PORTO VELHO

Porto Velho

TRABALHOS – Trecho da BR-364 recebe serviços de limpeza urbana 

Porto Velho

Propósito é manter a entrada da cidade limpa, agradável e segura

Trechos da BR-364 recebem limpeza urbanaQuem passa pela BR-364, sentido Cuiabá, pode ver de perto os trabalhos realizados pelas equipes de limpeza urbana da Prefeitura de Porto Velho, no perímetro que vai desde a avenida Jorge Teixeira até o Portal das Américas, incluindo a Rua da Beira.

Ao longo desse percurso, são executados os serviços de roço, raspagem, rastelagem, carpina, varrição e recolhimento sob coordenação da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).

Apesar dos trabalhos de conservação desta área não serem de responsabilidade municipal, a gestão tem voltado a atenção para o local, com o propósito de manter a entrada da cidade mais limpa, agradável e segura para todos os cidadãos porto-velhenses.

Meio-fio e calcaçadas passam por pintura no centro da cidadeLIMPEZA URBANA

As praças, mercados e vias públicas são alguns dos locais de trabalhos diários das equipes da Semusb que seguem um cronograma de ações que resultam numa visita diferenciada em diversos pontos da capital.

Em algumas situações, as equipes também executam o serviço de restauração de calçadas danificadas, como ocorrido na avenida Pinheiro Machado com rua José Bonifácio. Durante a vistoria em algumas frentes de serviços, a Semusb observou a situação do local e, prontamente, tratou de recuperar a calçada, localizada numa área central da cidade.

Leia Também:  URBANISMO - Complexo da EFMM recebe mutirão de limpeza

A pasta também executa a pintura de calçadas e meio-fio. Nesta terça-feira (21), por exemplo, as equipes realizam o trabalho em trechos da avenida dos Imigrantes.

De acordo com a Semusb, o planejamento das ações é feito mediante as vistorias realizadas nos bairros e locais públicos da cidade, sendo observados os locais onde há maior necessidade de limpeza e desobstrução de bueiros.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Semusb

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

MELHORIA – Investimento em tecnologia traz mais celeridade aos processos do município

Publicados

em

Programas estão sendo implantados em diversas secretarias

Investimento busca dar ainda mais transparência aos processos do municípioUm amplo investimento em tecnologia tem trazido ainda mais transparência aos processos da Prefeitura de Porto Velho. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o município busca otimizar esse sistema e continuar a prestar um serviço de qualidade à população.

“Esse valor é distribuído em várias melhorias, entre elas a aquisição de servidores, mais de 90 quilômetros de implantação de fibra ótica e a implantação do sistema e-TCDF, incluindo a capacitação de servidores, entre várias outras melhorias que seguem sendo aplicadas”, explica Saulo Nascimento, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

e-TCDF

O e-TCDF é um sistema que dá mais celeridade, segurança e autenticidade aos processos eletrônicos que são feitos dentro das secretarias. Ele é uma parceria, desde 2019, entre a Prefeitura de Porto Velho e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, responsável pelo desenvolvimento e segurança do sistema.

Saulo Nascimento, superintendente da SMTI “Ele começou a ser implantado em 2021 através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), que hoje está com cerca de 98% dos processos já inseridos no programa e segue em expansão para as demais. Atualmente, já são atendidas a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), entre outras”, explica o superintendente.

Leia Também:  Direito de Viver – Edição especial do leilão em favor do Hospital de Câncer acontece domingo (25)

TRANSPARÊNCIA

Para a população, um dos benefícios desta implantação é poder acompanhar os processos de interesse comum. “Não apenas ligado à transparência, o e-TCDF está linkado ao sistema de licenciamento unificado que são, por exemplo, licenciamentos ambientais, de obras, de trânsito; é acompanhar o que a prefeitura está fazendo”, comenta Saulo.

Mais de 30 analistas foram treinados para implantar e utilizar o novo sistema. O treinamento segue sendo feito para servidores de diversas secretarias. O objetivo é concluir o treinamento e a implantação do sistema em 2023.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA