Saúde
Em RO, bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 após mãe tomar vacina
Saúde

Mãe fez postagem nas redes sociais para encorajar gestantes
Uma bebê da cidade de Rolim de Moura nasceu com anticorpos para a Covid-19. O relato foi feito por Sara Rocha Pereira Caramori, mãe da pequena Maitê, de apenas 01 mês e 10 dias de vida.
Por meio das redes sociais, Sara explicou que quando estava com 31 semanas de gestação recebeu a primeira dose da CoronaVac, e com 34 semanas foi imunizada com a segunda dose. Ela disse que foi questionada por muitas pessoas pelo fato de, na época não haver relatos sobre a vacina para as gestantes, porém afirmou que os riscos da vacina são menores do que as complicações causadas pela doença.
Instruída pela médica que fazia o pré-natal, Sara disse que a profissional a apoiou em receber a vacina conta o novo Coronavírus. A mãe explicou que quando Maitê completou um mês, fez o hemograma da filha e decidiu coletar sobre as enzimas neutralizantes da Covid. Para alegria da família, a pequena Maitê apresentou imunização de 59% da enzima, enquanto que o necessário é 30%, de acordo com os relatos da mãe.
Ela disse que fez a postagem nas redes sociais com o objetivo de encorajar algumas mamães ou até mesmo gestantes que ainda não receberam a dose da vacina, pois no caso dela, imunizou as duas.
“Vamos vacinar, minha bebê nasceu saudável, sem nenhum problema e graças a Deus, imunizada também. Espero que a vacina chegue logo para todos” relatou Sara.
A presidente do Comitê de Combate a Covid-19 em Rolim de Moura, enfermeira Janaína Teodósio Travassos Loose, afirmou que o depoimento da mãe da Maitê vem em um momento importante, pois na próxima sexta-feira (09) será a vez das lactantes até 06 meses receberem a vacina no município e a vacina é a formais mais eficaz de combate à doença.

Saúde
Prefeitura de Natal decreta estado de emergência por 90 dias

O aumento nos casos de dengue, chikungunya e zika, em Natal, levou a prefeitura da capital do Rio Grande do Norte a decretar estado de emergência por 90 dias. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do município.
De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde, no período entre janeiro e abril, os casos de arboviroses (doenças causadas por picadas de mosquito) aumentaram 1.348,86% em relação ao mesmo período de 2021. Somente em abril, foram registrados 2.318 casos prováveis de arboviroses.
Os casos de chikungunya tiveram um aumento de 381,08% (178); os casos de dengue tiveram aumento de 1.566,29% (2.966), e os de zika permaneceram em 625% (29).
Nas últimas semanas, esse aumento se concentrou em áreas nas regiões sul, norte1 e oeste de Natal, onde moram cerca de 690 mil pessoas.
Entre as medidas que a Secretaria de Saúde do município está adotando para minimizar os impactos decorrentes do agravamento do quadro epidemiológico estão a realização de visitas domiciliares em “peridomicílio e intradomicílio”. A estimativa da prefeitura é de que são necessárias visitas a mais de 200 mil domicílios.
O município também destacou a adoção de ações educativas em escolas, conselhos comunitários e pastorais, a utilização do chamado fumacê e capacitação de servidores.
Edição: Fernando Fraga
-
Saúde6 dias atrás
SAÚDE – Vacinação infantil segue nas escolas municipais de Porto Velho
-
Agronegócio6 dias atrás
De 23 a 28 de maio a sede do Governo de Rondônia será em Ji-Paraná, no espaço da Rondônia Rural Show
-
Troca Letras4 dias atrás
Para falar sobre seu casamento candidata ao Senado afirma que RO ensina ideologia de gênero nas Escolas e que o Ensino rondoniense “detona” a língua portuguesa
-
Política4 dias atrás
Saiba quais foram os projetos aprovados pela Assembleia nas sessões de terça-feira
-
Saúde6 dias atrás
Tecnologia 5G promete otimizar experiência do paciente com a saúde
-
Saúde7 dias atrás
Edição 773 – Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia
-
Eleições6 dias atrás
Um Bagattoli que ninguém conhecia em evento do PL, o pré-candidato ao senado mostrou o porquê merece entrar na disputa
-
Porto Velho5 dias atrás
INFRAESTRUTURA – Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé