PORTO VELHO

Porto Velho

TRATAMENTO – Serviço odontológico municipal realizou cerca de 52 mil intervenções em 2021

Porto Velho

Atendimento é feito por agendamento nas unidades básicas de saúde

Programa realiza desde intervenções simples a cirurgias complexasCerca de 52 mil procedimentos odontológicos foram realizados pela Prefeitura de Porto Velho no último ano. Entre os serviços oferecidos à população, está o programa de saúde bucal que realiza desde intervenções simples a cirurgias complexas.

A principal porta de entrada para o serviço é através do agente comunitário de saúde, mas o usuário pode ser atendido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, nos períodos da manhã e tarde, mediante agendamento.

Também há atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas, que funcionam nas policlínicas Hamilton Gondim, José Adelino e Manoel Amorim de Matos, das 7h às 19h.

Alguns atendimentos também podem ser feitos na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da zona leste. Na UPA Sul, os serviços devem ser reativados ainda no segundo semestre deste ano.

“As unidades básicas de saúde da zona urbana fazem atendimento odontológico de pacientes com ou sem dor”, explica Ana Giselle, gerente da Divisão de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Leia Também:  PANDEMIA: Aulas presenciais seguem suspensas na rede municipal e Porto Velho.

Cerca de 52 mil atendimentos odontológicos foram executados em 2021 Em outra frente, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), destinado a pacientes portadores do vírus HIV, também mantém profissional que atende a clientela mediante agendamento, pela manhã.

AGENTES

Os agentes comunitários de saúde têm área específica de cobertura em que visitam famílias e identificam pacientes que precisam de atendimento, além de orientar e providenciar consultas. Nos casos relacionados à saúde bucal, estes profissionais cadastram o paciente e providenciam o agendamento para a realização dos procedimentos odontológicos.

Os serviços disponíveis são limpeza, extração dentária, restauração e também tratamento especializado para remoção da dor. No ano passado, por conta das demandas impostas pela pandemia, profissionais da odontologia foram deslocados para colher amostras para exames de covid-19.

Nos centros especializados de atendimento odontológico acontecem intervenções como tratamento de canal, cirurgia dentárias complexas, cirurgia de gengiva e atendimento a pacientes com deficiência.

“Na zona rural, temos atendimento odontológico em Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Rio das Garças. Atualmente, está em andamento o processo para a contratação emergencial de mais profissionais odontólogos para prestar serviço em outras localidades”, acentua Ana Giselle.

Leia Também:  #DÍVIDAS: Prazo para contribuintes aderirem ao Refis encerra em dezembro

Os profissionais emergenciais ampliarão o serviço na área terrestre e ribeirinha.

Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ESPORTES – Quatro times de voleibol disputam os jogos neste sábado (28), no 29° Interdistrital de Esportes

Publicados

em

A final acontece no domingo e o vencedor leva o prêmio de 2 mil reais

Cada time joga três partidas antes da decisão Dando continuidade aos jogos do 29° Interdistrital de Esportes do município de Porto Velho, as equipes de voleibol, Extrema e Vista Alegre, se enfrentaram na tarde deste sábado (28), na quadra poliesportiva da escola Jaime Peixoto, no distrito de Extrema.

O resultado do placar foi favorável para a equipe de Extrema, que venceu o Vista Alegre por dois sets a um. No próximo jogo, Extrema enfrentará o time Kaxarari e, logo mais no final da tarde, Nova Califórnia também entra na disputa pelo prêmio de dois mil reais contra o time de Extrema.

O atleta Jacó Barros, do time de Vista Alegre, nasceu no Acre, e é a primeira vez que ele participa da disputa defendendo um time rondoniense. “Estou aqui para dar o meu melhor e garantir o prêmio para nossa equipe”, disse.

Moradora e torcedora de Nova Califórnia, Jéssica Barros compareceu na quadra Jaime Peixoto para acompanhar o time do distrito onde mora e para trazer boas vibrações aos jogadores.

Leia Também:  OPORTUNIDADE - Inscrições para os Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar de Porto Velho já estão abertas

Jéssica Barros esteve na torcida acompanhando os jogos“O voleibol é um dos esportes mais amado por nós de Nova Califórnia e é sempre bom participar dos jogos e acompanhar o desempenho das equipes de voleibol. Não é a primeira vez que participo de um jogo como este, já tive a oportunidade de participar de outras edições e ver o nosso time vencer disputa” destacou a torcedora.

Gênesis Evangelista da Silva, 53 anos, fala da importância do campeonato para a população da região. “Para nós de Extrema, os jogos interdistritais são muito bons porque acabam movimentando a comunidade. O nosso povo precisa de eventos como este e eu sempre que tiver faço questão de participar” ressaltou o torcedor .

Cada time, formado por seis atletas, joga três partidas antes da decisão que os levam para a final que vai acontecer no domingo (29), às 10h. Todos os jogos são organizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) que conta com a parceria da Federação de Futebol de Rondônia (FFER) para a arbitragem dos jogos.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Wesley Pontes

Leia Também:  ESPORTE - Projeto Viva Bem participa da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA