PORTO VELHO

Rondônia

Profissionais da Saúde participam da 1ª Oficina de Capacitação de Multiplicadores de prevenção ao câncer, em Rondônia

Rondônia

Participantes recebem informações sobre causas do câncer e como prevenir a doença

Nos dias 25 e 26 de maio acontece no Centro de Educação na Área de Saúde – Cetas, em Porto Velho, a primeira Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a promoção de práticas alimentares saudáveis, atividade física e prevenção de câncer em Rondônia.

A oficina está sendo promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau e o Instituto Nacional do Câncer – Inca,  por meio da Coordenação Estadual de Vigilância do Câncer, com a finalidade de capacitar nutricionistas, médicos e demais profissionais da Saúde, para um aprimoramento funcional quanto ao direcionamento e cuidados que estes especialistas precisam incrementar no condicionamento de pacientes que precisam de um auxílio e acompanhamento mais preciso para com os pacientes.

“O objetivo da oficina é firmar parcerias para que os técnicos da saúde tenham um olhar sensível para a prevenção do câncer. Esse encontro é fundamental para reduzirmos a incidência desse agravo no Estado de Rondônia”, destacou o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

Leia Também:  Sistema Renave para veículos zero quilômetro já está em vigor em Rondônia

No primeiro dia da Oficina, 50 participantes receberam informações sobre as causas do câncer e como prevenir a doença e ainda, informações atualizadas do Inca acerca da maior incidência e prevalência do câncer, em detrimento ao consumo alimentar (tipos de alimentos e como se alimentar ), estado nutricional, prevalência de atividade física e comportamentos sedentários que predispõe o aparecimento dessa doença.

Segundo a coordenadora do Programa Alimentação e Câncer da Sesau, Merijanny Melgar, para essa Oficina foram convidadas duas técnicas do Instituto, em que apontaram as melhores estratégicas adotadas para prevenção e controle do câncer.

“Essa é a primeiro encontro oficial de multiplicadores para capacitação de práticas alimentares saudáveis, atividades físicas e prevenção da doença em Rondônia. A finalidade é capacitar, posteriormente, todos os profissionais da saúde dos 52 municípios, onde essas oficinas serão regionalizadas”, pontuou a coordenadora.

“O desafio é fazer com que a população e o profissional de saúde entendam que há possibilidade de prevenir o câncer e que traga para a sua prática de trabalho o tema”, destacou a nutricionista da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer do Inca, Luciana Grucci.

Leia Também:  "Rondônia Cidadã" leva à população de São Francisco do Guaporé acesso fácil a diversos tipos de serviços neste fim de semana

De acordo com a coordenadora da vigilância de câncer de Rondônia, Rose Britto, a pandemia freou os trabalhos de prevenção e agora a Oficina tenta retornar as medidas do programa, para poder levar mais instruções e cuidados aos pacientes que apresentam esta doença.

“Nesse evento, nutricionistas e demais profissionais da saúde serão capacitados a estimular atividades físicas, nutrição saudável e prevenção. A maior parte das doenças não transmissíveis leva um tempo para aparecer e se adotarmos hábitos de vida saudável, já é uma forma de prevenir”, destaca a coordenadora Estadual das Doenças Não Transmissíveis da Agevisa, Gerleide Monteiro.

PREVENÇÃO

O câncer é considerado uma Doença Crônica Não Transmissível – DCNT e passível de prevenção. Contudo estima-se que quase 625 mil novos casos desse grupo de doenças devem surgir no período de 2020 a 2022. Em 2018 ocorreram aproximadamente 214 mil óbitos.

Estudos apontam que a aderência às recomendações para a prevenção desse grupo de doenças por meio da alimentação saudável, prática de atividade física e peso corporal adequado, podem reduzir em 10% a incidência e em 61% a mortalidade por todos os tipos de cânceres.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ RO

Servidores(as) aposentados(as) do TJRO visitam exposição dos 40 anos

Publicados

em

 expo40ServAposentados

Percival Almeida é um dos servidores(as) aposentados(as) que faz parte do grupo que se encontra periodicamente na sede do sindicato. Na quarta-feira, 17, o encontro foi no espaço do Tribunal de Justiça de Rondônia, no Porto Velho Shopping, comemorativo aos 40 anos. “Boas recordações. Estou lembrando de muitas coisas boas aqui com os meus colegas aposentados como, por exemplo, a implantação do Telecurso, na gestão do desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca como presidente. Eu apareço aqui, no meio da turma”, disse apontando para a foto. “Foi importante para todo mundo”, reforçou.

expo40ServAposentados2A foto da ginástica laboral praticada pelos servidores também trouxe doces memórias para Maria Conceição Santos. “Resgata a história do Judiciário do começo até aqui, bem interessante o registro desses momentos”, comentou. 

Joserina Flores, servidora de Guajará-Mirim, depois que se aposentou veio para Porto Velho. Aproveitou para visitar a exposição e registrar o momento com os colegas. 

Depois de 30 anos de serviços prestados ao Judiciário, a servidora Nilce Buzetti se aposentou há nove anos. “Estou encontrando aqui várias pessoas que há tempo não via. As fotos fazem com que lembremos do passado, das pessoas com quem convivíamos, isso é maravilhoso”, opinou.

Leia Também:  Por meio do Mutirão Rural, Defensoria Pública e Rotary entregam cadeiras de rodas

Todos os servidores se juntaram para uma foto do encontro na frente do espaço destinado à exposição para marcar mais um momento histórico de quem ajudou a construir a trajetória do Judiciário.

Pioneiras

expo40Servpioneiras

Nesta semana, um grupo de servidoras pioneiras na Justiça também visitou a Exposição 40 anos, dentre elas Helena Carvajal, primeira servidora nomeada no Poder Judiciário e outras que ainda atuam na instituição. Ao contemplar os registros fotográficos, se reconheceram e lembraram momentos marcantes durante a atuação no Judiciário. Dentre as nomeadas em 1982, ano de instalação do Poder Judiciário no Estado, além de Helena, Julia Sania Miranda e Angelina Gomes de Brito, esta última, ainda atuante do Tribunal de Justiça, lotada no Gabinete da Secretaria de Orçamentos e Finanças. Os registros, muitos em preto e branco, mostram um pouco do dia a dia no ambiente de trabalho.

expo40Servpioneiras2As demais servidoras foram nomeadas nos anos de 1983 e 1984, são elas: Maria Alves Montenegro, Cláudia de Oliveira Lima, Janete Lara, Solange Martinho, Patrícia Holanda, Erica Oliveira, Suzana Oni Oliveira. Cecileide Correia e Katia Celene Miranda ainda estão atuantes na instituição. Além de lembrar o passado, a visita foi uma oportunidade de reencontro dentre as servidoras. “Senti muita alegria, recordar todo esse tempo que passamos trabalhando e agora reencontrar os colegas do TJ, revivermos isso”, comemorou a servidora aposentada Suzana Oni Oliveira.

Leia Também:  Coluna Simpi – Governo Federal reabre programa de renegociação de dívidas

A cada nova fotografia, uma emoção do reencontro com o passado. O encontro das servidoras, que ao longo dos anos cultivaram uma amizade além do trabalho, foi marcado também pela alegria convertida em música. Algumas delas, como Cecileide e Helena, fizeram parte do coral da instituição, conforme também revelam os registros na exposição sobre mostras culturais realizadas pela instituição. “É sempre uma grande alegria nos reencontrarmos e ver reconhecido nosso pioneirismo pelo TJRO”, enalteceu Cecileide, coordenadora do Departamento do Conselho da Magistratura. 

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: TJ RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA