PORTO VELHO

Rondônia

Governo de Rondônia garante calcário para agricultores da região do baixo Madeira; entrega iniciou por São Carlos

Rondônia


Governador Marcos Rocha fez a entrega do calcário para atender  produtores de São Carlos

Reforçando as ações para o crescimento do agronegócio e a Agricultura Familiar, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) entregou na sexta-feira (30), mais de 700 sacos de calcário para a região do distrito de São Carlos, atendendo 70 famílias que vivem da agricultura. A programação continua neste sábado (31), quando também serão atendidas  outras duas localidades, sendo Nazaré e Calama.

O evento ocorreu na sede da Cooperativa de Agroextrativismo do Meio e Baixo Madeira (Coomade). No total, o Governo do Estado estará entregando mais de 3.350 sacos de calcário, cada um pesando 40 quilos.  Todo o calcário ensacado que está sendo entregue foi adquirido por emenda parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz, no valor de R$ 200 mil. Os insumos devem ser usados para correção de solo, o que elevará a produtividade dos produtos e, consequentemente, irá fortalecer a renda dos agricultores da região.

Agricultor Raimundo Andrade prevê fortalecimento da producão

O governador Marcos Rocha, fez questão de entregar o calcário na tarde de sexta-feira e já confirmou que também estará presente nos distritos de Nazaré e Calama neste sábado para dar prosseguimento à entrega do insumo.

“Temos a satisfação em trazer esse benefício para as comunidades. É o início de ações que estaremos fazendo nesta região do baixo Madeira. Iremos facilitar para que nossos agricultores possam produzir cada vez mais e, dessa forma, estaremos mantendo o desenvolvimento do nosso Estado. Neste momento estamos entregando R$ 200 mil em calcário para tirar a acidez do solo. Vamos firme construindo por esse novo caminho. Agradecemos a emenda do deputado Marcelo Cruz que foi prontamente direcionada para a aquisição do insumo”, destacou o governador.

Leia Também:  PREFEITO DE MACHADINHO NOMEIA SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

O calcário entregue na sexta-feira vai atender os agricultores de São Carlos e às comunidades de Cavalcante, Terra Caída e Bom Jardim. Para essas localidades, foram destinados 28 mil quilos de calcário. O insumo é entregue de forma ensacada, facilitando à logística e beneficiando os pequenos produtores. Vai ser utilizado para diminuir a acidez do solo, controlando uma maior absorção de nutrientes, e assim consequentemente aumentando a produtividade.

Nessas quatro localidades beneficiadas na sexta-feira, as quase 70 famílias vivem da agricultura familiar, a exemplo do casal Raimundo Andrade e Maria Lúcia. A plantação de cupuaçu, açaí, laranja e outras frutas vão ser fortalecidas com a chegada do calcário. “É uma grande satisfação hoje estarmos recebendo o calcário. Graças a Deus esse insumo foi entregue pelo governador Marcos Rocha que está aqui presente com toda a equipe da Emater e com o deputado Marcelo Cruz. Estávamos há muito tempo esperando esse calcário”, disse Raimundo.

Agricultores de São Carlos, Cavalcante, Terra Caída e Bom Jardim receberem calcário

A entrega do calcário foi destacada pelo diretor presidente da Emater, Luciano Brandão, que também pontuou várias ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Poder Executivo atendendo e dando condições para os agricultores. “Um público produtivo e que precisa das ações do Governo. Hoje estamos aqui com o governador Marcos Rocha entregando o calcário ensacado que vai viabilizar a logística no baixo Madeira. São mais de 3.200 sacos de 40 quilos, cada. A Emater está intensificando medidas nessa região atendendo ao pedido feito pelo governador”.

