PORTO VELHO

Rondônia

Governo sanciona lei que dispõe sobre a compra de gêneros alimentícios e insumos de merenda escolar da Rede Estadual de Ensino

Rondônia


Produtos da agricultura familiar já fazem parte da merenda escolar em todo o estado

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, o Governo de Rondônia, sancionou a Lei n° 5.287, que dispõe da aquisição de gêneros alimentícios e insumos para compor a merenda escolar da Rede Estadual de Ensino. A aquisição de produtos junto à laticínios do estado deverá ser pautada pela valorização da agricultura familiar, dos empreendedores familiares rurais, das comunidades indígenas e dos produtores locais em geral, desde que preenchidos os requisitos legais que assegurem a qualidade do produto.

Conforme a Lei de autoria do Poder Legislativo, na impossibilidade de aquisição de leite em laticínios locais, a aquisição poderá ocorrer com fornecedores nacionais. Sendo que os mesmos precisarão estar embutidos no preço final do gênero alimentício a ser ofertado, conforme Resolução CD/FNDE/MEC nº 06 /CD/MEC).

O Governo de Rondônia vem valorizando a agricultura familiar, por meio de chamamento público, sendo que as Unidades Executoras/Escolas (UEx),  já vinham  adquirindo produtos oriundos da agricultura familiar e seus segmentos, inclusive o leite e seus derivados, por meio de chamamento público, haja vista, que o alimento citado faz parte de ingredientes constantes nos cardápios elaborados pela nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), respeitando as diretrizes previstas na Lei n° 11.947/2009 e, em legislações específicas, os quais são disponibilizados para as UEx, a fim de que as mesmas elaborem suas pautas de compras e procedam com a aquisição dos referidos alimentos, de acordo com a necessidade da clientela estudantil.

Leia Também:  Conta de luz do mês de maio segue com bandeira verde, sem custos para os rondonienses

A Lei nº 5.287, que é de iniciativa do Poder Legislativo, sancionada pelo Governo do Estado, entra em vigor na data de sua publicação, 12 de janeiro de 2022.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Reforma da Associação dos Agricultores e Piscicultores em Alvorada do Oeste é concluída

Publicados

em


Visita técnica Seosp. 02.12.21.Foto Ana Carolina Fonseca

Sede da Associação dos Agricultores e Piscicultores (AAPA) em Alvorada do Oeste

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), realizou uma visita técnica na conclusão da reforma na sede da Associação dos Agricultores e Piscicultores (AAPA), no município de Alvorada do Oeste.

Segundo o presidente da AAPA, Antônio Mateus, as melhorias que o prédio recebeu trarão inúmeros benefícios para cerca de 200 famílias de produtores, atendendo aos sete municípios adjacentes: Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Mirante da Serra, Ji-Paraná, Teixeirópolis, Urupá e Presidente Médici. “Com o frigorífico em funcionamento, as famílias de produtores poderão não somente produzir, como também exportar para todo o Brasil”, afirma.

De acordo com o secretário da Seosp, Erasmo Meireles, que esteve presente durante a visita técnica, essas ações do Governo do Estado estão mudando a realidade de Rondônia. “As obras estão sendo atendidas dentro do prazo, com economia e recursos próprios, fortalecendo assim o progresso em todo o Estado”, concluiu.

Leia Também:  #ABONOSALARIAL: Saque será reaberto para 9,2 mil trabalhadores em Rondônia
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA