PORTO VELHO

Rondônia

Terceiro módulo do Curso de Estágio Básico de Defesa Civil é iniciado em Pimenta Bueno

Rondônia


Instrutor sargento BM Maciel, ministrando o módulo de capacitação em Defesa Civil

Na segunda-feira, (19), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) oficializou a abertura do 3º Módulo da Capacitação Continuada em Defesa Civil: Estágio Básico de Defesa Civil (Ebadec), em Pimenta Bueno. O curso tem como finalidade capacitar e incentivar a criação e implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civis nos municípios do Estado de Rondônia. Participam desta terceira etapa os municípios: Pimenta Bueno, Cacoal, Corumbiara, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia e Vilhena.

No primeiro módulo, a equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) apresentou os atos legais e roteiro para que o Poder Executivo Municipal implante e efetive a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Além de orientar quanto a atuação da Compdec nos períodos de normalidade e anormalidade.

O segundo módulo foi pela plataforma da Escola Virtual do Governo (EVG), sendo disponibilizados os cursos Educação a Distância  (EaD) para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O objetivo da capacitação é tornar seus usuários aptos a operar a ferramenta da maneira mais completa e precisa possível, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução.

Leia Também:  Obras de recuperação do asfalto da RO 471 começam em maio, garante Maurão de Carvalho

Nessa terceira e última etapa, as aulas serão teóricas e práticas para melhor fixação do que foi aprendido em sala de aula. Ainda durante a capacitação, serão realizadas visitas às áreas de riscos do município bem como a inserção de dados no S2ID.

Mesmo em meio a essa pandemia que tem afetado a população, a capacitação proporcionará conhecimentos de estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos desastres, principalmente, no período de estiagem, onde ocorrem as queimadas que consequentemente podem aumentar o número de casos de pessoas com problemas respiratórios, dificultando às ações de enfrentamento à covid-19.

Nesse sentido, o secretário de Segurança, considera o conhecimento uma medida poderosa para combate e contenção dos desastres, “Percebemos que é necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada com o principal poder, o conhecimento. Pois, somente assim a comunidade poderá prevenir e dar uma resposta eficiente” afirmou, José Hélio Cysneiros Pachá.

BOMBEIROS CIVIS

O secretário falou sobre o processo seletivo direcionado aos bombeiros civis, que teve as inscrições iniciadas na terça-feira, (20), oferecendo um total de 62 vagas, mais a mesma quantidade para formação do cadastro de reserva. “Pedimos aos interessados que se inscrevam, para que assim ajudem o Estado no combate, principalmente a incêndios.”

Leia Também:  #SESC:Lona do Palhaço Biribinha lota na abertura do Palco Giratório

O Edital disponibiliza vagas para os municípios de Vilhena, Cerejeiras, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Machadinho d’Oeste, Buritis, Ariquemes e Porto Velho. Para o secretário da Sesdec, será uma oportunidade para estes profissionais agregarem valor em seus currículos, bem como experiência profissional ao passo que, de forma voluntária, vão atuar como agentes importantes na prevenção e combate a desastres.

Entre as autoridades presentes, além do secretário Pachá, estavam; representando o Corpo de Bombeiros, major Guedes; o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo; o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Pimenta Bueno, Valteir Cruz e o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Henrique Manhami.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Ações do Programa de Inovação Estadual são apresentadas pelo Governo de Rondônia para empresários de Ji-Paraná

Publicados

em


Reunião foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas e foi coordenada pela Sedi

O Programa Estadual de Inovação do Governo de Rondônia foi apresentado pela Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), na última sexta-feira (23), para empresários de Ji-Paraná.

O evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi, Alexandre Mori, detalhou a minuta da lei estadual de inovação e o Projeto Hub.RO, para o fomento da cultura de inovação e empreendedorismo, bem como o Programa Reinc (Rede Estadual de Incubadoras) com objetivo de desenvolver ações de apoio ao empreendedorismo, criação e consolidação de empreendimentos inovadores, a partir da pré-incubação e incubação no âmbito estadual.

“Foram apresentadas as iniciativas que estão sendo executadas dentro da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo foi construir uma agenda propositiva junto da sociedade para que possamos articular, em conjunto, ações que possam gerar mais startups de sucesso na região”, ressaltou Alexandre Mori.

O programa apresentado na reunião busca construir um ambiente com maior segurança jurídica, fomentando a cultura de inovação e geração de empresas de base tecnológica em Rondônia. “Foi de grande importância para todo setor produtivo, pois queremos trazer mais competitividade para as empresas de Ji-Paraná. Isso obviamente reflete na geração de empregos e renda, causando um desenvolvimento econômico não apenas em Ji-Paraná, mas por toda região e Estado”, explicou Alexandre.

Leia Também:  Porto Velho: Obras nos bairros Lagoinha e Nossa Senhora das Graças são vistoriadas

HUB.RO

O HuB. RO é uma incubadora de ideias que tem a proposta de contribuir para que projetos possam ser transformados em empresas, através do programa de incubação, com mentorias da área jurídica, contábil, comercial.

Na reunião foram apresentadas as iniciativas que estão sendo executadas dentro da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Alexandre Mori fez um balanço positivo do evento. “Estavam presentes representantes da iniciativa privada e também das instituições de ensino. Ou seja, os atores locais que formam um ecossistema de inovação e que são fundamentais para a construção mais favorável para inovar e empreender”, detalhou o coordenador de Ciência Tecnologia e Inovação da Sedi.

Empresários participaram da reunião em Ji-Paraná

A transformação digital é um ponto fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico do nosso Estado, tanto que o Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder) concedeu cerca de R$ 42 milhões para o fomento à inovação, capacitação, emprego e empresas. A boa notícia é que, atualmente, o Governo de Rondônia está com mais de 60% do Plano Estratégico em execução com ações de responsabilidade em Rondônia, em parceria com municípios e com a iniciativa privada.

Leia Também:  Nesse Carnaval, fique atento às dicas de segurança com a rede elétrica

Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná, (CDL), André Moreira, e da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Genivaldo Campos, destacaram a importância Programa de Inovação Estadual de Rondônia.

“Um tema extremamente relevante, que hoje é muito continuo no desenvolvimento do nosso Estado, não sendo diferente aqui em Ji-Paraná nessa palestra com Alexandre Mori da Sedi. Como sabemos a inovação está inserida em todos os contextos, gerando desenvolvimento econômico, emprego e renda, e uma palestra como essa agrega muito ao conhecimento dos empresários aqui de Ji-Paraná”, disse o presidente da CDL, André Moreira.

Para o presidente da Acijip, Genivaldo Campos, a reunião foi propícia para entender o projeto do Estado, e ao mesmo tempo apresentar demandas que possam fortalecer a economia. “Hoje, nós estamos inseridos em um ambiente de negócio, e esse ambiente está buscando por inovação e maios tecnologia. O grande desafio da inovação tecnológica é justamente levar maior produtividade em um ambiente novo de negocio já que estamos em constante evolução”, finalizou presidente da Acijip.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA