PORTO VELHO

Porto Velho

SAÚDE PÚBLICA – Fiscalização de produtos alimentícios busca zelar pela saúde e economia de Porto Velho

Porto Velho


Serviço de inspeção é executado pela Semagric

A Inspeção previne eventuais doenças transmitidas por alimentosA preocupação com a saúde pública não é exercida somente dentro das unidades de saúde. O município também atua na fiscalização e manipulação de produtos alimentícios para evitar contaminações e surtos de doenças em Porto Velho.

Os trabalhos são executados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipoav), braço da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Na prática, o departamento tem como prioridade assegurar que o consumidor adquira e consuma produtos dentro das normas higiênico-sanitárias.

O objetivo é controlar e prevenir eventuais doenças transmitidas por alimentos de origem animal e vegetal. A preocupação decorre dos temíveis impactos na saúde dos consumidores e perdas socioeconômicas, conforme explica Silvana Castro, diretora do serviço de inspeção da Semagric.

“Tanto o empresário quanto o consumidor, precisam entender que os produtos sem nenhum tipo de controle de inspeção podem ser um grande perigo para a comunidade, devido ao risco de zoonoses e surtos de toxinfecções alimentares que surgem em alimentos produzidos sem o devido cuidado”, explica.

Leia Também:  COVID-19 - 8ª Edição do drive-thru da vacinação será nesta sexta-feira em Porto Velho

Nos locais inspecionados, as equipes avaliam a prevenção de perigos e pontos críticos de controle a fim de evitar os riscos de contaminação e deterioração durante todas as etapas de produção, processamento e distribuição dos alimentos. Todas as etapas precisam estar dentro das normas e leis vigentes.

Nesta sexta-feira (15), a pasta, junto a 11 estudantes do curso de medicina veterinária, visitou uma unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos e laticínios da capital. A empresa é uma entre as 14 do ramo fiscalizada pelo município. No local, cerca de 2,5 toneladas de produtos frios são fatiados e embalados por mês.

Silvana Castro, diretora do serviço de inspeção da Semagric“Basicamente nosso trabalho aqui é fiscalizar o cumprimento de barreiras sanitárias, uso dos EPI’s, controle adequado de temperatura entre outras áreas relacionadas à sanidade do produto”, explica Silvana.

Os empreendimentos que seguem as regras sanitárias e que estão em dia com a Prefeitura recebem o selo de Serviço de Inspeção Municipal-SIM/SEMAGRIC, que pode ser conferido pelo próprio consumidor nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais.

Segundo o secretário da Semagric, Vinícius Miguel, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura reflete diretamente na saúde dos moradores e na própria economia do município.

Leia Também:  WhatsApp fora do ar? Usuários não conseguem enviar fotos, áudios e stickers

“Nosso SIM tem como prioridade assegurar ao consumidor que os produtos de origem animal sejam produzidos e processados dentro das normas higiênico-sanitárias. E as empresas fiscalizadas entendem que a Prefeitura está aqui para somar e zelar pela saúde pública e pela continuidade da economia como um todo”, explica

Texto: Pedro Bentes
Fotos: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ENCONTRO – Prefeito reúne vereadores e secretários para discutir demandas de Porto Velho

Publicados

em


Reunião aconteceu no Prédio do Relógio, sede do executivo municipal

Hildon Chaves agradeceu aos vereadores pelos trabalhosAvaliar projetos e demandas dos últimos meses e discutir metas e propostas para o próximo ano, foi com essa finalidade que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, se reuniu na tarde desta quinta-feira (2), no auditório do Prédio do Relógio, sede do poder executivo, com os vereadores da capital e secretários municipais da administração.

Ao abrir a reunião, o prefeito apresentou aos participantes uma nova versão do clipe do Hino de Porto Velho, uma homenagem à cidade que tanto cresceu ao longo dos 107 anos de história. A obra manteve a originalidade da proposta e letra do autor já falecido, Cláudio Feitosa, atualizando as imagens e gravação que retratam o município e suas riquezas naturais e históricas.

Na ocasião, Hildon agradeceu aos vereadores pelos trabalhos em nome do município no decorrer de 2021 e reiterou a necessidade dos poderes andarem lado a lado em prol da população. “Nossa gestão pensa sempre no bem comum da população; e administração se faz desta forma, com os poderes caminhando juntos”, disse.Vereador Marcelo Reis

Leia Também:  EMPREENDEDORISMO - Feira da Mulher Empreendedora gera receita e independência financeira

Temas importantes como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), e o Plano Plurianual (PPA) foram pautas do encontro. “São três projetos relevantes para votação até o início do recesso parlamentar da Câmara que inicia dia 14”, lembrou o vereador Marcelo Reis.

Para o presidente da Câmara, vereador Edwilson Negreiros, a reunião também foi uma oportunidade para ouvir as demandas e prioridades das secretarias a fim de contribuir com o desenvolvimento do município: “O mais importante de tudo agora é verificar as necessidades e prioridades das secretarias, alguma eventual restruturação que precisa ser feita e adiantar o máximo que pudermos a execução de todo o calendário legislativo, e, caso haja necessidade, aumentar o prazo, para que juntos, poder legislativo e executivo, continuem em sintonia”, afirmou.

Texto: Renata Beccária
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA