PORTO VELHO
Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Rondônia Cidadã contempla moradores de Alto Alegre dos Parecis com serviços essenciais, neste fim de semana

Rondônia

Na edição do Rondônia Cidadã do último fim de semana, em Buritis, foram mais de mil atendimentos diversos realizados

Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com idade a partir dos 12 anos, Passe Livre para idoso ou pessoa com deficiência (PcD), 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Título de Eleitor e da Certidão de Nascimento ou Casamento, estão na lista de serviços que o Governo de Rondônia vai levar neste fim de semana para a população de Alto Alegre dos Parecis. Trata-se de mais uma edição do programa estadual Rondônia Cidadã, executado pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e instituições parceiras, que  acontece no sábado (27), das 8h às 16h, e no domingo (28), das 8h às 12h, na Escola Estadual Artur da Costa e Silva, localizada na Rua Tiradentes, nº 1.016.

Criado pelo governo estadual, por iniciativa da Seas, em 2019, o programa promoveu mais de 80 mil atendimentos em diversas áreas essenciais, nos 49 municípios visitados. Outros serviços também serão disponibilizados à população nesta edição, como informações sobre abono salarial e trabalhistas, cadastramento no programa Geração Emprego, abertura da conta Gov.br, atualização de dados e cadastro do produtor rural, parcelamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informações sobre programas do governo estadual, como o Vencer, além de atendimentos com profissionais da saúde.

Vários serviços são disponibilizados à população

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Rondônia Cidadã se destaca por ser um programa que garante o exercício da cidadania a centenas de pessoas de um determinado município, no final de semana, além de envolver a comunidade, especialmente as crianças, em atividades de lazer e educativas para um trânsito mais seguro. “O programa reúne um conjunto de direitos e deveres importantes para os cidadãos, da criança ao idoso, em um só espaço, facilitando a vida para quem realmente precisa, seja para fazer ou atualizar um documento, com atendimento médico, jurídico, social, de lazer, entre outros, que geralmente só são realizados nos dias úteis”, salientou.

ATENDIMENTOS 

Na edição realizada nos dias 20 e 21, em Buritis, o Rondônia Cidadã promoveu  1.224 atendimentos em diversas áreas, que se somaram aos 2.862 realizados nos dias 23 e 24 de março, totalizando 4.086 serviços essenciais prestados.

A titular da Seas, Luana Rocha ressaltou sobre a ação. “Como gestores, temos o dever de levar serviços tão importantes à população, que por sua vez também tem feito sua parte, se dirigindo até às escolas onde os serviços são ofertados e sugerindo outras demandas para outras edições, pois o programa é contínuo”, ressaltou.

Depois de Alto Alegre dos Parecis, vai ocorrer mais uma edição especial do Rondônia Cidadã no Condomínio Residencial Cristal da Calama, em Porto Velho, no dia 11 de maio. Em seguida haverá uma pausa nas ações do programa devido à realização da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá de 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná. As ações do Rondônia Cidadã serão retomadas em junho, nos dias 1º e 2, em Primavera de Rondônia.

Lista de serviços que serão levados para Alto Alegre dos Parecis.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Convênio para programa de bolsas voltado às comunidades pesqueiras artesanais é assinado pelo Governo de RO

Publicados

em

A Diretoria Científica e de Apoio à Pesquisa deve lançar o edital em Rondônia, ainda no mês de maio

Com o objetivo de fomentar a pesquisa científica e tecnológica voltada às comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, buscando o avanço do conhecimento nas diversas áreas do saber que se relacionam com a pesca artesanal, o governo de Rondônia participou de assinatura de convênio para a implantação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior “Jovem Cientista da Pesca Artesanal”, no Estado. O convênio, assinado pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero) junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), contempla a implantação do programa em todas as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil. O evento aconteceu na sexta-feira (3), na capital do Piauí, Teresina.

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, a iniciativa em Rondônia busca despertar a vocação para os campos das ciências e carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino, particularmente pescadores artesanais ou filhos de pescadores artesanais.

A iniciativa busca despertar a vocação para o campo das ciências

A Secretaria Nacional de Pesca Artesanal (SNPA) coordenará as ações do programa, apoiando propostas para concessão de auxílio financeiro aos projetos, cujas temáticas estejam relacionadas à realidade e aos desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras artesanais do Estado. O valor do auxílio é de R$ 11 mil para projetos de pesquisa apresentados por professores de instituições públicas de Ensino Superior de Rondônia, em parceria com professores do Ensino Médio da Rede Pública do Estado.

Bolsas de Iniciação Científica Júnior, no valor de R$ 480, serão oferecidas aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública que se destacarem, e demonstrarem interesse em desenvolver projetos de pesquisa relacionados à pesca artesanal.

De acordo com o presidente da Fapero, Paulo Hadadd, as bolsas destinadas terão duração de 1 ano, podendo ser renovadas após avaliação dos estudantes, por meio de relatórios e análise de desempenho escolar com base no histórico escolar. Assim, poderão acompanhar o bolsista até a conclusão do Ensino Médio.

Ao todo, o Jovem Cientista da Pesca Artesanal em Rondônia contará com 44 bolsas. A distribuição do incentivo, será feita proporcionalmente por região, conforme o número de pescadores artesanais registrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira(RGP).

Presidentes das Fundações de Amparo com assento no Conselho Nacional das Faps

Segundo o professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e pesquisador vinculado à Fapero, Ricardo Gilson, Rondônia possui uma área de 238.512,8 km², correspondendo a 6,19% da região Norte do Brasil, apresentando laços históricos e profundos com a atividade pesqueira, que é responsável por uma significativa parcela de geração de empregos e renda nas cidades. “A pesca artesanal faz parte do modo de vida, e serve como base para os pilares construtores da autoafirmação identitária e das relações sociais e culturais das populações tradicionais amazônicas. Além disso, a pesca é fonte de proteína de origem animal para toda a população ribeirinha, bem como, sustento familiar”, destacou.

JOVEM CIENTISTA DA PESCA ARTESANAL 

Como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), destinado a jovens de comunidades pesqueiras artesanais cursando o Ensino Médio na Rede Pública, o programa é voltado para a  realização de pesquisas e estudos sobre a realidade da pesca artesanal, combatendo a evasão escolar.

O Pibic integra o Programa Povos da Pesca Artesanal, lançado em 2023, que trabalha em diversas áreas para beneficiar as comunidades da pesca artesanal brasileira, em parceria com outros ministérios e governos estaduais e municipais.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA