PORTO VELHO

Rondônia

Plataforma “Portal do Cidadão” que unifica os serviços ofertados no “Tudo Aqui” será lançada dia 28

Rondônia

“Portal do Cidadão” será uma plataforma  que integrará e unificará alguns serviços de interesse do cidadão

Para automatizar e tornar online os agendamentos, solicitações e outros serviços ofertados no “Tudo Aqui”, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic em parceria com a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp, desenvolveu a Plataforma “Portal do Cidadão”. O lançamento acontecerá na próxima terça-feira, 28, em Porto Velho no Palácio Rio Madeira.

O “Portal do Cidadão” será uma plataforma que integrará e unificará serviços de interesse do cidadão como: os agendamentos de Carteira de Identidade (RG); do Passe Livre do idoso/portador de deficiências; Solicitação da CNH definitiva e mais outros 50 serviços prestados no Tudo Aqui. Além da realização de serviços como solicitações e acompanhamento de etapas de atendimento, o portal será canal direto de comunicação, como  informativos, campanhas e avisos relevantes.

A plataforma, atende ao Plano Estratégico de Rondônia em seu Eixo de Gestão Estratégica, que visa aumentar a eficiência e a qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, integrando todos os serviços públicos acessados de forma remota pelo cidadão.

Leia Também:  Ipem alerta consumidores sobre cuidados ao comprar produtos têxteis

A gerente de projeto da Setic, Karine Santos, destacou que o “Governo Digital” é um resultado da transformação digital. “As instituições e grandes empresas estão vivendo esse movimento, o Governo de Rondônia acompanhando essa nova realidade, realiza ações inovadoras que modernizam e simplificam a relação do Poder Público com a sociedade”.

O diretor técnico da Setic, Maico Moreira, destacou que o desenvolvimento do portal é fruto de muita análise e planejamento. “A plataforma reflete o compromisso que o Poder Executivo Estadual tem com a população rondoniense, possibilitando por meio de procedimentos inovadores o atendimento das demandas e consequentemente, a melhoria e qualidade de vida dos cidadãos.

Conforme destacado, o Governo de Rondônia tem empregado esforços para aumentar a eficiência da qualidade da prestação do serviço público com o uso de tecnologia, conforme consignado no Plano Estratégico de Rondônia 2019-2023. O “Portal do Cidadão” é a mais nova solução do Governo de Rondônia que cumpre esse propósito.

PLATAFORMA ALPHA

Treinamento realizado com os atendentes das Instituições Estaduais

A Setic realizou uma série de treinamentos para dar suporte no cadastramento às instituições que possuem serviços voltados ao cidadão, com ações realizadas nas unidades do “Tudo Aqui”. 

Leia Também:  Justiça determina fechamento e desinfecção de agência do Itaú em Porto Velho e afastamento imediato de todos os funcionários

As consultorias foram realizadas nas unidades dos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, contando com a participação de 56 agentes públicos. Também foram realizadas consultorias no Instituto de Identificação Civil e Criminal – IICC, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran, Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, Sistema Nacional de Emprego – Sine, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, tendo como finalidade orientar e auxiliar no uso da plataforma responsável pelo gerenciamento das cartas de serviços do Executivo Estadual – Sistema Alpha.

Após a conclusão das consultorias e treinamentos, a Setic apresentou o manual de cadastramento de serviços para auxiliar os gestores responsáveis pelo cadastramento de serviços no sistema.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

82,3% das viagens dos rondonienses foram por motivos pessoais

Publicados

em

O suplemento de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostra que, em 2021, das 68 mil viagens feitas por rondonienses, 82,3% foram por motivos pessoais e 17,7% por motivos profissionais. Os percentuais são semelhantes aos apresentados em 2019: 80,5% por motivos pessoais e 19,5% por motivos profissionais.Por local de hospedagem, a casa de amigo ou parente foi a principal instalação, representando 45,9% das viagens ocorridas em 2021. Em todo o Brasil, a casa de amigo ou parente também foi a principal acomodação, sendo 42,9% de todas as viagens.A pesquisa aponta também que, das viagens realizadas pelos rondonienses por motivo pessoal, 23 mil (42,1%) foram para visita ou eventos de familiares e amigos, 17 mil (30,3%) para tratamento de saúde ou consulta médica, dez mil (18,1%) para lazer e cinco mil (9,4%) tiveram outros motivos.Ao comparar as informações da pesquisa nos anos de 2019 e 2021, percebe-se que as viagens com carro particular ou da empresa passaram a corresponder a mais da metade dos veículos utilizados. Em 2019, as viagens com carro particular ou de empresa representaram 36% do total. Já em 2021, este percentual foi de 56,8%.Em relação ao número de domicílios em que houve viagem, a PNAD Contínua aponta que, no ano de 2019, ocorreram viagens em 17,4% dos domicílios rondonienses enquanto que, em 2021, este índice foi de 9,3%.Nos domicílios em que nenhum morador viajou em 2021, foi questionado sobre o motivo, sendo que os mais recorrentes foram: não ter necessidade (29,1%), não ter dinheiro (19,7%) e não ser prioridade (19,3%). Estes índices foram diferentes dos indicados em 2019: em 43,5% dos domicílios que nenhum morador viajou o motivo foi por não ter dinheiro; 17,5% não ter tempo e 17,5% não ter necessidade. 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA