PORTO VELHO

Porto Velho

SAÚDE E INCLUSÃO – Comunidade surda é contemplada com vacinação exclusiva em Porto Velho

Porto Velho

Ação buscou orientar deficientes auditivos sobre esquemas vacinais

Atendimento ofertou imunizantes à comunidade surdaSeguindo com as estratégias de ampliação da vacina a covid-19, a Prefeitura promoveu, no último sábado (7), a imunização da comunidade surda na instituição de ensino Acelibras, na região central de Porto Velho.

Além da população surda, a vacinação foi ofertada aos familiares do grupo e aos profissionais da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O público também pôde contar com a oferta da vacina contra a gripe, sarampo e HPV.

Segundo Zeni Silva, técnica de enfermagem, especialista em vacina e pós-graduada em Libras, a iniciativa partiu da necessidade de atendimento apresentada pelo próprio público.

“Nós sabemos da dificuldade ainda enfrentada pela população surda. Em muitas vezes eu já auxiliei um atendimento com um paciente por meio de vídeo chamada. Com certeza, essa iniciativa já despertou, entre os nossos colegas da saúde, a promoção de novas ações voltadas a este público”, destacou Zeni.

Além da equipe de vacinadores, o atendimento contou com o suporte da intérprete de Libras da Acelibras, Jacqueline Graziela Ferreira Dantas. Para ela, uma parceria de suma importância que vem auxiliar a comunidade surda com uma comunicação efetiva.

Leia Também:  Sexta-feira quente em Rondônia

Zeni Silva, técnica de enfermagem e especialista em Libras

“Aqui o atendimento é diferenciado e efetivo. Além disso, nós explicamos para este público sobre outras campanhas que estão ocorrendo e motivamos a darem continuidade ao fechamento do ciclo vacinal contra a covid-19”, afirmou.

PÚBLICO ASSISTIDO

A ação contou com a participação expressiva do público-alvo. Rafael Guimarães, por exemplo, não perdeu tempo. Logo que soube da vacinação foi ao local para se imunizar contra a gripe. Ele já está reforçado com a vacina contra a covid-19.

“Essa ação é muito importante e espero que todos os colegas surdos participem. Quanto aos profissionais de saúde, busquem esse aperfeiçoamento na língua de sinais para que possam nos ajudar com essa comunicação”, declarou.

BALANÇO

A ação resultou em 98 pessoas imunizadas, destas 66 eram surdas. Todas contempladas com as respectivas doses aplicadas: 36 doses de vacina contra a covid-19, 50 doses de vacina contra a gripe, dez doses de vacina contra o sarampo e duas contra o HPV.

Texto: Jaqueline Malta
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

FESTA JUNINA – 1º Arraial Solidário da Semad vai acontecer nesta sexta-feira (1)

Publicados

em

Entrada é um quilo de alimento não perecível que será destinado a instituições sociais da capital

Evento é beneficiente e aberto à comunidade geral A Prefeitura de Porto Velho promove, nesta sexta-feira (1), o 1º Arraial Solidário da Secretaria Municipal de Administração (Semad). O evento beneficente, que é feito para os servidores e aberto para a comunidade em geral, vai acontecer no estacionamento da própria secretaria que fica localizada na rua Dom Pedro II, nº 826, Centro, das 18h às 22h30. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

De acordo com o secretário municipal de administração, Alexey Cunha, o festejo busca arrecadar o máximo de alimento para destinar às instituições sociais da capital.

“Os alimentos arrecadados com este evento serão destinados a diversas instituições que trabalham em prol dos mais necessitados e que, com certeza, fará toda a diferença no dia a dia deles”, ressaltou Alexey Cunha.

Apresentações artísticas com bandas musicais e de quadrilha farão parte da festividade, que também vai contar com a oferta de comidas típicas, bebidas e uma variedade de brinquedos para animar a noite dos adultos e da criançada.

Leia Também:  Presidente Bolsonaro anuncia 13° para beneficiários do Bolsa Família

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA