Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio

Safra da cana 23/24 começa com ritmo acelerado no Centro-Sul

Agronegócio

A safra da cana-de-açúcar 2023/24 na região Centro-Sul segue em ritmo acelerado, com um número crescente de usinas em operação e aumento na produção de açúcar e etanol. Nos primeiros 15 dias de abril, 111 unidades iniciaram suas atividades, totalizando 171 unidades produtoras operando na região, contra 166 unidades no mesmo período da safra anterior.

“A previsão é de que 54 unidades reiniciem as atividades durante a segunda quinzena de abril, mas esse cronograma de retorno das usinas pode sofrer alterações a depender das condições climáticas de cada região canavieira”, afirma Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da Unica, em nota oficial.

O início da safra 2023/24 apresentou um nível semelhante de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) na primeira quinzena de abril, com 107,93 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, em comparação com 107,97 kg/t na safra 2022/2023, uma variação negativa de apenas 0,04%.

A produção de açúcar na primeira quinzena de abril totalizou 710 mil toneladas, um aumento de 30,97% em relação ao mesmo período da safra anterior, quando foram produzidas 542 mil toneladas. Já a fabricação de etanol nas unidades do Centro-Sul atingiu 840,73 milhões de litros na primeira metade de abril, um crescimento de 7,20% em comparação com o mesmo período da safra 2022/23.

Deste total, 693,43 milhões de litros correspondem ao etanol hidratado, com um aumento de 39,36% na produção. Já a fabricação de etanol anidro totalizou 147,30 milhões de litros, uma queda de 48,61% em relação ao mesmo período da safra anterior.

Até o dia 28 de abril, a moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul acumulava 11,92 milhões de toneladas, um volume 19,40% superior às 9,99 milhões de toneladas processadas no mesmo período da safra anterior.

Com o ritmo acelerado da moagem e o aumento na produção de açúcar e etanol, as expectativas para o restante da safra 2023/24 são otimistas. A Unica estima que a moagem total na região Centro-Sul alcance 650 milhões de toneladas, um recorde histórico.

Sobre a Unica – A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) é a entidade que representa os interesses do setor sucroenergético brasileiro. Fundada em 1997, a Unica reúne cerca de 500 usinas de cana-de-açúcar em todo o país, responsáveis pela produção de mais de 50% do açúcar e do etanol produzidos no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BASA

Banco da Amazônia fortalece o agronegócio com oferta de crédito na 11ª Rondônia Rural Show

Publicados

em

 

A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, a maior feira agropecuária do estado, que ocorrerá de 20 a 25 de maio no Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, contará com diversas possibilidades de aquisição de crédito para o agronegócio. O Banco da Amazônia, que é o braço forte do governo federal na Região Amazônica, vai ofertar linhas de crédito para custeio, investimento em máquinas e equipamentos, e financiamento para compra de placas solares, linhas de crédito para a aquisição de caminhonetes, seguros de vida e bens.

De acordo com o superintendente regional do Banco em Rondônia, Valdecir Tose, no estande do Banco, os produtores rurais terão a oportunidade de tirar dúvidas, simular financiamentos e até mesmo realizar solicitações de crédito diretamente no local. “O Banco está empenhado em apoiar o desenvolvimento do agronegócio na região, e sua presença na Rondônia Rural Show reforça esse compromisso”.

Valdecir Tose destaca que estão com a expectativa de fazer meio bilhão de reais em negócios na Rondônia Rural Show. “O Banco da Amazônia tem um papel fundamental no desenvolvimento do agronegócio na região, e estamos comprometidos em oferecer soluções financeiras para que os produtores rurais possam investir e expandir seus negócios”, comentou. Os produtores rurais terão a oportunidade de tirar dúvidas, simular financiamentos e até mesmo realizar solicitações de crédito diretamente no local.

Sobre a maior feira de Rondônia

A Rondônia Rural Show, promovida pelo governo de Rondônia, reunirá bancos, cooperativas, produtores rurais, empresas do setor agropecuário e representantes governamentais de países como Bolívia, Peru, Colômbia, Paraguai e Guiana. Desde sua primeira edição em 2012, a feira tem como objetivo fomentar a agropecuária sustentável com o uso de tecnologia, visando o desenvolvimento do setor na região. Este ano, espera-se a participação de mais de 160 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

 

Serviço:

Presença do Banco da Amazônia na Rondônia Rural Show

Período: 20 a 25 de maio

Local: Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná

Entrevistado: Valdecir Tose, superintendente regional de Rondônia – 69-99366-9043

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA