Política
Quase uma década e meia depois, Ibama dá aval para conclusão do asfaltamento de toda a BR 319
Política

Claro que a obra terá fiscalização intensa, porque qualquer fio de cabelo fora do projeto, mobilizará grandes forças para parar tudo de novo
Desta última vez, foram 13 anos de enrolação, má vontade, ações judiciais sem fim contra as obras. Ou seja, há bem mais de uma década, só mimimi e tentativas vindas de órgãos oficiais, pressionados por ambientalistas e ONGs nacionais e internacionais, para que o projeto de asfaltamento de todos os perto de 900 quilômetros da BR 319 jamais saísse do papel. O Ibama exigiu, re-exigiu, exigiu de novo uma série de estudos sobre o famigerado impacto ambiental, porque o asfaltamento da rodovia poderia causar danos à floresta. Vários estudos foram feitos, todos considerados incompletos. Agora, com a promessa do presidente Bolsonaro de que o asfaltamento sairia, as coisas começaram a andar com um pouco mais de rapidez. Desde ao menos 2009, o Ibama repetia que só daria a autorização para as obras, caso fosse feito novo Estudo de Impacto Ambiental (Eia-Rima). Todos os anteriores, feitos durante longos anos, foram ignorados. Tudo teve que começar praticamente do zero e, finalmente, o OK foi dado. Com isso, a Superintendência Regional do Dnit vai receber a autorização do Ministério da Infraestrutura para começar a dar andamento aos projetos e futuras licitações para a realização das obras, principalmente nos 450 quilômetros do chamado “Trecho do Meio”. Isso não significa que tudo andará normalmente. Claro que a obra terá fiscalização intensa, porque qualquer fio de cabelo fora do projeto, mobilizará grandes forças para parar tudo de novo.

Polícia
Batalhão da Polícia Ambiental de Candeias é beneficiado com projeto de Eficiência Energética

No compromisso contínuo com a eficiência energética, a Energisa segue com a implementação dos projetos contemplados na Chamada Pública realizada no ano passado. O Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) de Candeias do Jamari é um dos clientes que está recebendo melhorias substanciais em sua infraestrutura, visando não apenas a economia de energia, mas também a promoção de práticas sustentáveis.
No Batalhão mais de 30 lâmpadas serão substituídas pelo modelo LED, conhecido por sua eficiência energética e durabilidade. A instituição também receberá três refrigeradores e 10 aparelhos de ar-condicionado com selo Procel, indicando um alto padrão de eficiência energética. Os benefícios não param por aí. A Energisa implementará um sistema fotovoltaico com capacidade de 37,10 kWp (quilowatt de potência de pico), reforçando o compromisso da empresa com fontes de energia renovável e sustentabilidade ambiental.
Camila Teixeira ressalta a importância da iniciativa: “Estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuamos. Por meio dessas ações, buscamos não apenas a economia de energia, mas também a conscientização sobre a importância do consumo consciente de energia.”
Foto: Site da Polícia Militar do Estado de Rondônia
-
Brasil5 dias atrás
Enel: prefeitos de 66 cidades cobram melhor fornecimento de energia
-
Politica RO4 dias atrás
Comissão de Saúde discute regulação de consultas realizada pelo SUS
-
Rondônia3 dias atrás
Escola do distrito de Nova Londrina em Ji-Paraná recebe obra de pintura e reformas
-
Colunistas3 dias atrás
Apesar de leis, Brasil não consegue estancar violência contra a mulher
-
Rondônia4 dias atrás
Governo do Estado assina convênio para recuperar nascentes em Espigão do Oeste
-
Colunistas4 dias atrás
As decisões judiciais conhecidas antecipadamente por especialistas de Rondônia
-
Rondônia3 dias atrás
Abertura dos Jogos da Juventude Universitária de Rondônia acontece nesta quarta-feira em Porto Velho
-
Politica RO4 dias atrás
Sessão Solene homenageia Rede Lilás e reforça compromisso no combate à violência contra mulheres