PORTO VELHO

Porto Velho

Tudo Aqui leva serviços em mutirão para a comunidade neste sábado

Porto Velho

Esta é a 17ª edição do TRT Comunidade

Orientações e emissão de carteiras Passe Livre para idosos e pessoas com deficiência, confecção de documentos, como o CPF, certidão de nascimento e agendamento da carteira de identidade (RG) e da carteira de trabalho estão entre os serviços que o governo estadual oferecerá no próximo sábado (6), das 8h às 13h, no primeiro Mutirão de Cidadania TRT Comunidade de 2019, que será realizado na escola Daniel Neri, na Zona Leste de Porto Velho, sob a organização da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre. Os serviços do governo de Rondônia serão prestados à comunidade pela equipe do Tudo Aqui, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

 

A coordenadora do Tudo Aqui, Nízia Valadares, explicou que no caso do RG e carteira de trabalho será feito apenas o agendamento para serem confeccionados no Tudo Aqui, estabelecendo-se data e horário para a pessoa ir busca-los, garantindo assim mais comodidade, sem necessidade de enfrentar fila.

 

Esta é a 17ª edição do TRT Comunidade, que leva atendimentos diversos nas áreas jurídica, da saúde, da assistência social com a emissão de documentos, cortes de cabelo entre outras atividades e serviços, gratuitamente.

Leia Também:  Aeroporto de Porto Velho deve ser vendido no dia 15

 

Além do Tudo Aqui/Seas, esta edição do evento contará com a participação e apoio de outras 15 entidades parceiras. De acordo com a coordenação, serão expedidos também título eleitoral, enquanto que na área da saúde haverá atendimentos médicos e fonoaudiológicos, testes rápidos de sífilis, hepatite  B e HIV; aferição da pressão arterial e glicemia; além de vacinação, orientações sobre higiene bucal e profilaxia por dentistas; emissão do cartão do SUS, o Sistema Único de Saúde, entre outros de instituições parceiras.

 

A parceria com o TRT Comunidade é mais uma oportunidade que o governo estadual tem para ampliar a prestação de serviços, por meio da Seas, em um local de grande aglomeração de pessoas, contribuindo também para o sucesso do evento promovido há 17 anos pelo TRT”, disse Nizia.

 

 

DOCUMENTOS

 

Para a confecção dos documentos é necessário, no caso do RG, que a pessoa leve documentos pessoais, como certidão de nascimento ou de casamento, CPF, comprovação de viuvez ou divórcio (original e cópia), além de duas fotos 3X4 com fundo branco, blusa escura e sem óculos. Se for a primeira via é gratuita, mas a segunda via paga R$ 106,02, se não houver boletim de ocorrência de furto ou roubo. Também são isentos idosos e as pessoas que fizeram o documento em outro Estado e querem atualizá-lo, porém neste caso muda a numeração;  para o CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência (menor de 18 anos) para os que têm acima de 18 anos é obrigatório certidão de nascimento ou casamento, o título de eleitor e comprovante de residência. Já a Carteira de Trabalho requer todas as cópias, inclusive da reservista.

Leia Também:  TRÂNSITO - Frota de veículos da Semtran será renovada para otimizar ações no trânsito de Porto Velho

 

Para a emissão da carteira intermunicipal, que garante o passe livre, exige-se, cópias dos documentos pessoais, ter idade igual ou superior a 60 anos (idoso), laudo médico constatando a deficiência e comprovante de renda inferior a dois salários mínimos, que pode ser xerox do cartão de benefício. Ambos precisam levar foto 3X4 e cópias do RG e CPF de possíveis acompanhantes.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Porto Velho

4ª EDIÇÃO – Arraial Municipal reúne grande público na abertura do Circuito Junino de Porto Velho

Publicados

em

Festa tem continuidade neste sábado

Em grande estilo e com muita alegria, essa foi a sensação de quem prestigiou o 4º Arraial Municipal, evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho e que é a marca da retomada dos festejos do Circuito Junino, na noite de sexta-feira (20). O público compareceu e acompanhou as quadrilhas dançantes, apresentação de bois-bumbás, de shows musicais e das comidas típicas.

Maurício Carvalho destacou o momento de alegria com o retorno da festividade

O evento segue neste sábado (21) e as atividades são coordenadas pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), com apoio de parceiros.

Para o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, o momento é de muita alegria, sobretudo, por marcar a retomada de uma festa muito tradicional, a de São João. “O evento demonstra que a vida das pessoas está voltando ao novo normal. Estamos podendo nos divertir e a cultura está muito viva na cidade e nos emociona muito. Esse movimento é importante, inclusive, poder ver o sorriso nos rostos dos portovelhenses”, disse ele ao lembrar que é momento de festa, de vitória.

REPOSIÇÃO CULTURAL

As manifestações culturais voltam ao cenário de Porto Velho. Agora, segundo o diretor de patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos (Tatá), estes eventos demonstram um legado de muita resistência dos produtores locais e da Administração do prefeito Hildon Chaves. “Superamos dores, dificuldades e, agora, recolocamos a nossa cultura e as pessoas em nossos espaços em toda a cidade. As atividades, que são coordenadas pela Funcultural, nos representam por todo esse contexto histórico”.

Leia Também:  TRÂNSITO - Frota de veículos da Semtran será renovada para otimizar ações no trânsito de Porto Velho

Lara Pontes, moradora do bairro Arigolândia

Na programação da primeira noite, houve a apresentação das Quadrilhas Rosa Divina; Rosas de Ouro; Junina Tradição, Juabp; do Boi-Bumbá Estrela de Fogo e Show Musical.

A Funcultural espera que, agora, no início de junho, aconteçam nas zonas Centro, Sul, Leste e Oeste diversas atividades folclóricas com a intenção de transformar Porto Velho na capital Junina do Norte brasileiro, bem como a reposição do que se perdeu durante o período pandêmico.

SATISFAÇÃO EM FAZER PARTE

“Antes da pandemia eu já participava dos arraiais, sempre fui amante das festas juninas e é muito bom ver que estamos retomando. É um evento bonito e maravilhoso”, comentou a odontóloga Lara Pontes, moradora do bairro Arigolândia, que também lembrou que “a melhor parte é o conjunto quadrilha e comida típica”.

OPORTUNIDADE DE VENDAS

Graça Carneiro aproveitou o evento para ampliar a renda da família

Já a permissionária do Mercado Cultural, Graça Carneiro, aproveitou o evento para ampliar a renda com a venda de diversas comidas típicas: o tacacá, a galinha picante, o bobó de camarão, o pirarucu a casaca, e doces e salgados. “Além disso, contribuímos para reunir as pessoas que estão afastadas e, agora, a gente pode melhorar e ganhar mais um pouquinho de dinheiro”. Para o atendimento durante o evento, Graça precisou contratar cinco pessoas.

Leia Também:  Programa de Segurança Rural vai reforçar a proteção do homem do campo

PARCEIROS

A realização do Arraial Municipal 2022 conta com o apoio da Secretaria Geral de Governo (SGG) junto com as secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), entre outros órgãos municipais.

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO (21)

20h – Boi-Bumbá Diamante Negro

20h30 – Quadrilha Matutos do Socialista

21h – Quadrilha Judicario

21h30 – Boi-Bumbá AZ de Ouro

22h – Quadrilha Girassol das Três Marias

22h30 – Quadrilha Rádio Farol

23h – Boi-Bumbá Marronzinho

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA