PORTO VELHO

Rondônia

“Operação Enem 2021” segue esquema de segurança na 2ª fase do Exame Nacional de Ensino Médio que acontece domingo, 28

Rondônia


Toda operação foi acompanhada de perto na sala de crises no CICC

No próximo domingo (28), acontece a 2ª fase da “Operação Enem 2021” e vai seguir todo o esquema de segurança desenvolvido pela Secretaria e Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para evitar qualquer imprevisto durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Rondônia.

Na 1ª fase do Enem, no Estado, as tratativas do evento começaram em setembro; na Sesdec, a Gerência de Integração de Segurança e Fronteira (GISF) começou a receber informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no decorrer do ano. Os servidores da GISF participaram de diversas reuniões fora do Estado para alinhamento das atividades operacionais em Rondônia.

As provas do Enem chegaram no dia 5 de novembro e foram armazenadas no 5° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC). A distribuição para os municípios, ocorreu no dia que antecede a realização das provas para que os malotes chegassem com toda segurança e sem contratempos. Na Capital, a distribuição foi pela manhã em que ocorreu a aplicação das provas.

“Esse ano, em Rondônia foram cerca de 28 mil alunos divididos em 95 escolas e universidades. A palavra que define a organização da segurança do Enem é a integração entre as forças. Todas elas atuam unidas para que nenhum problema possa trazer transtornos à realização do evento”, explicou o gerente da GISF, coronel PM Davi Moroni de Souza. 

Secretário da Sesdec acompanhou a 1ª fase da Operação Enem na sala de crises

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, disse que com a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), toda a “Operação Enem 2021” está concentrada na nova sala de crises. “A 1ª fase do Enem, este ano foi toda monitorada na sala de crises. As equipes acompanharam cada passo para que tudo ocorra como planejado. Os representantes das instituições envolvidas, sob a coordenação da GISF monitoram todo o processo de atuação integrada das instituições e dos órgãos, adotando as medidas necessárias para prover a segurança e o uso dos meios necessários para a realização do exame”.

PLANEJAMENTO

Leia Também:  Nova gestão constata abandono e sucateamento de maquinários e prédios públicos em Jaru

O Inep é o responsável pelo planejamento, organização e aplicação do Enem e a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública em promover o planejamento, coordenação e o monitoramento integrado, em âmbito nacional, da operação de segurança do evento, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.

Em nível estadual, a Sesdec é responsável pelo planejamento, coordenação, e execução integrada das atividades operacionais, pelos órgãos vinculados, como a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Polícia Civil (PC), a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com a participação de outras agências afins à operação.

Após elaborado pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Governo Federal, o plano estratégico de atuação integrada do Enem é enviado aos Estados. Em Rondônia, a Sesdec também ficou encarregada de elaborar o plano de policiamento e os protocolos de atuação integrada, os quais são enviados às forças estaduais para que elaborem seus planos operacionais para a execução das atribuições.

A PM é a responsável pela escolta das provas às escolas e pela garantia da segurança nos locais de aplicação dos exames. Já a Polícia Civil, a Politec e o Corpo de Bombeiros ficam com os efetivos em condições de sobreaviso, visando atender ou reforçar o efetivo se necessário, diante de qualquer eventualidade.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Servidores da Sugesp recebem instruções sobre serviços e horário ampliado de atendimento no “Tudo Aqui”

Publicados

em


A ampliação do horário de atendimentos vai dar mais agilidade às demandas, sendo a maior delas, a procura por documentos de identidade

Servidores que fazem parte da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), participaram de reunião com a empresa terceirizada que vai executar os serviços de apoio técnico administrativo e operacional no “Tudo Aqui” – unidade shopping. O horário de atendimento da unidade será ampliado e passará a ser das 8h às 20h, para todos os serviços ofertados.

As medidas apresentadas pela Sugesp têm a premissa de otimizar o serviço público, essencial a toda população rondoniense, por meio de ações positivas e aspectos inovadores, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que diariamente, necessitam de atendimento.

Atualmente, na unidade do “Tudo Aqui”, localizada no shopping da Capital, são oferecidos ao público, serviços de: 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG); Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Passe Livre para pessoas idosas, com deficiência e pessoas que fazem tratamento contra o câncer, além do cadastro no Sine Estadual.

Leia Também:  Governo de Rondônia abre inscrições para o 1º Concurso de Criação de Games voltado a estudantes do Ensino Fundamental

O gestor da Sugesp, Carlos Lopes, explica que inicialmente, os atendimentos do “Tudo Aqui” da unidade eram feitos apenas por servidores da superintendência e agora, os atendimentos serão feitos por empresa terceirizada para dar maior agilidade às demandas pendentes, sendo gerenciado pela própria pasta.

“Conseguimos autorização da empresa gestora do shopping, para iniciarmos os atendimentos às 8h, antes da abertura de todas as lojas. Com isso, os servidores irão atuar de acordo com o contrato firmado, que será em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h”, pontua o superintendente.

Carlos Lopes afirma que com a nova dinâmica de atendimentos, os trabalhos serão mais rápidos, pois assim como cidadãos da Capital, os do interior também comparecem para resolver pendências documentais. “Com a rotina que passa a ser adotada, vamos poder atender demandas durante todo o dia, até às 22h, se necessário”.

Com relação a extensão do horário de atendimento, a coordenadora estadual do “Tudo Aqui”, Simone Bruinsma, salienta que a tomada de providências foi necessária para que a demanda da população seja solucionada de forma célere e eficaz. “Com o contrato firmado com a empresa terceirizada, os serviços ofertados aos cidadãos serão mais ágeis, beneficiando os cidadãos que diariamente, se dirigem ao “Tudo Aqui”, finaliza Simone Bruinsma.

Leia Também:  Governo alinha ações com expositores que vão participar da Rondônia Rural Show prevista para maio de 2022
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA