PORTO VELHO

Rondônia

Sejus promove ciclo de palestras em alusão ao Setembro Amarelo

Rondônia


Foco da ação são os policiais penais e servidores da Segurança Pública, sendo estendida a servidores das demais secretarias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), iniciou nesta semana a realização de palestras, que irão abordar sobre a saúde mental e a valorização da vida. O evento acontece na Escola de Governo, localizada no térreo do edifício rio Jamari, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa conscientização da população sobre o problema e as formas de evitá-lo. A Sejus acredita que o melhor caminho é por meio de diálogos e discussões, que abordem o assunto.

No primeiro dia do ciclo de palestras, mais de 30 pessoas inscritas participaram do evento. O foco da ação são os policiais penais e servidores da Segurança Pública do Estado, sendo as palestras estendidas também para todos os servidores de demais secretarias.

A coordenadora do evento e enfermeira da Gerência de Unidade Prisional da Sejus, Marília Galvão, explica que a finalidade das palestras é a valorização da vida e a saúde mental, pois o cuidado com os servidores auxilia na prevenção ao suicídio e o adoecimento dos profissionais, como ansiedade e depressão.

Psiquiatra Ivo Lauro Dickow palestrou no primeiro dia do evento

No evento, o médico e coordenador de psiquiatria do Hospital de Base Drº Ary Pinheiro, Ivo Lauro Dickow, explanou sobre saúde mental e valorização da vida, citando um programa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu em 2003, com relação ao suicídio, começando pela Europa. O programa chegou ao Brasil em 2015, instituído como uma forma de trabalho mais sistemática.

Dickow comentou ainda sobre a rotina de trabalho e a preocupação existente com as tentativas frequentes de suicídio. “É algo alarmante, pois a cada oito segundos, uma pessoa comete esse ato”.

O médico ainda citou pontos importantes para uma vida saudável, como alimentação, exercícios físicos e o sono.

PALESTRAS

  • 16/09- “Ansiedade e depressão – O mal do século’’

Palestrante- Laís de Cristo (psicóloga) e Higor Pessoa (acupunturista);

  • 17/09- “Terapias integrativas para prevenção e tratamento da ansiedade’’

Palestrante- Vera Pava da Silveira (nutricionista e terapeuta).

As inscrições para participar das palestras estão abertas. O encerramento do ciclo de palestras será na sexta-feira (17).

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Rondônia lança “Tchau Poeira” para asfaltar mais de 4 quilômetros de ruas, em Alto Alegre dos Parecis
Propaganda

Rondônia

Núcleo de Operações Aéreas recebe mais de R$ 120 mil em equipamentos para auxiliar nas ações de salvamento e resgate

Publicados

em


Equipamentos foram entregues ao NOA com foco em garantir melhores resultados nas ações desenvolvidas

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), entregou diversos equipamentos que vão melhorar o trabalho dos servidores do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), além de ajudar nas ações de salvamento e resgate. A solenidade de entrega aconteceu, na última sexta-feira (24), na sede do Núcleo de Operações Aéreas, localizado na Avenida Amazonas, bairro Escola de Polícia.

Foram entregues mais de R$ 120 mil em equipamentos, entre eles: cesto de salvamento; botas anti-chamas; freio em aço; freio de resgate; fitas de segurança com anéis e macacões de voos.

Vinculado à Gerência de Integração de Segurança e Fronteira (Gisf), o NOA foi recriado em março de 2019, com a finalidade de gerir as ações de aviação de segurança pública em todo o Estado, no âmbito da Sesdec, seguindo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A unidade tem, atualmente, 23 pessoas, entre policiais civis e militares, atuando.

O secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, destacou a necessidade de continuar investindo no reaparelhamento das forças policiais. “É preciso utilizar de equipamentos que tragam eficiência no trabalho. Essas entregas vão permitir melhores condições para o trabalho técnico e garantir melhores resultados”, ressaltou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Contratação irregular de empresa de táxi aéreo da Eucatur gera punição
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA