PORTO VELHO

Porto Velho

TURISMO – Museu Internacional do Presépio Padre Enzo é o maior do Brasil e o segundo maior do mundo  

Porto Velho

Presépios, esculturas e encenações contam a história de Jesus Cristo

Inaugurado em agosto de 1998, na Paróquia São Tiago, zona Leste de Porto Velho, o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos pontos que integram o turismo religioso da capital e que faz parte da campanha promocional “O Melhor de Porto Velho”, desenvolvida pela Prefeitura.

Presépios e esculturas retratam momentos bíblicos Todo o acervo histórico do museu conta a história da salvação de Cristo segundo a fé e a tradição cristã e passou a ganhar maior visibilidade com as ações da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

Desde meados de 2006, o museu foi reinaugurado em novo endereço, na Vila de Nazaré, na Associação São Tiago Maior, situado na rua Mané Garrincha, nº 3154, no bairro Socialista.

“Esse lugar é maravilhoso, lindo demais. Aqui encontramos não só o turismo religioso, como também encontramos o turismo das artes com a visita ao museu, à capela, ao artesanato. É um verdadeiro circuito turístico completo pra você e sua família visitar”, convida a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.

Leia Também:  SUSTENTABILIDADE - Porto Velho inicia workshop sobre construções sustentáveis

Com obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades, o local abriga também o maior Museu Monumental Permanente do Brasil, sendo o segundo maior do mundo. O primeiro é o Museu Monumental Permanente de Caltagirone, na Itália.

Espaço abriga obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidadesCerca de mil presépios e outras 2,8 mil peças de arte contam a história do menino Jesus por meio de encenações e esculturas doadas por artistas italianos.

“O visitante vai ter a visão do nascimento de Jesus, com várias obras, vários materiais através das representações. Já na Vila de Nazaré, fora do museu, temos a capela de Nossa Senhora do Nazaré, projetos sociais, como a padaria solidária, fábrica e escola de cerâmica, e o ateliê com o suvenir”, frisou o presidente da associação e diretor do museu, Leonílson Souza Félix.

No dia 25 de junho de 2002, o espaço foi tombado como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia, através do decreto nº 9983/2002, que contou com a participação dos representantes da Arquidiocese de Porto Velho, o Arcebispo Dom Moacyr Grechi e o Pároco Pe. Innocenzo Mángano, o Padre Enzo.

Leia Também:  Nenhum apostador acerta Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 9 milhões

Idealizado por Miguel Perniciaro e Nicoló Ottimofiore da Associação “AMICI DEL FAVO”, de Caltagirone, na Itália, a construção do museu foi realizada por artistas da paróquia São Tiago Maior e projetado por Daniel Nicastro com o apoio do professor e prefeito da cidade de Caltagirone, Francisco Pignataro.
Para mais informações e agendamentos, basta entrar em contato com Associação São Tiago Maior através do número (69) 3214-7443.O atendimento é de terça-feira a domingo, das 10h às 13h, e das 15h às 20h.

Texto: Carlos Sabino
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ESPORTE – Atletas do Talentos do Futuro de Porto Velho competem na Copa Amec, em Cacoal

Publicados

em

Participam da competição 24 atletas da modalidade de vôlei, que treinam no polo do ginásio Eduardo Lima e Silva

Na próxima sexta-feira (7), atletas do vôlei do Programa de Iniciação Esportiva Talentos do Futuro viajam para competir na Copa Amec de Voleibol 2022, na categoria masculino e feminino Sub-15. O evento promovido pela Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal, segue até domingo (9), no Ginásio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães.

O programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho, é coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

Participam da competição 24 atletas da modalidade de vôlei, que treinam no polo do ginásio Eduardo Lima e Silva, o Dudu, com o professor Madson Brasil, que vai acompanhar os alunos na competição da Copa Amec, juntament com alguns pais dos alunos.

A secretária da Semes, Ivonete Gomes, destacou que os atletas do Programa Talentos do Futuro têm demonstrado interesse nos treinamentos, se capacitando para participarem de competições fora da Capital. “Manter esses jovens nas quadras esportivas é muito importante para a atual gestão, pois estamos consolidando o esporte na vida de cada um como uma alternativa saudável e de crescimento, tanto físico como profissional, para essas crianças e jovens que fazem parte deste programa.” destacou.

Leia Também:  ATENDIMENTO - Prefeitura capacita profissionais de saúde para manter salas de vacinas integralmente

Segundo ela, além do ginásio Dudu, a Semes está ampliando mais vagas de vôlei gratuitamente para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em outra região da cidade, sendo em dois polos na zona Leste: na quadra poliesportiva do Três Marias e no poliesportivo Sérgio Siqueira de Carvalho.

Conforme explicou o diretor do Talentos do Futuro, Marcus Arturo, atualmente os treinos dos atletas de voleibol acontecem nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no ginásio Dudu; nas segundas e quartas-feiras das 16h às 18h, na quadra do Três Marias; e nas terças e quintas-feiras das 16h às 18h, no Sérgio Siqueira de Carvalho.

Texto: Marilza Rocha
Fotos: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA