PORTO VELHO

Rondônia

Detran Rondônia promove ação “Duas Rodas, Uma só Vida” em Nova Mamoré

Rondônia


Execução da ação “Duas Rodas, Uma só Vida” realizada no município de Nova Mamoré

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou na terça-feira (14) a ação, “Duas Rodas, Uma só Vida”, na cidade de Nova Mamoré. O trabalho vem sendo realizado em todos os municípios do Estado e tem como objetivo orientar motociclistas, quanto ao uso dos equipamentos de segurança e também averiguar se são habilitados, tendo em vista que os condutores de motos, segundo estatísticas da autarquia, são as maiores vítimas de acidentes e mortes no trânsito.

O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Welton Roney Nunes Ribeiro, ressalta que o projeto “Duas Rodas, Uma só Vida” busca orientar e conscientizar o condutor de motocicleta como deve agir na condução do veículo, a chamada direção defensiva. Ao ser abordado na fiscalização, o motociclista é convidado a assistir um vídeo de cinco minutos que mostra vários acidentes de trânsito e como poderiam ser evitados. “É uma forma de impactar o cidadão, pois aquele fato [se refere ao vídeo] pode ocorrer com qualquer pessoa que faz uso de motocicleta e que não faz a coisa certa no trânsito”, afirma Welton Ribeiro.

A imprudência aliada ao excesso de velocidade, são as principais causas de sinistros no trânsito. Os dados são da Coordenadoria de Registros de Estatística e Acidentes de Trânsito (Renaest) do Detran. Os dados mostram que no ano de 2020, foi registrada a redução de 21,38% no número de acidentes se comparado a 2019, caindo de 14.080 para 11.380. Entretanto o número de mortes teve um aumento considerável em comparação ao mesmo período, de 378 em 2019, e 417 mortes em 2020.

No que se refere a acidentes de trânsito, os motociclistas e os passageiros são as maiores vítimas. Em 2019, segundo o Renaest, foram registrados 13.702 sinistros de trânsito, dos quais 10.932 envolvendo de motocicletas. Deste total, 1.749 eram condutores e 9.183 passageiros. Em 2020 foram registrados 11.380 acidentes, envolvendo 8.607 motociclistas, sendo 7.346 condutores e 1.261 passageiros.

Diante da realidade de risco vivida pelos motociclistas no dia a dia nas vias públicas, reforçada pelas estatísticas apresentadas, é que o Detran encampa esta ação objetivando a mudança na atitude provocada por um ação de conscientização.

Leia Também:  Justiça de Rondônia se prepara para a 11ª Semana da Justiça pela Paz em Casa
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Semana Nacional do Trânsito é encerrada com atividades educativas e sorteio de brindes na zona Sul de Porto Velho

Publicados

em


Atividade de encerramento da SNT foi realizada na zona Sul de Porto Velho

A Semana Nacional do Trânsito (SNT) foi encerrada no domingo (26). Em Rondônia, o Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou o último evento na zona Sul de Porto Velho e destacou que o objetivo foi alcançado, mas o trabalho voltada para a educação no trânsito continua em todo o Estado.

Durante a atividade de encerramento, o diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira Almeida, ressaltou a importância das ações educativas para despertar a consciência dos condutores, ciclistas e pedestres a respeito da responsabilidade no trânsito. “Todas as ações que foram realizadas têm um propósito. A gente quer conscientizar através das ações de trânsito, mostrar para a nossa sociedade a importância de termos um trânsito mais seguro de responsabilidade e respeito às leis de trânsito”, afirmou o diretor geral do Detran.

Em nome do governador Marcos Rocha, Paulo Higo agradeceu a todos os servidores do Detran, e dos demais órgãos parceiros, que não mediram esforços para promover as ações educativas que foram planejadas para a Semana Nacional de Trânsito. Ele ainda destacou os agentes de trânsito pelo importante trabalho desenvolvido, que resultada em salvar inúmeras vidas, pois retiram do trânsito, motoristas sem condições de conduzir veículos, e lembrou que dia 23 de setembro foi Dia Nacional do Agente de Trânsito. 

“Vocês são importantes na política de trânsito e tenho certeza que o trabalho em conjunto de educação e fiscalização de trânsito vai tornar o nosso trânsito mais seguro para todos nós”, afirmou Paulo Higo.

A diretora técnica de educação de trânsito (Dtet), Claudia Roberta Stochi, disse que as ações educativas realizadas em Rondônia durante a Semana Nacional de Trânsito tiveram a participação de muitos órgãos parceiros e que as ações chegaram a todos os atores do trânsito – motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres – e destacou que o tema das campanhas educativas de 2021: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Durante o evento de encerramento da SNT, foram realizadas diversas dinâmicas  com o público relacionadas ao trânsito, foram sorteados brindes, inclusive bicicletas para os participantes.

Azenete Alves de Paula foi com as duas netas para aprender sobre o trânsito e ganhou duas bicicletas no sorteio. Azenete conta que cuida das netas, depois que a filha, mãe das meninas morreu de covid-19 no dia 7 de julho. “Minha filha se chamava Lucilene e tinha 38 anos de idade e deixou três filhos”, lamentou.

Ela agradeceu ao Detran Rondônia, que ofereceu atividade educativa importante para a educação das netas. E disse estar feliz pela sorte que as meninas tiveram ao serem contempladas com as bicicletas.

Anualmente, a SNT tem as atividades realizadas no período de de 18 a 25 de setembro, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Brindes foram sorteados durante as atividades educacionais de trânsito realizadas no encerramento da Semana Nacional do Trânsito

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ministério Público discute demandas da rede estadual de ensino com a Secretaria de Educação
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA