PORTO VELHO

Rondônia

Rondônia vai participar do 4ª edição do Brasil Investment Fórum, maior evento de investimentos da América Latina

Rondônia


4ª edição do Brasil Investment Forum (BIF) ocorrerá nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Nesta segunda-feira (31), Rondônia apresenta ao mundo sua força e competitividade e a dedicação do Governo em atrair investimentos para todas as áreas do Estado participando do maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina, o Brasil Investment Forum (BIF) 2021, que reunirá autoridades do Poder Executivo, executivos de grandes empresas do Brasil e do mundo, além de representantes da academia, imprensa e formadores de opinião. O fórum é organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Governo Federal.

A edição de 2021 acontecerá de forma on-line e contará com salas virtuais de apresentação de projetos públicos e privados que estão buscando aporte de investimentos e a oportunidade de networking com representantes de governos estrangeiros e multinacionais.

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), apresentará em sua sala projetos de interesse para investidores além de suas potencialidades, capacidade de sua infraestrutura, programa de isenção tributária, distritos industriais e vantagens logísticas.

Leia Também:  DER recupera ponte na RO-480, faz manutenção na RO-133 e acelera ritmo de trabalho no Aeroporto de Ji-Paraná

“Muito relevante a participação do Estado no maior fórum de atração de investimentos da América Latina. Sabemos que nesse momento há um movimento de retomada da economia brasileira e principalmente da retomada dos investimentos no Brasil. A participação do nosso Estado no BIF 2021, faz parte da estratégia do governador Marcos Rocha de inserir Rondônia nessa onda de ascensão da economia. Rondônia precisa estar bem posicionada para participar e receber recursos de investimentos e assim gerar emprego e renda como forma de fortalecer a economia”, afirmou o Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura do Estado de Rondônia, Sérgio Gonçalves.

Ao destacar a maturidade econômica para os visitantes do seu estande, o Estado poderá dialogar com investidores de diversos setores estratégicos, como energia, agronegócio, inovação, infraestrutura, saúde e tecnologia. Os interessados em acompanhar o fórum pode acessar o seguinte endereço: https://www.brasilinvestmentforum.com/.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

Publicados

em


Morro Chico Mendes no município de Ouro Preto.

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, principalmente diante dos impactos causados pela pandemia. É com esse intuito que irá realizar no dia 2 de julho, o I Workshop Supera Turismo – Um novo empreendedorismo pelo turismo, às 9h, no Palácio Rio Madeira.

A finalidade é apresentar aos empresários rondonienses, as vantagens, benefícios e projeções do turismo estadual. O workshop contará com a presença dos representantes do setor hoteleiro, agências de viagens, guia de turismo, balneários, parques aquáticos, resorts, pesca esportiva, associações, federações e entre outros que fazem parte do seguimento.

Conforme o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, o Supera Turismo objetiva reunir todos os secretários da região Norte, além da classe empresarial, em especial, do Estado de Rondônia para fomentar o retorno do turismo pós-pandemia. Além disso, amplia o convite ao Ministério do Turismo e sua equipe técnica, em que vai palestrar sobre temas relacionados a investimento e ao empreendedorismo.

Um dos temas a ser apresentado pela equipe técnica do Ministério do Turismo é o “Portal do Investimento”, em que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares.

A outra palestra ministrada pelo Ministério do Turismo está voltada à linhas de crédito de retorno ao Turismo, com recurso do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), em que há no momento disponível mais de R$ 1 bilhão, para todo o Brasil. De acordo com Gilvan Pereira, a região Norte está contemplada com esse recurso.

Leia Também:  Justiça Federal absolve desembargador Moreira Chagas e servidores da justiça em ação ajuizada pelo MPF/RO

“O Banco da Amazônia (Basa) também estará presente, mostrando como adquirir esse crédito, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF). Será um evento em que os empresários de Rondônia vão descobrir esse potencial de retorno ao empreendedorismo de turismo, além de termos a oportunidade de apresentarmos também o potencial da região Norte. Esse evento vem trabalhar esse fortalecimento das Rotas Amazônicas Integradas, onde a visita dos secretários de Turismo aqui no Workshop terá tratativas para a regulamentação desta Rota, além da roda de experiências. Pela primeira vez eventos como este está ocorrendo, juntamente com o Ministério do Turismo, no Estado de Rondônia”, declarou.

FORTALECIMENTO NO SETOR

Esta é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Setur em promover o fortalecimento no âmbito empresarial turístico da região, uma vez que a classe sofreu impactos expressivos, reflexos da pandemia no Estado. O exemplo desse cenário foi a queda na receita cambial turística, que até outubro do ano passado, apresentou uma redução do número de colaboradores e, até outubro de 2020, apresentou uma queda de 19,4% na arrecadação de impostos federais (dados do Ministério do Turismo).

Foi tentando buscar um trabalho eficiente perante a retomada iminente do Turismo junto à cadeia produtiva, que a Setur está executando ações para impulsionar o setor. Entre essas ações está a abertura de linhas de financiamento, por meio do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe) e programas de incentivo ao fluxo turístico e publicidade como o “Viaja mais Servidor”. Além disso, a Setur segue trabalhando com a disseminação dos programas a projetos que partem do Ministério do Turismo: Portal de Investimentos e do Fungetur.

Leia Também:  Prática de exercícios em casa é aliada para estabilizar a saúde mental e melhorar a qualidade de vida

De acordo com a coordenação do Workshop, é importante enfatizar que, a formalização do “Rotas Amazônicas Integradas” (RAI), vem solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte, para o desenvolvimento do Turismo, a fim de agregar experiências e apresentar a região de Rondônia de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. A Setur estendeu o convite a todos os secretários de Turismo da Região Norte e ao ministro do Turismo, senhor Gilson Machado Neto. Todos já confirmaram presença.

LIVE

O I Workshop Supera Turismo também será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, estando disponível para quem desejar acompanhar. Posterior ao Workshop, no dia 1 de julho vai ocorrer a Rodada de Experiências da Rota Amazônica Integrada, que envolve um momento com os secretários da região Norte e representantes do Ministério do Turismo para debaterem sobre as expectativas quanto à Integração da Amazônia, por meio do Turismo. Na oportunidade, a comissão fará visitas técnicas em atrativos turísticos da Capital, que retratam e relatam a história e cultura de Rondônia.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA