PORTO VELHO

Rondônia

Sedam inicia curso em desenvolvimento de sites e educação ambiental para jovens de Porto Velho

Rondônia


Curso de Desenvolvimento de Sites e Educação Ambiental a jovens de Porto Velho já teve início

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), iniciou, na tarde da última terça-feira (20), o curso “Desenvolvimento de Sites e Educação Ambiental”, voltado para estudantes de Porto Velho. A atividade acontece na Capital e tem como objetivo auxiliar jovens na escolha da carreira. A formação será realizada até o mês de setembro, na modalidade presencial.

Organizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Sedam (CTI), participam do curso jovens de 16 a 17 anos das cidades de Porto Velho e Ji-Paraná. A ação pretende proporcionar aos jovens uma formação específica referente às inovações tecnológicas e orientações para o mercado de trabalho voltado à área, além de valorizar o conhecimento socioambiental e sustentável.

O coordenador da CTI, Cleiton Araújo, explica que o curso foi criado com a intenção de ajudar os jovens  que desejam aprimorar ou testar seus conhecimentos em informática básica e melhorar as oportunidades de emprego de quem  pretende seguir esta carreira. “O curso da informática e das tecnologias se tornaram essenciais no dia a dia das pessoas, por isso disponibilizamos esse tipo de capacitação a estes estudantes, para que eles possam participar e colocar em prática o conhecimento adquirido conosco”, enfatizou Cleiton.

Leia Também:  Agevisa recebe equipamentos da OPAS para facilitar atividades técnicas em Rondônia

Durante a capacitação, os alunos realizam atividades em grupos para discutirem e trocarem experiência, além de colocarem em prática os conhecimentos orientados pela equipe. Ao final do curso, terão ainda uma aula de educação ambiental realizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), ministrado pela coordenadora Maricélia Cantanhêde, que vai apresentar algumas ações de proteção da Sedam e estimular uma consciência crítica em favor da questão ambiental.

Desde o início deste ano, a Secretaria tem realizado algumas campanhas de conscientização e educação para a população rondoniense, como as blitze educativas, workshops e palestras.

DISCIPLINAS

O curso tem carga horária de 60 horas, com turmas de 24 alunos, aproximadamente. Todas as normas sanitárias de prevenção contra o coronavírus estão sendo obedecidas. No cronograma do curso de aperfeiçoamento estão as seguintes disciplinas: WordPress, Administração CPANEL, Publicação de Sites, Configuração de Temas, Utilização de Plugins e Educação Ambiental. Os instrutores são servidores do CTI e CEAM.

Os participantes, além de receberem  certificado após a conclusão do módulo, ganham um kit de estudos, com bolsa, caneta, bloco de anotação, camiseta e apostila desenvolvida pela Sedam. E ainda um kit de máscaras de proteção para ao covid-19.

Leia Também:  Deputado Luizinho assegura construção de escola estadual no Moisés de Freitas
Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Ações do Programa de Inovação Estadual são apresentadas pelo Governo de Rondônia para empresários de Ji-Paraná

Publicados

em


Reunião foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas e foi coordenada pela Sedi

O Programa Estadual de Inovação do Governo de Rondônia foi apresentado pela Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), na última sexta-feira (23), para empresários de Ji-Paraná.

O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi, Alexandre Mori, detalhou a minuta da lei estadual de inovação e o Projeto Hub.RO, para o fomento da cultura de inovação e empreendedorismo, bem como o Programa Reinc (Rede Estadual de Incubadoras) com objetivo de desenvolver ações de apoio ao empreendedorismo, criação e consolidação de empreendimentos inovadores, a partir da pré-incubação e incubação no âmbito estadual.

“Foram apresentadas as iniciativas que estão sendo executadas dentro da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo foi construir uma agenda propositiva junto da sociedade para que possamos articular, em conjunto, ações que possam gerar mais startups de sucesso na região”, ressaltou Alexandre Mori.

O programa apresentado na reunião busca construir um ambiente com maior segurança jurídica, fomentando a cultura de inovação e geração de empresas de base tecnológica em Rondônia. “Foi de grande importância para todo setor produtivo, pois queremos trazer mais competitividade para as empresas de Ji-Paraná. Isso obviamente reflete na geração de empregos e renda, causando um desenvolvimento econômico não apenas em Ji-Paraná, mas por toda região e Estado”, explicou Alexandre.

Leia Também:  Edição 444 - Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

HUB.RO

O HuB. RO é uma incubadora de ideias que tem a proposta de contribuir para que projetos possam ser transformados em empresas, através do programa de incubação, com mentorias da área jurídica, contábil, comercial.

Na reunião foram apresentadas as iniciativas que estão sendo executadas dentro da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Alexandre Mori fez um balanço positivo do evento. “Estavam presentes representantes da iniciativa privada e também das instituições de ensino. Ou seja, os atores locais que formam um ecossistema de inovação e que são fundamentais para a construção mais favorável para inovar e empreender”, detalhou o coordenador de Ciência Tecnologia e Inovação da Sedi.

Empresários participaram da reunião em Ji-Paraná

A transformação digital é um ponto fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico do nosso Estado, tanto que o Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder) concedeu cerca de R$ 42 milhões para o fomento à inovação, capacitação, emprego e empresas. A boa notícia é que, atualmente, o Governo de Rondônia está com mais de 60% do Plano Estratégico em execução com ações de responsabilidade em Rondônia, em parceria com municípios e com a iniciativa privada.

Leia Também:  Deputado Luizinho assegura construção de escola estadual no Moisés de Freitas

Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná, (CDL), André Moreira, e da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Genivaldo Campos, destacaram a importância Programa de Inovação Estadual de Rondônia.

“Um tema extremamente relevante, que hoje é muito continuo no desenvolvimento do nosso Estado, não sendo diferente aqui em Ji-Paraná nessa palestra com Alexandre Mori da Sedi. Como sabemos a inovação está inserida em todos os contextos, gerando desenvolvimento econômico, emprego e renda, e uma palestra como essa agrega muito ao conhecimento dos empresários aqui de Ji-Paraná”, disse o presidente da CDL, André Moreira.

Para o presidente da Acijip, Genivaldo Campos, a reunião foi propícia para entender o projeto do Estado, e ao mesmo tempo apresentar demandas que possam fortalecer a economia. “Hoje, nós estamos inseridos em um ambiente de negócio, e esse ambiente está buscando por inovação e maios tecnologia. O grande desafio da inovação tecnológica é justamente levar maior produtividade em um ambiente novo de negocio já que estamos em constante evolução”, finalizou presidente da Acijip.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA