Rondônia
Blitz Educativa orienta condutores sobre cuidados no trânsito em ação do Movimento Maio Amarelo
Rondônia


Blitz Educativa para orientar condutores para um trânsito mais seguro e humanizado
O Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO tem trabalhado constantemente na conscientização de condutores para um trânsito mais humanizado e seguro para todos. Na noite de quarta-feira (18) durante trabalho em conjunto entre a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet e Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat foram realizadas blitze educativas em vários pontos de Porto Velho.
O trabalho que uniu servidores da Dtet e agentes de trânsito da Dtfat foi realizado em três pontos da cidade, sendo o primeiro na Avenida Calama, nas imediações do Parque da Cidade, onde os condutores foram abordados e orientados pelos servidores sobre os cuidados que devem ter para evitar sinistros e lesões no trânsito, como respeitar a legislação de trânsito que inclui vários fatores como a velocidade da via; respeitar a sinalização semafórica; ter equilíbrio emocional; preservar o meio ambiente; respeitar o direito dos outros; ser compreensivo com os erros dos outros, evitar discussões e comportamentos agressivos e se ingerir bebida alcóolica não dirigir.

Paulo Higo agradece o agente pela orientação e ressalta que o trânsito é responsabilidade de todos
O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, acompanhou de perto a ação e ao passar na blitz educativa realizada na Avenida Calama ouviu atentamente às orientações do agente de trânsito, Januário Moraes Gusmão. Após as explanações, Paulo Higo, disse: “fico feliz em ver a educação de trânsito na rua, mostrando essa outra face do Detran, mostrar que nós estamos trabalhando para que nossos condutores sejam devidamente instruídos, para que tenhamos um trânsito mais seguro”.
O diretor-geral também falou da importância da conscientização de todos no trânsito, lembrando do Movimento Maio Amarelo, que esse ano traz como tema, “Juntos Salvamos Vidas” para que seja despertada a importância da preservação da vida e o cuidado que todos devem ter para evitar mortes e lesões no trânsito.
O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira de Lima, ressaltou a importância da blitz educativa envolvendo a Educação e a Fiscalização, afirmando que as duas pastas trabalham com o mesmo objetivo que é salvar vidas e garantir um trânsito seguro para todas as pessoas e elogiou o diretor de Fiscalização, Welton Roney Nunes Ribeiro que tem feito um excelente trabalho com ações repressivas e educativas por meio da ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” em todo o Estado, “agora estamos unindo forças em torno de um só objetivo que é garantir um trânsito seguro e humanizado, conciliando educação e fiscalização”, afirmou Ruymar Pereira.
Na quarta-feira, foram realizadas blitze educativas também na Avenida Jatuarana, na zona Sul e na Avenida Carlos Gomes, atendendo os bairros da região central e da periferia também.

Rondônia
82,3% das viagens dos rondonienses foram por motivos pessoais

O suplemento de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostra que, em 2021, das 68 mil viagens feitas por rondonienses, 82,3% foram por motivos pessoais e 17,7% por motivos profissionais. Os percentuais são semelhantes aos apresentados em 2019: 80,5% por motivos pessoais e 19,5% por motivos profissionais. Por local de hospedagem, a casa de amigo ou parente foi a principal instalação, representando 45,9% das viagens ocorridas em 2021. Em todo o Brasil, a casa de amigo ou parente também foi a principal acomodação, sendo 42,9% de todas as viagens. A pesquisa aponta também que, das viagens realizadas pelos rondonienses por motivo pessoal, 23 mil (42,1%) foram para visita ou eventos de familiares e amigos, 17 mil (30,3%) para tratamento de saúde ou consulta médica, dez mil (18,1%) para lazer e cinco mil (9,4%) tiveram outros motivos. Ao comparar as informações da pesquisa nos anos de 2019 e 2021, percebe-se que as viagens com carro particular ou da empresa passaram a corresponder a mais da metade dos veículos utilizados. Em 2019, as viagens com carro particular ou de empresa representaram 36% do total. Já em 2021, este percentual foi de 56,8%. Em relação ao número de domicílios em que houve viagem, a PNAD Contínua aponta que, no ano de 2019, ocorreram viagens em 17,4% dos domicílios rondonienses enquanto que, em 2021, este índice foi de 9,3%. Nos domicílios em que nenhum morador viajou em 2021, foi questionado sobre o motivo, sendo que os mais recorrentes foram: não ter necessidade (29,1%), não ter dinheiro (19,7%) e não ser prioridade (19,3%). Estes índices foram diferentes dos indicados em 2019: em 43,5% dos domicílios que nenhum morador viajou o motivo foi por não ter dinheiro; 17,5% não ter tempo e 17,5% não ter necessidade.
-
Alvorada do Oeste6 dias atrás
Alvorada do Oeste vai ter nova Estação de Tratamento de Água e a Praça Municipal vai ser revitalizada pelo “Governo na Cidade”
-
São Miguel do Guaporé7 dias atrás
Brasil lança nova campanha para desfazer fake news e incentivar vacinação
-
Brasil6 dias atrás
SP: deputados aprovam PL que cria programa de regularização de terras
-
Política6 dias atrás
Celebração
-
Política6 dias atrás
Buritis recebe benefícios provenientes de emenda parlamentar
-
Brasil6 dias atrás
Hoje é Dia: veja datas e feriados de julho de 2022
-
Porto Velho7 dias atrás
OPORTUNIDADE – Porto Velho realiza leilão de bens móveis no dia 11 de julho
-
Saúde6 dias atrás
Edição 819 – Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, mostra mais 03 óbitos