PORTO VELHO

Porto Velho

SAÚDE – Novo planejamento para atender pessoas com sintomas gripais começa a valer em Porto Velho

Porto Velho


Vacinação de rotina e contra a covid-19 é feita em 11 unidades de saúde do município

Nova estratégia busca suprir a alta demanda de atendimentos na capital Uma nova estratégia para o atendimento a pessoas com sintomas gripais começa a valer a partir dessa semana em Porto Velho. A estratégia consiste em destinar parte das unidades de saúde apenas a esse público e a outra parte para a vacinação contra a covid-19 e serviços de rotina.

“O atendimento é feito pela manhã e tarde. Com mais tempo para acolher as pessoas sintomáticas, a perspectiva é reduzir as filas que têm se formado”, explica a secretária municipal de saúde Eliana Pasini.

Nas unidades de saúde, a distribuição de fichas é a forma utilizada para garantir atendimento diante do afastamento de funcionários pela covid-19. Por conta da alta demanda de pacientes infectados, muitos profissionais de saúde também estão sendo contaminados, o que interfere na composição de escalas de trabalho.

“Em situações assim, algumas unidades, em caráter excepcional funcionam apenas no período da tarde”, destaca a enfermeira Ozeane Alves, da Divisão de Imunização.

Para reduzir o impacto na demanda por atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem convocado profissionais selecionados para contrato emergencial. Eles são integrados às equipes e incluídos nas escalas de plantão. Há, entretanto, alguns que não querem assumir neste momento.

Leia Também:  #SECRETÁRIOMIRIM: Alunos da Escola Raimundo Augustinho da Silva visitam Comando Geral da PM, secretarias e Prefeitura

VACINAS

A vacinação de rotina e para a covid-19, inclusive para crianças, está garantida na mesma estratégia, pois 11 unidades de saúde fazem este serviço em dois períodos.

A divisão das unidades é feita por região da cidade, garantindo que os usuários do sistema de saúde encontrem sempre um ponto próximo de sua residência. O horário de funcionamento com estes serviços é das 8h às 17h.

PACIENTES COM SINTOMAS GRIPAIS

Unidades da zona Leste (das 7h às 18h)

USF Hamilton Gondim
USF Mariana
UBS Agenor de Carvalho

Unidades da zona Sul (das 7h às 18h)

UBS Caladinho
USF Renato Medeiros
USF Manoel Amorim de Matos

Unidades da região central (das 7h às 18h)

UBS Osvaldo Piana
UBS Maurício Bustani

Unidade da zona Norte (das 7h às 18h)

USF Ronaldo Aragão

ATENDIMENTO DE ROTINA E VACINA CONTRA A COVID-19

Unidades da zona Leste (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

UBS Socialista
USF José Adelino
UBS Ernandes Índio
USF Aponiã

Leia Também:  Flor do Maracujá poderá ter atração nacional na abertura

Unidades da zona Sul (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

UBS Nova Floresta
USF Castanheira
UBS Areal da Floresta
US Santo Antônio (vacina pela manhã)

Unidade da região central (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

USF Pedacinho de Chão

Unidade da zona Norte (Horário de vacinação das 8h às 17h e atendimento de rotina das 7h às 18h)

UBS São Sebastião

Unidade de Saúde Vila Princesa terá vacina contra a covid-19 e atendimento de rotina apenas no período da manhã.

Texto: Semusa
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ESPORTE – 29º Interdistrital de Esportes começa nesta sexta-feira (27) em Extrema

Publicados

em

Além da prática esportiva, campeonato vai fomentar a cultura e economia local

Estrutura foi montada no campo do Somerão para receber a comunidadeA primeira etapa da 29ª edição do Interdistrital de Esportes inicia nesta sexta-feira (27), no distrito de Extrema. A abertura oficial acontece às 18h, no campo de futebol Somerão. A programação contará com apresentações culturais e esportivas, como ginástica rítmica, capoeira, break dance, além de show pirotécnico sincronizado com o Hino Nacional.

O 29º Interdistrital de Esportes receberá atletas e comunidades dos distritos localizados na BR-364. A primeira disputa da noite será entre as equipes de futebol masculino de Extrema e Kaxarari. Idealizado pela Prefeitura de Porto Velho e coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes), o projeto já é um marco no âmbito esportivo, incentivando e formando atletas profissionais.

DESCOBERTAS DE TALENTOS

A história do ex-atleta profissional de futebol Ananias Leonardelli retrata bem essa trajetória. Seu talento foi descoberto por meio das competições do Interdistrital, que o levou para grandes campeonatos, garantindo muitas medalhas, que ele carrega com orgulho. Uma trajetória marcada por 12 títulos estaduais conquistados, sendo um rondoniense, nove títulos acreanos, um brasilense e o outro mato-grossense.

Leia Também:  Empresas interessadas devem apresentar propostas até 2 de dezembro próximo

Ananias foi descoberto durante as competições e hoje incentiva esportistasApós uma carreira de sucesso, hoje, Ananias mora no distrito de Extrema e segue compartilhando seus conhecimentos numa escola de futebol na comunidade da Ponta do Abunã. Para ele, é uma grande alegria receber mais uma edição do Interdistrital na região.

“Para uns pode ser apenas futebol, mas para nós, que recebemos o campeonato, representa muita coisa, uma vez que o Interdistrital fomenta muito a economia local, desde os pequenos comerciantes. Ou seja, muita coisa que acaba agregando, além de promover o esporte, gerando oportunidades de novos talentos aparecerem, como aconteceu comigo, que tive o reconhecimento do meu potencial. Agradeço o empenho da Prefeitura de Porto Velho, da Semes e demais secretarias envolvidas. Temos a certeza que será um grande sucesso”, declarou o ex-atleta.

PROGRAMAÇÃO

A competição será realizada em três etapas. A primeira ocorre no distrito de Extrema, no período de 27 de maio a 1º de junho. A segunda acontece no distrito de Calama, de 17 a 22 de junho. Já a etapa final será em Porto Velho, nos dias 8 e 9 de julho.

Leia Também:  QUALIFICAÇÃO: Prefeitura cria programa para melhorar controle interno

Em Extrema, o evento reunirá sete equipes masculinas e quatro equipes femininas, das localidades de Abunã, Extrema, Jaci-Paraná, Kaxarari, Nova Califórnia, Nova Mutum, e Vista Alegre do Abunã, que disputarão os jogos de futebol e voleibol.

No baixo Madeira, os jogos serão todos de futebol, sendo Cuniã, masculino; Demarcação, masculino; São Carlos masculino e feminino; Calama, masculino e feminino; Maicy, masculino; São Sebastião, masculino; Nazaré, masculino e Nova Aliança feminino.

A equipe técnica da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) garantiu a distribuição de uniformes completos, tanto do futebol como do voleibol, uma bola para cada equipe, além de alimentação, alojamento e transporte terrestre e fluvial.

Texto: Jaqueline Malta
Foto: Semes e Arquivo Pessoal

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA