PORTO VELHO

Rondônia

Secretaria de Finanças adere ao Programa Rondoniense de Integridade que destaca ambientes éticos e transparentes

Rondônia


Proin vem fortalecer algumas práticas já adotadas pelo controle interno da Secretaria como gestão de competências

A estratégia para implantar os Planos de Integridade e aprimorar a estrutura de governança dos órgãos e entidades estaduais vem dando certo em Rondônia. Nesta semana a Secretaria do Estado de Finanças (Sefin) foi a primeira a aderir ao Programa Rondoniense de Integridade (Proin). 

Trata-se da adesão efetiva às ações íntegras que promovam ambientes éticos e transparentes na formulação de procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta na secretaria.

De acordo com o secretário de Finanças Luís Fernando, a adesão ao Proin vem fortalecer algumas práticas já adotadas pelo controle interno da Secretaria como gestão de competências e seleção para alguns cargos em comissão de direção técnica.

Sefin foi a primeira secretaria a aderir ao Proin 

“Para o bom desempenho da gestão governamental do Estado, a Sefin aderiu ao programa com o objetivo de aprimorar a estrutura gestão de riscos, controles e fomento à conduta de ética, voltados ao interesse público, ao controle social e transparência das políticas públicas governamental”, disse o secretário.

De acordo com o gestor da Controladoria Geral do Estado (CGE), Francisco Netto, a inserção da gestão de risco traz benefícios à administração pública na perspectiva qualitativa e na adoção de uma gestão proativa, por meio da identificação e tratamento dos riscos, tornando-a mais eficaz nos controles internos de gestão, alocação e uso dos seus recursos, proporcionando assim um aumento das chances de atingir os seus objetivos finalísticos.

No começo do mês a CGE promoveu uma oficina on-line para orientar os órgãos e entidades vinculadas à Administração Pública estadual sobre a implantação do Plano Rondoniense de Integridade. O evento virtual contou com a participação da Ouvidora-geral Etelvina Rocha e do superintendente da Controladoria Regional da União, Miguel Kurilo.

Durante a oficina foi disponibilizado um manual e guia prático de implantação do Proin que pode ser acessado pelo link https://transparencia.ro.gov.br/ProgramaDeIntegridade/

O programa é mais uma medida do pacote estadual de combate à corrupção que já foi executado 87% desde 2019.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente da AMB confirma presença na posse do desembargador Alexandre Miguel na Ameron
Propaganda

Rondônia

Servidores da Sugesp recebem instruções sobre serviços e horário ampliado de atendimento no “Tudo Aqui”

Publicados

em


A ampliação do horário de atendimentos vai dar mais agilidade às demandas, sendo a maior delas, a procura por documentos de identidade

Servidores que fazem parte da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), participaram de reunião com a empresa terceirizada que vai executar os serviços de apoio técnico administrativo e operacional no “Tudo Aqui” – unidade shopping. O horário de atendimento da unidade será ampliado e passará a ser das 8h às 20h, para todos os serviços ofertados.

As medidas apresentadas pela Sugesp têm a premissa de otimizar o serviço público, essencial a toda população rondoniense, por meio de ações positivas e aspectos inovadores, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que diariamente, necessitam de atendimento.

Atualmente, na unidade do “Tudo Aqui”, localizada no shopping da Capital, são oferecidos ao público, serviços de: 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG); Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Passe Livre para pessoas idosas, com deficiência e pessoas que fazem tratamento contra o câncer, além do cadastro no Sine Estadual.

Leia Também:  Presidente da AMB confirma presença na posse do desembargador Alexandre Miguel na Ameron

O gestor da Sugesp, Carlos Lopes, explica que inicialmente, os atendimentos do “Tudo Aqui” da unidade eram feitos apenas por servidores da superintendência e agora, os atendimentos serão feitos por empresa terceirizada para dar maior agilidade às demandas pendentes, sendo gerenciado pela própria pasta.

“Conseguimos autorização da empresa gestora do shopping, para iniciarmos os atendimentos às 8h, antes da abertura de todas as lojas. Com isso, os servidores irão atuar de acordo com o contrato firmado, que será em dois turnos, de 8h às 14h e de 14h às 20h”, pontua o superintendente.

Carlos Lopes afirma que com a nova dinâmica de atendimentos, os trabalhos serão mais rápidos, pois assim como cidadãos da Capital, os do interior também comparecem para resolver pendências documentais. “Com a rotina que passa a ser adotada, vamos poder atender demandas durante todo o dia, até às 22h, se necessário”.

Com relação a extensão do horário de atendimento, a coordenadora estadual do “Tudo Aqui”, Simone Bruinsma, salienta que a tomada de providências foi necessária para que a demanda da população seja solucionada de forma célere e eficaz. “Com o contrato firmado com a empresa terceirizada, os serviços ofertados aos cidadãos serão mais ágeis, beneficiando os cidadãos que diariamente, se dirigem ao “Tudo Aqui”, finaliza Simone Bruinsma.

Leia Também:  Escola da Assembleia Legislativa suspende atividades
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA