Rondônia
Regulamento do Duelo na Fronteira é detalhado às agremiações durante reunião em Guajará-Mirim
Rondônia
O Governo de Rondônia e Associação Cultural Waraji se uniram nesta sexta-feira (13), no plenário da Câmara dos Vereadores de Guajará-Mirim para apresentarem o regulamento oficial da 21ª edição do Duelo na Fronteira. O encontro contou com a presença das diretorias e dos brincantes das agremiações, que aprovaram o regulamento, garantindo o início à tradição festa cultural e folclórica.
O evento, que representa um dos momentos mais aguardados na região, marca o retorno após um intervalo de sete anos, trazendo alegria e cultura para a cidade de Guajará-Mirim e seus visitantes. As festividades acontecem ao longo de três noites de celebração, no período de 13 a 15 de outubro, na arena do bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim.
A entrada é gratuita, permitindo que todos os amantes da cultura e da tradição rondoniense possam desfrutar deste espetáculo sem custo. Os portões do bumbódromo serão abertos a partir das 19h, dando início a uma série de apresentações que prometem emocionar o público.
UNIÃO
O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, Júnior Lopes, destacou a importância do Duelo na Fronteira como um evento que une a cultura e o folclore da região, promovendo o fortalecimento da identidade cultural do estado de Rondônia. “Esse é um momento de celebração, de valorização das nossas raízes e de união entre as comunidades locais”.
A presidente da Associação Cultural Waraji, Helena Lima Mendonça, compartilha a perspectiva sobre a significância da plenária. Ela enfatiza que, “este é um momento de extrema importância, onde as regras da competição são debatidas de maneira democrática, com a participação ativa das agremiações; da Sejucel; e da Associação. É fundamental que todos se envolvam, uma vez que estamos reconstruindo o regulamento após vários anos sem a realização do Duelo na Fronteira“, disse.
O Duelo na Fronteira é conhecido por suas apresentações grandiosas, e de forma inédita contará no show de abertura com a participação de cantores consagrados dos bois Caprichoso e Garantido, que são ícones da cultura popular amazônica. A presença destes artistas no evento marca o pontapé inicial para as três noites de festa, que promete ser inesquecíveis.
Fonte: Governo RO
Rondônia
Pioneirismo na Região Norte: Governo de RO lança Comitê de Equidade no SUS
O lançamento do primeiro Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu na sexta-feira (20), no auditório do Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro). A criação foi oficializada pela Portaria nº 5318, de 09 de agosto de 2024, com o objetivo de promover e monitorar políticas e ações que assegurem a equidade de gênero, raça e etnia, além de valorizar as trabalhadoras no âmbito do SUS.
O Comitê integra o programa nacional coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), que visa enfrentar desigualdades de gênero e raça, promovendo políticas públicas para combater as desigualdades sociais no Brasil.
O Secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do setor. “Este comitê reforça o compromisso do governo do estado em combater desigualdades históricas e promover o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho. É preciso cuidar dos profissionais para que possamos oferecer o melhor de nós à população”, afirmou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação do Comitê é um marco que beneficia tanto os profissionais de saúde quanto a população rondoniense, fortalecendo a construção de políticas públicas que priorizam a equidade e o bem-estar de todos.
COMPETÊNCIAS DO COMITÊ
I – Desenvolver e implementar políticas e estratégias para promover a equidade de gênero, raça e etnia no ambiente de trabalho do SUS em Rondônia;
II – Elaborar e monitorar planos de ação que valorizem as trabalhadoras, assegurando condições dignas de trabalho, saúde e bem-estar;
III – Realizar campanhas de conscientização e capacitação sobre equidade de gênero, raça, etnia e valorização das trabalhadoras para servidores e gestores do SUS;
IV – Monitorar e avaliar as condições de trabalho e saúde das trabalhadoras do SUS, identificando desigualdades e propondo soluções;
V – Promover a participação ativa das trabalhadoras na formulação e implementação de políticas de saúde, garantindo representatividade de gênero, raça e etnia;
VI – Assegurar canais de denúncia e suporte para trabalhadoras que enfrentem discriminação, assédio ou violência no ambiente de trabalho.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
Solenidade de Passagem de Comando do Batalhão de Polícia Ambiental em Rondônia marca momento histórico
-
Esporte7 dias atrás
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
Rondônia5 dias atrás
Assistência técnica e extensão rural projetam Rondônia no cenário internacional de produção de alimentos em 2024
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO conclui entregas aéreas de mantimentos para comunidades afetadas pela estiagem
-
Rondônia5 dias atrás
Governo de RO inaugura programa Prato Fácil em Jaru com meta de oferecer 268 refeições diárias
-
TJ RO7 dias atrás
Evento voltado à Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte reúne instituições parceiras no Fórum Geral
-
Rondônia6 dias atrás
Ação realizada pelo governo de RO promove soltura de mais de 177 mil filhotes de tartarugas, no Parque Estadual Corumbiara
-
Polícia6 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA E APREENDE OBJETOS EM ALTA FLORESTA D’OESTE