Porto Velho
TRATAMENTO – Serviço odontológico municipal realizou cerca de 52 mil intervenções em 2021
Porto Velho

Atendimento é feito por agendamento nas unidades básicas de saúde
Cerca de 52 mil procedimentos odontológicos foram realizados pela Prefeitura de Porto Velho no último ano. Entre os serviços oferecidos à população, está o programa de saúde bucal que realiza desde intervenções simples a cirurgias complexas.
A principal porta de entrada para o serviço é através do agente comunitário de saúde, mas o usuário pode ser atendido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana, nos períodos da manhã e tarde, mediante agendamento.
Também há atendimento nos Centros de Especialidades Odontológicas, que funcionam nas policlínicas Hamilton Gondim, José Adelino e Manoel Amorim de Matos, das 7h às 19h.
Alguns atendimentos também podem ser feitos na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da zona leste. Na UPA Sul, os serviços devem ser reativados ainda no segundo semestre deste ano.
“As unidades básicas de saúde da zona urbana fazem atendimento odontológico de pacientes com ou sem dor”, explica Ana Giselle, gerente da Divisão de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Em outra frente, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), destinado a pacientes portadores do vírus HIV, também mantém profissional que atende a clientela mediante agendamento, pela manhã.
AGENTES
Os agentes comunitários de saúde têm área específica de cobertura em que visitam famílias e identificam pacientes que precisam de atendimento, além de orientar e providenciar consultas. Nos casos relacionados à saúde bucal, estes profissionais cadastram o paciente e providenciam o agendamento para a realização dos procedimentos odontológicos.
Os serviços disponíveis são limpeza, extração dentária, restauração e também tratamento especializado para remoção da dor. No ano passado, por conta das demandas impostas pela pandemia, profissionais da odontologia foram deslocados para colher amostras para exames de covid-19.
Nos centros especializados de atendimento odontológico acontecem intervenções como tratamento de canal, cirurgia dentárias complexas, cirurgia de gengiva e atendimento a pacientes com deficiência.
“Na zona rural, temos atendimento odontológico em Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Rio das Garças. Atualmente, está em andamento o processo para a contratação emergencial de mais profissionais odontólogos para prestar serviço em outras localidades”, acentua Ana Giselle.
Os profissionais emergenciais ampliarão o serviço na área terrestre e ribeirinha.
Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Porto Velho
ESPORTES – Quatro times de voleibol disputam os jogos neste sábado (28), no 29° Interdistrital de Esportes

A final acontece no domingo e o vencedor leva o prêmio de 2 mil reais
Dando continuidade aos jogos do 29° Interdistrital de Esportes do município de Porto Velho, as equipes de voleibol, Extrema e Vista Alegre, se enfrentaram na tarde deste sábado (28), na quadra poliesportiva da escola Jaime Peixoto, no distrito de Extrema.
O resultado do placar foi favorável para a equipe de Extrema, que venceu o Vista Alegre por dois sets a um. No próximo jogo, Extrema enfrentará o time Kaxarari e, logo mais no final da tarde, Nova Califórnia também entra na disputa pelo prêmio de dois mil reais contra o time de Extrema.
O atleta Jacó Barros, do time de Vista Alegre, nasceu no Acre, e é a primeira vez que ele participa da disputa defendendo um time rondoniense. “Estou aqui para dar o meu melhor e garantir o prêmio para nossa equipe”, disse.
Moradora e torcedora de Nova Califórnia, Jéssica Barros compareceu na quadra Jaime Peixoto para acompanhar o time do distrito onde mora e para trazer boas vibrações aos jogadores.
“O voleibol é um dos esportes mais amado por nós de Nova Califórnia e é sempre bom participar dos jogos e acompanhar o desempenho das equipes de voleibol. Não é a primeira vez que participo de um jogo como este, já tive a oportunidade de participar de outras edições e ver o nosso time vencer disputa” destacou a torcedora.
Gênesis Evangelista da Silva, 53 anos, fala da importância do campeonato para a população da região. “Para nós de Extrema, os jogos interdistritais são muito bons porque acabam movimentando a comunidade. O nosso povo precisa de eventos como este e eu sempre que tiver faço questão de participar” ressaltou o torcedor .
Cada time, formado por seis atletas, joga três partidas antes da decisão que os levam para a final que vai acontecer no domingo (29), às 10h. Todos os jogos são organizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) que conta com a parceria da Federação de Futebol de Rondônia (FFER) para a arbitragem dos jogos.
Texto: Carlos Sabino
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
-
Artigos5 dias atrás
ARTIGO
-
Rondônia6 dias atrás
Nesta terça-feira, Dia de Nossa Senhora Auxiliadora será feriado municipal em Porto Velho e Vilhena
-
Agronegócio4 dias atrás
Flores em São Paulo: mercado floricultor e cursos em alta
-
Saúde3 dias atrás
Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos
-
Rondônia5 dias atrás
Cursos técnicos de qualificação profissional e formação inicial estão com vagas abertas e gratuitas
-
Porto Velho3 dias atrás
MEIO AMBIENTE – 2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho
-
Porto Velho5 dias atrás
SERVIÇOS – População do distrito de Extrema será contemplada com ações da Rua de Lazer e Cidadania
-
CULINÁRIA6 dias atrás
Tempere suas saladas com este molho e realce ainda mais o sabor das folhas verdes