MAIS PRODUÇÃO

Também presente ao evento, o gestor da Ssecretaria de Estado da Agriculta (Seagri), Evandro Padovani, falou de forma geral sobre as medidas que estão sendo realizadas em todo Estado, reforçando com o programa “Mais Calcário”, onde o Governo do Estado tem atendido agricultores e produtores dos 52 municípios de Rondônia. “No ano passado atendemos com mais de 20 mil toneladas de transporte de calcário e este ano já devemos atender com 50 mil toneladas e para o ano que vem, ou seja, em 2022, podemos chegar a 80 mil toneladas transportadas pelo Governo por meio do programa. O Executivo Estadual vem incentivando o uso do insumo que é de extrema importância para reduzir a acidez do solo e isso reflete diretamente em mais produção para os agricultores”.

Governador e convidados fizeram demonstração da importância do insumo para o solo

O presidente da Coomade, João Batista, enfatiza que a entidade está fazendo um trabalho de organização à produção dos agricultores. “Estamos recebendo o calcário entregue pelo Governo do Estado e destacamos o trabalho da Emater que está nos acompanhando e incentivando nossos agricultores, bem como ao deputado Marcelo Cruz. A cooperativa representa o médio e baixo Madeira e temos mais de 200 cooperados e estamos buscando melhorar para fomentar a produção com acompanhamento técnico e com responsabilidade para a utilização do calcário”.

Leia Também:  Pelo segundo ano consecutivo, Santo Antônio Energia registra prejuízo  

Ao tecer comentário sobre a emenda, o deputado estadual Marcelo Cruz, lembrou do compromisso de ajudar os pequenos agricultores. “Nesse lugar tem pessoas que há anos estão esperando para que alguém olhe com atenção. O que pudermos fazer por esta região estaremos fazendo. Sabemos das dificuldades mas, estaremos unidos para que nossos agricultores do baixo Madeira tenham dignidade e possam produzir muito mais”.

Para encerrar a solenidade, o governador Marcos Rocha deixou claro sobre as medidas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, traçando novos caminhos para o Estado.  Em seguida, o chefe do Executivo Estadual fez a entrega simbólica de calcário para os agricultores rurais, Raimundo Andrade Melo, Lucineide de Lima e Clenir Souza. “O calcário é fundamental para correção do solo e aumento de rendimento da produção agrícola”, finalizou Marcos Rocha para logo em seguida fazer o plantio de uma muda utilizando um pouco do calcário entregue.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

DER inicia a pavimentação asfáltica na ciclovia na RO-479 em Rolim de Moura

Publicados

em


Serão ao todo 15 quilômetros de ciclovia

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), iniciou na quarta-feira, (22), os serviços de aplicação da nova capa asfáltica de rolamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq) na obra da ciclovia, na rodovia 479 em Rolim de Moura, saída para a BR-364.

No mês de junho, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, esteve no local e foi recepcionado pelos amantes do pedal. Durante o bate-papo com os ciclistas, o chefe do Executivo Estadual, garantiu que a obra não seria paralisada.

Qualidade é assegurada pelo DER

Segundo o diretor-geral adjunto do DER, Eder André Fernandes Dias, cumprindo a orientação do governador, a obra não foi paralisada e agora entra na reta final para ser entregue à população.  “As equipes do DER da 5ª Regional e 4 ª Usina de asfalto não param, seguem firme trabalhando dia, noite, final de semana, feriados e agora a obra começa a se transformar em realidade. Ao todo serão 15 quilômetros de extensão, por três metros de largura (mão dupla). Além disso, são construídos paralelamente em toda extensão da ciclovia dois metros de acostamento para veículos”, comentou.

O gerente da 4ª Usina de Asfalto em Cbuq, Thiago Moreira, ressalta que a união entre as usinas resulta no sucesso e na qualidade dos serviços do DER em todo o Estado de Rondônia. “A usina de Rolim de Moura está passando por uma manutenção, para que a ciclovia recebesse a capa asfáltica pedimos ajuda para as usinas do DER de Ji-Paraná e Cacoal, que de pronto nos atenderam e assim o serviço segue em ritmo acelerado. Minha gratidão a todos os servidores do DER, que trabalham diuturnamente, cumprindo metas e proporcionando segurança”, finalizou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  CORONAVÍRUS: Prefeitura recebe doações de 1.100 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA