PORTO VELHO

Porto Velho

SAÚDE – Projeto “Toda Mulher Precisa de Cuidado” tem balanço positivo

Porto Velho


Mais de 190 mulheres foram atendidas; organizadores pretendem estender serviço a outras localidades

O projeto foi criado para atender mulheres em idade fértilO êxito no atendimento às mulheres em idade fértil justificou a realização do projeto “Toda Mulher Precisa de Cuidado”, que a Prefeitura de Porto Velho desenvolveu em três sábados consecutivos. É esta a avaliação dos organizadores do mutirão de serviços básicos de saúde.

O projeto “Toda Mulher Precisa de Cuidado” foi criado para atender mulheres em idade fértil, que moram nos residenciais Cristal da Calama, Orgulho do Madeira e Morar Melhor, todos localizados na zona leste da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que coordenou os serviços, apresentou o balanço das atividades informando que foram atendidas 198 mulheres nos três sábados de ação (dias 15, 22 e 29 de maio).

Neste período foram oferecidos serviços como testes rápidos para Infecção Sexualmente Transmissível (IST), avaliação odontológica e consulta ginecológica.

De acordo com a enfermeira Ana Emanuela Carvalho Chagas, que é coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Semusa, o procedimento mais procurado foi a coleta de exame preventivo do câncer do colo uterino.

Leia Também:  AMBIENTAL - Campanha de combate às queimadas é lançada em Porto Velho

“Após a liberação dos resultados dos exames pelo nosso laboratório de citologia, vamos programar o retorno das mulheres para as consultas. Isto deve ocorrer entre 30 e 45 dias”, informou.

Os atendimentos médicos ocorreram na Policlínica Hamilton Raulino Gondim, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Socialista e do Castanheira.

ACOMPANHAMENTO

Mais de 190 mulheres foram atendidas nas açõesA coordenadora lembrou que as mulheres que tiveram necessidades odontológicas identificadas já estão sendo inseridas em atendimentos nas UBS mais próximas de sua residência. “As gestantes foram referenciadas para dar seguimento ao acompanhamento pré-natal”, destacou.

De acordo com o balanço, das mulheres cadastradas pelos síndicos dos residenciais, 140 não compareceram para o atendimento. Estas foram orientadas e aguardam atendimento em momento oportuno na rotina das UBS ou na próxima etapa do projeto.

EQUIPES

A equipe de profissionais que atuaram nas ações era composta por 44 pessoas, incluindo médicos clínicos gerais, ginecologistas, enfermeiros, odontólogos e técnicos de enfermagem. Ainda houve o suporte dos agentes comunitários de saúde e administrativos das UBS participantes.

PARCEIRAS

Leia Também:  AMBIENTAL - Ações de prevenção e combate às queimadas nos distritos são intensificadas

Houve ainda o apoio voluntário de acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário São Lucas e da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron).

Segundo a Semusa, o projeto “Toda Mulher Precisa de Cuidado” chegará às localidades que estão sem cobertura do serviço de saúde da família.

Texto: Etiene Gonçalves
Fotos: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

AMPLIAÇÃO – Porto Velho terá dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira

Publicados

em


Somente serão imunizados com primeira dose aqueles com agendamento realizado pelo SASI

Imunização acontece nas faculdades São Lucas e UnironPorto Velho terá dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira (24 e 25). A imunização será para pessoas a partir de 45 anos que possuem agendamento confirmado para estes dias através do aplicativo SASI. Os pontos de vacinação estão montados no Campus I da Faculdade Uniron (Av. Mamoré, nº 1520) e no Campus II do Centro Universitário São Lucas (Rua João Goulart, nº 666). O atendimento nos dois locais acontece das 9h às 16h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a ampliação se deve à alta demanda registrada no Campus da Uniron. “Independentemente do ponto para onde for direcionada, a pessoa deve obedecer ao agendamento feito através do SASI. Temos uma demanda muito grande neste grupo e nossa programação é feita com base nas informações constantes no aplicativo. Por isso, é importante ter o atendimento programado”, frisa a gerente da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes.

Quem está agendado para receber a segunda dose da imunização nestes dias, pode comparecer em qualquer uma das unidades.

Leia Também:  Caminhoneiros detonam administração da balsa que estaria liberando apenas a travessia de carros pequenos

APLICATIVO SASI

Para receber o imunizante é preciso receber a notificação de agendamentoUma vez cadastrado e com agendamento confirmado, o usuário recebe notificação por e-mail ou telefone, com o dia e horário em que vai receber a vacina contra a Covid-19.

O SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app.

Para baixar no sistema IOS, basta acessar: https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, oferece o serviço de consulta de agendamento da vacinação. Por ele, o cidadão sabe se já foi agendado para receber a vacina.

Para fazer a consulta, basta acessar: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina. No campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir o número do CPF e a data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A capital já aplicou 185.228 doses de vacina. Do total, 138.405 pessoas receberam a primeira dose e 46.823 completaram o ciclo da vacinação com as duas doses contra a Covid-19.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), a capital já usou 83,5% dos imunizantes.

Leia Também:  AMBIENTAL - Campanha de combate às queimadas é lançada em Porto Velho

Texto: Jefferson Carvalho
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA