PORTO VELHO

Rondônia

Dos 161 pacientes com covid-19 de Rondônia transferidos para outros estados, 115 receberam alta hospitalar

Rondônia


Pacientes com quadros considerados leves e moderados sendo deslocados por meio das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB)

O Governo de Rondônia, por meio do Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Rondônia (GOA/CBM) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e empresas contratualizadas já transferiu do estado para outras unidades da Federação, 161 pacientes com covid-19 para tratamento. O objetivo é desafogar os hospitais e reorganizar o sistema de saúde local.

Segundo dados da Secretaria estadual de Saúde (Sesau), dos 161 pacientes transferidos, 115 já retornaram para casa, porque receberam alta hospitalar. Dos 45 que não resistiram e morreram, 41 faziam parte do grupo de pacientes graves acometidos pela doença. Uma mulher ainda encontra-se internada no estado do Rio de Janeiro. Nove cidades receberam os pacientes rondonienses, são elas: Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR),  Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Os pacientes com quadros considerados leves e moderados deslocaram-se por meio das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para leitos clínicos, alguns destes evoluíram para grave durante a internação e precisaram de transferências para leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Já os pacientes graves tiveram que ser transferidos em voos aeromédicos realizados pelo GOA e foram encaminhados diretamente para leitos de UTI, onde receberam assistência intensiva. Nas duas situações os pacientes são avaliados criteriosamente pela equipe médica responsável por receber esses pacientes antes de enviá-los.

A gerente de Programas Estratégicos de Saúde da Sesau, Annelise Soares Campos, é a responsável por fazer contato com os hospitais e familiares, para manter a Sesau informada sobre a relação dos pacientes internados em cada hospital e proporcionar o contato entre os familiares para as providências necessárias. “O boletim diário é informado diretamente ao familiar responsável. Somos acionados pela direção do hospital diante de alguma dificuldade de contato com a família, e em situação de alta e óbito para providenciarmos o retorno dos pacientes”, esclarece. 

Annelise afirma ainda que, nas últimas semanas, é possível perceber a redução de registros do número de transferidos. “Não temos à semanas registros de pacientes para transferir, essa realidade colabora com a rede estadual de atenção à saúde e possibilita atender melhor à população. Esse dado é reflexo de muito trabalho da gestão de Governo, do setor de regulação e dos hospitais que diariamente melhoram os fluxos e otimizam processos de trabalho para atender os pacientes que necessitam de internação. Também é um resultado positivo da vacinação, pois observa-se grande redução de internação entre os idosos”, finaliza a profissional.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  DER conclui manutenção da pavimentação asfáltica da RO-494, entre o trevo da RO-010 e o município Primavera de Rondônia
Propaganda

Rondônia

Idep abre novas vagas para cursos profissionalizantes em gestão e negócios

Publicados

em


As aulas, que iniciam em 5 de outubro, acontecerão na plataforma do Google Classroom

Novas vagas para cursos de formação inicial em atendimento ao público, relações interpessoais e empreendedorismo foram abertas nesta segunda-feira (27), pelo Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep). As inscrições devem ser feitas no site do Idep, no portal do Governo, até dia 3 de outubro.

Os cursos profissionalizantes são gratuitos e têm carga horária de 40 horas, no eixo tecnológico de gestão e negócios. As aulas, que iniciam em 5 de outubro, acontecerão pela plataforma do Google Classroom, de forma híbrida, sendo duas horas na modalidade remota e duas horas com atividades.

Para participar, é necessário ter idade mínima de 14 anos, escolaridade a partir do ensino fundamental II (6º ao 9º Ano). Para se inscrever é necessário ter um e-mail do Gmail. Os participantes vão receber certificados, mediante a participação em todas as atividades e avaliações.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Servidores do Sistema Prisional de Jaru recebem treinamento de aperfeiçoamento em serviços penais
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA