eleições
RO deu a Bolsonaro a segunda maior votação no segundo turno
eleições

Terminada a apuração em todo o país, o mapa dos votos mostra os redutos eleitores de cada candidato à presidência da República. Eleito presidente, Lula mostrou força principalmente no Nordeste. Já o presidente Jair Bolsonaro mostrou mais força nas regiões Sudeste, onde perdeu apenas em Minas Gerais, já no Sul, ganhou em todos os estados.
Na Região Norte, Bolsonaro perdeu apenas nos estados do Amazonas e Pará. Aliás, foi no Norte do país, incluindo Rondônia, que o atual presidente teve os maiores percentuais de votos. Os rondonienses mostram mais uma vez o apreço por Bolsonaro e deram a segunda maior vitória em todo o Brasil. Em Rondonia, Bolsonaro foi escolhido por 70,66% dos eleitores. O índice só é menor do que Roraima, estado campeão de votos para o atual presidente onde obteve a preferência de 76,08% dos eleitores.
Já Lula, eleito pela terceira vez à presidência da República, dominou o Nordeste. Os três maiores percentuais de votos vieram do Maranhão, 71,14%, Bahia, 72,12% e Piauí, com 72,11%.
No total, comprovando o acirramento que foi a eleição, Bolsonaro venceu em 14 estados e Lula em 13.

Brasil
Prazo para justificar voto do segundo turno termina na segunda-feira


Brasileiros que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro do ano passado, têm até segunda-feira (9) para justificar o fato de não ter votado e regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.
A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos de idade e cada turno é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Para que a pessoa esteja com a situação regularizada é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências.
Brasileiros com situação irregulares ficam impedidos de emitir o certificado de quitação eleitoral e o que também pode ocorrer com a emissão de documentos de identidade ou passaporte.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional
-
Brasil6 dias atrás
Acessibilidade é um dos desafios do paciente com AME
-
Brasil6 dias atrás
Casadinho
-
Brasil5 dias atrás
Frango assado
-
Brasil6 dias atrás
Estrogonofe de carne
-
Brasil5 dias atrás
Cocada de castanha
-
Brasil5 dias atrás
Quiche salgado
-
Brasil5 dias atrás
Macarrão com legumes
-
Porto Velho4 dias atrás
MEIO AMBIENTE – Mais de 100 mudas são plantadas em área de mata ciliar da capital