PORTO VELHO

Rondônia

Estudantes do Ensino Médio de Rondônia vão participar da 10ª edição do programa “Jovem Senador”

Rondônia


Autores das 27 melhores redações do país serão selecionados para participar da semana de vivência legislativa na sede do Senado, em Brasília

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Rondônia, de até 19 anos, conhecimento sobre democracia, cidadania e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) vai participar da 10ª edição do “Jovem Senador”, programa do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno que nesta edição tem por tema “200 anos de Independência: lições de história para a construção do amanhã”. Os autores das 27 melhores redações do país (um de cada Estado) serão selecionados para participar da semana de vivência legislativa na sede do Senado, em Brasília em 2022, no período de 27 de junho a 1° de julho. Um professor orientador de cada estudante também participará das atividades.

MANDATO LEGISLATIVO

Durante o desenvolvimento do programa, os jovens “senadores” vivenciam a experiência de um mandato legislativo, que começa com a posse e a eleição da Mesa e termina com a aprovação de sugestões de  projetos de lei, que serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). A legislatura conta com uma cerimônia de posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Diretora.

Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no diário do Senado Federal. Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições à CDH, sendo que 40 foram aceitas como projetos de lei e duas como propostas de emenda à Constituição (PECs).

PARCERIA

O Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal participam em conjunto da execução do programa. Em Rondônia, os trabalhos são coordenados pela Gerência de Educação Básica (GEB) e pela Subgerência de Ensino Médio (SEM), em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

CALENDÁRIO

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador. Confira o calendário previsto:

Entrega das redações: até 18 de março
Seleção dos finalistas estaduais: até 18 de abril
Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras: 6 de maio
Anúncio do vencedor do Concurso de Redação: 11 de maio
Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o de julho
Semana de Vivência Legislativa: 27 de junho a 1o de julho
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Agevisa apresenta pauta de ações ao Legislativo para fortalecer trabalho de vigilância em saúde em Rondônia
Propaganda

Rondônia

Servidores da Sugesp recebem instruções sobre serviços e horário ampliado de atendimento no “Tudo Aqui”

Publicados

em


A ampliação do horário de atendimentos vai dar mais agilidade às demandas, sendo a maior delas, a procura por documentos de identidade

Servidores que fazem parte da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), participaram de reunião com a empresa terceirizada que vai executar os serviços de apoio técnico administrativo e operacional no “Tudo Aqui” – unidade shopping. O horário de atendimento da unidade será ampliado e passará a ser das 8h às 20h, para todos os serviços ofertados.

As medidas apresentadas pela Sugesp têm a premissa de otimizar o serviço público, essencial a toda população rondoniense, por meio de ações positivas e aspectos inovadores, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que diariamente, necessitam de atendimento.

Atualmente, na unidade do “Tudo Aqui”, localizada no shopping da Capital, são oferecidos ao público, serviços de: 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG); Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Passe Livre para pessoas idosas, com deficiência e pessoas que fazem tratamento contra o câncer, além do cadastro no Sine Estadual.

Leia Também:  Empresários e funcionários do setor comerciário do Cone Sul participam do Workshop " Empresa amiga do Consumidor"

O gestor da Sugesp, Carlos Lopes, explica que inicialmente, os atendimentos do “Tudo Aqui” da unidade eram feitos apenas por servidores da superintendência e agora, os atendimentos serão feitos por empresa terceirizada para dar maior agilidade às demandas pendentes, sendo gerenciado pela própria pasta.

“Conseguimos autorização da empresa gestora do shopping, para iniciarmos os atendimentos às 8h, antes da abertura de todas as lojas. Com isso, os servidores irão atuar de acordo com o contrato firmado, que será em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h”, pontua o superintendente.

Carlos Lopes afirma que com a nova dinâmica de atendimentos, os trabalhos serão mais rápidos, pois assim como cidadãos da Capital, os do interior também comparecem para resolver pendências documentais. “Com a rotina que passa a ser adotada, vamos poder atender demandas durante todo o dia, até às 22h, se necessário”.

Com relação a extensão do horário de atendimento, a coordenadora estadual do “Tudo Aqui”, Simone Bruinsma, salienta que a tomada de providências foi necessária para que a demanda da população seja solucionada de forma célere e eficaz. “Com o contrato firmado com a empresa terceirizada, os serviços ofertados aos cidadãos serão mais ágeis, beneficiando os cidadãos que diariamente, se dirigem ao “Tudo Aqui”, finaliza Simone Bruinsma.

Leia Também:  VENDAS DA COPA DO MUNDO PODEM SER IMPULSIONADAS PELO DIA DOS NAMORADOS
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA