PORTO VELHO

Rondônia

Setic implanta painel para monitorar em tempo real dispositivos de informática do Governo de Rondônia

Rondônia


Painel já está em fase de montagem, com previsão de funcionamento na próxima segunda-feira (7)

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), inova em ações voltadas à inteligência computacional, através da implantação de painel, denominado vídeo wall, que objetiva o monitoramento dos dispositivos de informática utilizados pelo governo estadual.

O painel é composto por quatro televisores que irão exibir gráficos e alertas de todos os dispositivos de Tecnologia da Informação (TI), que são usados dentro do Palácio Rio Madeira e em outros órgãos do Poder Executivo, mais precisamente no monitoramento da infraestrutura da Infovia e do Datacenter.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura, Gabriel Carrijo, o propósito desse monitoramento é conseguir detectar, de maneira mais rápida, possíveis maus funcionamentos de equipamentos, quedas de dispositivos, algum comportamento fora do normal, entre outras funcionalidades.

“A ideia também é detectar incidentes de segurança da informação, detectar ataques cibernéticos e sanar problemas de maneira mais rápida. Esse equipamento ficará expondo esses dados para que a equipe técnica consiga ver as informações em tempo real e, de maneira rápida, compreender e atuar de forma preventiva, evitando incidentes e problemas nas redes e na segurança de dados do Governo do Estado”, explicou Carrijo.

Leia Também:  Campanha de divulgação do "Código de Ética" fortalece prestação de serviço público em Rondônia

Ainda conforme coordenador, o painel já está em fase de montagem. A previsão é que até a próxima segunda-feira (7) todo o monitoramento esteja em pleno funcionamento.

INVESTIMENTO

Esta é mais uma iniciativa do Governo em primar pela transparência em suas ações, nos mais diversos âmbitos. Um investimento de R$ 104.500 (cento e quatro mil e quinhentos reais), que trará bons retornos quanto ao monitoramento e segurança de dados.

O gerente de compras da Setic, Carlos Cunha, explica que, através do uso do painel, a equipe contará com respostas mais rápidas e incidentes na parte de infraestrutura. “Com certeza, uma ferramenta de suma importância, que irá proporcionar mais transparência e divulgação dos trabalhos executados pela Secretaria, feitos diuturnamente, que ninguém vê, mas que faz parte do cotidiano das pessoas”, observou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

Publicados

em


Morro Chico Mendes no município de Ouro Preto.

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, principalmente diante dos impactos causados pela pandemia. É com esse intuito que irá realizar no dia 2 de julho, o I Workshop Supera Turismo – Um novo empreendedorismo pelo turismo, às 9h, no Palácio Rio Madeira.

A finalidade é apresentar aos empresários rondonienses, as vantagens, benefícios e projeções do turismo estadual. O workshop contará com a presença dos representantes do setor hoteleiro, agências de viagens, guia de turismo, balneários, parques aquáticos, resorts, pesca esportiva, associações, federações e entre outros que fazem parte do seguimento.

Conforme o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, o Supera Turismo objetiva reunir todos os secretários da região Norte, além da classe empresarial, em especial, do Estado de Rondônia para fomentar o retorno do turismo pós-pandemia. Além disso, amplia o convite ao Ministério do Turismo e sua equipe técnica, em que vai palestrar sobre temas relacionados a investimento e ao empreendedorismo.

Um dos temas a ser apresentado pela equipe técnica do Ministério do Turismo é o “Portal do Investimento”, em que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares.

A outra palestra ministrada pelo Ministério do Turismo está voltada à linhas de crédito de retorno ao Turismo, com recurso do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), em que há no momento disponível mais de R$ 1 bilhão, para todo o Brasil. De acordo com Gilvan Pereira, a região Norte está contemplada com esse recurso.

Leia Também:  Presidente Maurão de Carvalho solicita policiamento ostensivo no condomínio Orgulho do Madeira

“O Banco da Amazônia (Basa) também estará presente, mostrando como adquirir esse crédito, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF). Será um evento em que os empresários de Rondônia vão descobrir esse potencial de retorno ao empreendedorismo de turismo, além de termos a oportunidade de apresentarmos também o potencial da região Norte. Esse evento vem trabalhar esse fortalecimento das Rotas Amazônicas Integradas, onde a visita dos secretários de Turismo aqui no Workshop terá tratativas para a regulamentação desta Rota, além da roda de experiências. Pela primeira vez eventos como este está ocorrendo, juntamente com o Ministério do Turismo, no Estado de Rondônia”, declarou.

FORTALECIMENTO NO SETOR

Esta é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Setur em promover o fortalecimento no âmbito empresarial turístico da região, uma vez que a classe sofreu impactos expressivos, reflexos da pandemia no Estado. O exemplo desse cenário foi a queda na receita cambial turística, que até outubro do ano passado, apresentou uma redução do número de colaboradores e, até outubro de 2020, apresentou uma queda de 19,4% na arrecadação de impostos federais (dados do Ministério do Turismo).

Foi tentando buscar um trabalho eficiente perante a retomada iminente do Turismo junto à cadeia produtiva, que a Setur está executando ações para impulsionar o setor. Entre essas ações está a abertura de linhas de financiamento, por meio do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe) e programas de incentivo ao fluxo turístico e publicidade como o “Viaja mais Servidor”. Além disso, a Setur segue trabalhando com a disseminação dos programas a projetos que partem do Ministério do Turismo: Portal de Investimentos e do Fungetur.

Leia Também:  Curso Preparatório Mais realizará aulão com foco no Enem 2018 sobre Ciências da Natureza

De acordo com a coordenação do Workshop, é importante enfatizar que, a formalização do “Rotas Amazônicas Integradas” (RAI), vem solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte, para o desenvolvimento do Turismo, a fim de agregar experiências e apresentar a região de Rondônia de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. A Setur estendeu o convite a todos os secretários de Turismo da Região Norte e ao ministro do Turismo, senhor Gilson Machado Neto. Todos já confirmaram presença.

LIVE

O I Workshop Supera Turismo também será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, estando disponível para quem desejar acompanhar. Posterior ao Workshop, no dia 1 de julho vai ocorrer a Rodada de Experiências da Rota Amazônica Integrada, que envolve um momento com os secretários da região Norte e representantes do Ministério do Turismo para debaterem sobre as expectativas quanto à Integração da Amazônia, por meio do Turismo. Na oportunidade, a comissão fará visitas técnicas em atrativos turísticos da Capital, que retratam e relatam a história e cultura de Rondônia.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA