte de decoração”, comentou, acrescentando que já está de olho em outros nichos, como produtos para pet e brinquedos para crianças, este último inspirado nos próprios filhos.

Empreededor deixa mensagem importante para o Dia dos Pais Sua matéria prima principal é a madeira pinus, mesclando com MDF, que possibilita a criação de diversos móveis e peças decorativas para sala, quarto e cozinha, entre outros ambientes. Além disso, por se tratar de uma madeira de reflorestamento, oriunda do pinheiro, também acaba sendo uma opção sustentável para os negócios.

“Pego a madeira bruta, vou trabalhando e beneficiando até chegar ao resultado final, que são as peças que a gente produz”, explicou.

GIRO EMPREENDEDOR

Com objetivo de consolidar as políticas de fomento e fortalecimento da economia local, o Giro Empreendedor abre oportunidades aos pequenos empreendedores. “Júnior Wood”, por sua vez, não perdeu tempo, se cadastrou, já está participando e gostando do projeto.

Leia Também:  Contagem regressiva BANDA DO VAI QUEM QUER

“Giro Empreendedor para mim é uma importante oportunidade de negócios. Não só a venda no dia da feira e da exposição. Quando você está expondo o seu trabalho, você conta com a venda, mas também há infinitas possibilidades de negócios e novas parcerias. Como eu trabalho com marcenaria, tem um grande nicho que são os próprios expositores”, destacou.

MENSAGEM

“Não queira ser o amigo dos seus filhos ou da sua filha, seja um pai que seus filhos possam crescer respeitando essa hierarquia, essa autoridade; autoridade que não é autoritarismo, é autoridade que vem de Deus. Seja isso para o seu filho, seja um pai presente, um pai que se desdobra e que faz tudo para que ele possa crescer bem, para ser um bom cidadão quando estiver na sua fase adulta. Vá semeando virtudes para o seu filho, eu tenho certeza que ficará e não passará”, finalizou.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA