PORTO VELHO

Porto Velho

PRESTAÇÃO DE CONTAS – Primeiros trabalhos relativos ao Relatório de Gestão começam a ser realizados pela Sempog

Porto Velho

Dados são reunidos para serem expostos ao cidadão

Representantes das secretarias se reúnem para discutir o que foi feitoA Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), deu início nesta segunda-feira (3) às reuniões setoriais prévias à elaboração do Relatório de Gestão, documento que faz parte da Prestação de Contas Anual da Prefeitura de Porto Velho. Nesta primeira etapa, representantes de todas as secretarias se reúnem para discutir o que foi feito em cada segmento e os moldes de elaboração deste relatório, que tem como referência o trabalho executado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a chefe da assessoria técnica da Sempog, Karla Postiglione, esse relatório é voltado à população, que encontra de forma simples no Portal da Transparência o que foi feito pela prefeitura no último ano.

“O Relatório de Gestão compõe a prestação de contas anual que o prefeito precisa entregar em todo final de exercício. Tem uma série de documentos anexados nesta prestação de contas mas este em especial é feito voltado para o cidadão, para que ele possa ver e enxergar o que foi feito naquele exercício com o dinheiro que foi arrecadado. Esse relatório traz, então, de maneira quantitativa e qualitativa, com olhar mais gerencial, apresentando para a sociedade tudo o que foi feito no decorrer do ano”, explicou.

Leia Também:  ESPORTE - Escolinhas do Programa Talentos do Futuro iniciam atividades

A assessora técnica ainda explica que com a necessidade das unidades reunirem estas informações anualmente, desde 2017 esses encontros começaram a acontecer com a finalidade de dar mais celeridade e clareza ao processo. Com isso, dentro do modelo apresentado pelo TCE RO, a Prefeitura de Porto Velho passou a ser avaliada com o melhor relatório de Gestão do Estado de Rondônia.

“No começo tivemos muitas observações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por nossos relatórios serem muito técnicos, mas como eles são voltados à população, houve a necessidade de readaptar e simplificar. Através desse trabalho de formação das equipes, unificando os procedimentos, nós estamos hoje como o melhor relatório do estado”, diz Karla.

O relatório final de prestação de contas do município será entregue em março do ano seguinte.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

CAPACITAÇÃO – Motoristas e portariados da Semusa participam do curso de direção defensiva

Publicados

em

Atualização e conscientização para um trânsito mais seguro é um dos propósitos do curso

Eliana Pasini fala da importância do investimento em capacitação para os servidores

Nesta quinta-feira (24), mais de 100 motoristas e portariados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participaram do curso de capacitação em Direção Defensiva, no Campus II da Faculdade São Lucas. O treinamento contou com a participação da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).

De acordo com o diretor da Divisão de Transportes (Ditran) da Semusa, Adaílson José, a capacitação tem como propósito atualizar e conscientizar motoristas e portariados sobre a importância de manter um trânsito mais seguro.

“A ideia da capacitação também é passar para os motoristas e portariados, por exemplo, que não tem como ganhar tempo correndo mais rápido no trânsito ou usar celular durante a condução, o que acaba distraindo e podendo até causar um acidente”, disse Adaílson José.

Ainda de acordo com o diretor do Ditran, além da conscientização sobre as irregularidades no trânsito, noções de uso e conservação dos veículos foram ensinados durante a capacitação.

Leia Também:  ESPORTE - Escolinhas do Programa Talentos do Futuro iniciam atividades

“O veículo é um instrumento de trabalho que contribui para o bom funcionamento da gestão. Então, em breve, mais cursos serão ministrados com a intenção de melhorar mais ainda a execução dos serviços”, reforçou.

A secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, e a adjunta, Marilene Penati, estiveram presentes durante a capacitação e ressaltaram o compromisso de investimento em capacitação para otimizar mais ainda os serviços prestados pela secretaria.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA