PORTO VELHO

Rondônia

Agevisa reforça orientações à população de Ariquemes para completar esquema vacinal contra o avanço da covid-19 no município

Rondônia

 

Ariquemes registrava 535 casos ativos, e apesar de representar 6% da população estadual, acumulou 22% dos casos atualmente ativos registrados em  Rondônia

Buscando consolidar o Decreto Nº 26.134, de 17 de junho de 2021, do Governo de Rondônia, que dispões sobre o implemento de ações para o enfrentamento da pandemia do coronavírus por parte dos municípios, o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, acompanhado da sua equipe técnica de vigilância e gabinete, esteve reunido nesta terça-feira (23), na Casa dos Conselhos, em Ariquemes, a pedido da secretária municipal de saúde, Milena Pietrobon Paiva, para buscar soluções quanto ao aumento nos índices de notificações por covid-19 na cidade.

A secretária de saúde está preocupada com o aumento de ocorrências da doença no município e a baixa procura pela vacinação. “Eu tenho buscado a Agevisa e mantido essa relação porque nossa situação preocupa. Temos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nossa capacidade está lotada, cada paciente fica em torno de dez a 15 dias internado. Chamamos a equipe para montar uma estratégia eficaz de vacinação e informar à população da necessidade de medidas preventivas, principalmente com o advento das festas de fim de ano”.

Diretor da Agevisa e equipe atenderam em reunião com secretária de saúde de Ariquemes

A equipe da Agevisa, durante a reunião reviu as estratégias utilizada no combate à covid-19, reavaliou e definiu ações para manter a equipe de profissionais, médicos, doutores e especialistas, próxima aos técnicos dos municípios, inclusive com a definição de um gabinete itinerante para fazer visitas locais. “Vamos fazer frente a esse novo momento da pandemia; temos a obrigação de atender os municípios e ajudar a montar uma barreira contra a doença. Nossa preocupação é que a vacina seja aplicada, é o meio mais eficaz de conter a doença e não deixar de usar a máscara, a etiqueta respiratória e as medidas de higiene”, disse Gregório.

Para tranquilizar a população de Ariquemes sobre a aplicação do esquema vacinal completo, o diretor-geral da Agevisa concedeu entrevista à imprensa do município e fez uma explanação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Rondônia concernente à vacinação no Estado, inclusive nas áreas rurais e de difícil acesso.

INDICADORES

Os atuais indicadores para infecção pela covid-19 registrados pelo Painel Covid apresentam uma maior intensidade nos casos ativos e óbitos no Estado, em especial no município de Ariquemes no período a partir do dia 7 de outubro deste ano (Fonte: https://covid19.sesau.ro.gov.br/casosativos?IdCidade=Ariquemes).

De acordo com os dados apresentados no dia da reunião (23), Ariquemes registrava 535 casos ativos, e apesar de representar 6% da população estadual (fonte: IBGE) acumulou 22% dos casos atualmente ativos registrados em  Rondônia (Fonte: https://covid19.sesau.ro.gov.br/casosativos?IdCidade=Ariquemes).

Para a equipe técnica da Agevisa, o atual cenário identificado demonstra a necessidade da adoção de medidas de contingenciamento com vistas a interrupção no surgimento de novos casos, de medidas que permitam o reajuste da rede local/estadual de saúde para o diagnóstico oportuno/precoce, isolamento de casos confirmados e aceleração do ritmo vacinal empregado com a imunização completa da população.

CAMPANHA V

Um dos passos dados em relação a situação foi a definição pelos entes públicos da realização de uma campanha vacinal em todo Estado, denominada Campanha V.

“Vamos realiza a Campanha do Dia V de Vacina e esperamos o apoio das autoridades, da imprensa e da população, pois a única forma de combater o vírus da covid-19 é com a vacina. Espero que após as reuniões que realizamos em Ariquemes, haja uma maior conscientização sobre o perigo que existe quando não se é vacinado”, declarou Gregório.

Valdineia Gomes, tomando a 3ª dose de reforço no shopping em Ariquemes

A Campanha do Dia V de Vacina terá início no próximo dia 4 de dezembro e, para tanto, o diretor-geral da Agevisa garantiu que “vai contar com a participação das autoridades de saúde do Estado e todo seu o material humano, pois é a forma de atingir o maior número de pessoas vacinadas”.

A prefeitura de Ariquemes disponibilizou para a população uma equipe de vacinadores no shopping da cidade, na Avenida Capitão Silvio. A equipe da Agevisa visitou o local e conversou com os envolvidos.

Feliz por ter concluído o esquema vacinal da 3ª dose da vacina, a doméstica Valdineia Gomes Silva Alves, 52 anos, disse que “a população de Ariquemes deve se conscientizar dos benefícios da vacina, visto que protege quem toma e as pessoas que compartilham no dia-a-dia. Temos que atentar para a chegada das confraternizações de fim de ano e que pode ser o diferencial no combate ao vírus”.

Valdineira Gomes, parabenizou o Governo do Estado pela preocupação em enviar equipes da Agevisa para conscientizar a população dos municípios para a campanha de vacinação.

“É preciso fortalecer as estratégias para acelerar a vacinação para que possamos alcançar a imunidade coletiva em Ariquemes e nos demais municípios que compõem o Vale do Jamari”, finalizou Gregório.

Fonte: Governo RO
Leia Também:  Programa Prato Fácil inicia atendimento com refeições a R$ 2 para famílias vulneráveis socialmente

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Servidores da Sugesp recebem instruções sobre serviços e horário ampliado de atendimento no “Tudo Aqui”

Publicados

em


A ampliação do horário de atendimentos vai dar mais agilidade às demandas, sendo a maior delas, a procura por documentos de identidade

Servidores que fazem parte da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), participaram de reunião com a empresa terceirizada que vai executar os serviços de apoio técnico administrativo e operacional no “Tudo Aqui” – unidade shopping. O horário de atendimento da unidade será ampliado e passará a ser das 8h às 20h, para todos os serviços ofertados.

As medidas apresentadas pela Sugesp têm a premissa de otimizar o serviço público, essencial a toda população rondoniense, por meio de ações positivas e aspectos inovadores, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que diariamente, necessitam de atendimento.

Atualmente, na unidade do “Tudo Aqui”, localizada no shopping da Capital, são oferecidos ao público, serviços de: 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG); Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Passe Livre para pessoas idosas, com deficiência e pessoas que fazem tratamento contra o câncer, além do cadastro no Sine Estadual.

Leia Também:  NOVABRASILÂNCIA: Prefeitura envia para câmara de vereadores projeto de lei que prevê reajuste para Professores da Rede Municipal de Ensino

O gestor da Sugesp, Carlos Lopes, explica que inicialmente, os atendimentos do “Tudo Aqui” da unidade eram feitos apenas por servidores da superintendência e agora, os atendimentos serão feitos por empresa terceirizada para dar maior agilidade às demandas pendentes, sendo gerenciado pela própria pasta.

“Conseguimos autorização da empresa gestora do shopping, para iniciarmos os atendimentos às 8h, antes da abertura de todas as lojas. Com isso, os servidores irão atuar de acordo com o contrato firmado, que será em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h”, pontua o superintendente.

Carlos Lopes afirma que com a nova dinâmica de atendimentos, os trabalhos serão mais rápidos, pois assim como cidadãos da Capital, os do interior também comparecem para resolver pendências documentais. “Com a rotina que passa a ser adotada, vamos poder atender demandas durante todo o dia, até às 22h, se necessário”.

Com relação a extensão do horário de atendimento, a coordenadora estadual do “Tudo Aqui”, Simone Bruinsma, salienta que a tomada de providências foi necessária para que a demanda da população seja solucionada de forma célere e eficaz. “Com o contrato firmado com a empresa terceirizada, os serviços ofertados aos cidadãos serão mais ágeis, beneficiando os cidadãos que diariamente, se dirigem ao “Tudo Aqui”, finaliza Simone Bruinsma.

Leia Também:  NOTA PÚBLICA: Sexta feira terá expediente normal na Prefeitura
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA