PORTO VELHO

Rondônia

Carteira Nacional do Artesão possui validade de seis anos; Sejucel reforça benefícios da emissão do documento

Rondônia


Modelo da Carteira Nacional do Artesão

O Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), emite a Carteira Nacional do Artesão. O documento é gratuito e disponibilizado através do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). A emissão possui validade de seis anos e oferece vários benefícios.

Entre os benefícios está a participação das feiras estaduais e interestaduais, o transporte das peças disponibilizado pelo caminhão do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) dentro e fora do Estado, promovendo o custeio do estande em feiras promovidas pelo PAB e a participação em programas de editais públicos e privados.

PAB EM RONDÔNIA

O Programa do Artesanato Brasileiro em Rondônia está alocado na Coordenadoria Estadual de Cultura da Sejucel e suas principais ações  são: a Emissão de Carteira Nacional do Artesão; Renovação de Carteira Nacional do Artesão; realização de Feiras de artesanato e a promoção de cursos e capacitações.

De acordo com a coordenadora interina do PAB em Rondônia, Fabíola Brito, a finalidade é alcançar todos os municípios. “Nosso maior propósito é atender e auxiliar o máximo de artesãos e trabalhadores manuais. Pois sabemos das necessidades da classe. Temos o intuito de formar uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo, promovendo a profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais dos municípios que compõem nosso Estado”.

Leia Também:  Especialista em cidades inteligentes faz palestra no TJRO

Os artesãos interessados em emitir ou renovar a carteira devem entrar em contato com a superintendência através dos canais: (69) 9 8483-9787 e via e-mail: [email protected]

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Sistema “Skala Saúde” dá transparência a escalas de plantão de servidores em repartições do Governo de Rondônia

Publicados

em


Escala de enfermeiros inclui plantão comum, sobreaviso, plantão especial, férias regulares, licença médica e licença prêmio

Até o próximo dia 27, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) treinam on-line servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para facilitar a gestão de escala e plantões e substituições por meio do sistema “Skala da Saúde”.
“O Sistema foi desenvolvido para atender a Segep e manter organizada a escala de plantonistas em todos os órgãos públicos. Atualmente, todos os usuários de plantão no Estado têm suas escalas de trabalho cadastradas manualmente, numa rotina que apresenta dificuldades. Com a automatização, haverá facilidades no sentido de reduzi-las. Isso acontece com a emissão de mapas e a interligação com todos os sistemas em funcionamento”, explica a chefe do Núcleo de Administração e Adicionais dos Servidores (Nafas) na Segep, Larissa Morais Costa Fernandes.

Ao acessar o Portal do Servidor, o funcionário público estadual em qualquer área de atuação poderá solicitar trocas de plantão, e saberá qual a sua escala no mês. Também é possível aos plantonistas examinarem e consolidarem substituições, com aval de chefias. Os Recursos Humanos monitoram todos os departamentos aos quais o servidor está vinculado, evitando irregularidades.

Treinamento online do Skala Saúde também serve para outros órgãos públicos

Segundo Larissa, outros benefícios são decorrentes dessa automatização. “Por exemplo: o servidor não pode exceder a um plantão de 24h, o que favorece maior controle da carga horária efetiva para a qual ele é contratado, bem como, a carga horária extra”. Larissa antevê melhoras pontuais e conclama a todas as secretarias, departamentos e direções a sugerir demandas. Lembrou que, além da Sesau, a Agência Idaron e seus servidores em regiões de fronteira, agentes do Sistema Penal e policiais civis.

Leia Também:  Energisa leva mutirão de atendimento ao bairro Tancredo Neves no próximo sábado
Concebido dois anos atrás pela equipe da Setic, o Sistema é simples e a maior dificuldade de implantação foram as integrações com o Portal do Servidor, Módulo de Recursos Humanos do Estado, e Sistema Integrado de Frequência. “A utilização em massa veio ocorrer a partir de agosto de 2020”, lembrou a analista de sistemas Maria Luíza Coelho. Segundo explicou, se os servidores e chefias observarem problemas e necessidade de correções, erros, ou tiverem dúvidas, podem falar com a Setic, por meio da Central de Serviços (https://app.pipefy.com/public/form/pm6vDPCU).

PROGRAMAÇÃO

O treinamento está acontecendo no período de 12 a 27 de abril, a partir das 15h, para servidores da Sesau. A mesma capacitação já foi realizada on-line pelo Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Cetas, Agevisa, CDA, CPA, e Hospital de Buritis. Confira a programação:

19 de abril: Hospital Regional de São Francisco
20: Hospital Regional de Cacoal e Heuro
22: POC
23: Lacen, Lepac e Cemetron
26: Hospital João Paulo II

As unidades interessadas podem solicitar inscrição no seguinte endereço: meuacesso.sistemas.ro.gov.br

Leia Também:  Especialista em cidades inteligentes faz palestra no TJRO
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA