PORTO VELHO

Saúde

COVID-19 – Vacinação no Porto Velho Shopping tem horário modificado

Saúde


Os dois pontos de atendimento mantidos pela Prefeitura seguem com a imunização

Imunização no Porto Velho Shopping segue das 14h às 19hA vacinação contra a covid-19 no Porto Velho Shopping seguirá, até a próxima sexta-feira (8), com alteração quanto ao horário de atendimento. As equipes de vacinadores atenderão das 14h às 19h. No prédio da Escola do Legislativo, no bairro Arigolândia, o atendimento segue das 9h às 16h.

Nestes locais são ministradas 1ª, 2ª e 3ª doses. É necessário apresentar documento com fotografia, carteira de vacinação e carteira do SUS.

A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, manifestou preocupação com o fato de que é cada vez maior o contingente de pessoas que deixa de buscar a imunização a partir dos 12 anos. “É importante que os pais dos adolescentes os estimulem a busca pela única proteção garantida contra a covid-19”.

A relevância da imunização é maior por conta das iniciativas para conter a variante delta, transmitida com maior rapidez e apresenta sintomas que podem ser confundidos com gripe.

“A pandemia precisa ser combatida com todos os esforços e a vacina é a principal arma, é a melhor forma de proteger contra a doença”, reforçou a gerente de Imunização.

60 ANOS

Leia Também:  Justiça autoriza governo do Acre contratar médicos formados no exterior sem CRM

Acima de 60 anos, e com esquema vacinal completo há 180 dias, pode receber o reforçoO início da vacinação com a 3ª dose para idosos a partir dos 60 anos deve apresentar, nos primeiros dias, pouca demanda. Segundo Elizeth Gomes, isto ocorre porque vários critérios estavam em vigor na aplicação da 1ª dose e isto reflete nos prazos para a 2ª e 3ª doses, consequentemente.

A idade e a ordem de cadastro no aplicativo SASI, por exemplo, foram determinantes no atendimento.

Nas próximas semanas o número de habilitados para a 3ª dose deve ser maior e a estrutura de vacinação será alterada para que todos possam ser atendidos com todo conforto.

Estão aptos para receber a 3ª dose as pessoas que completaram o esquema vacinal há 180 dias e pessoas com baixa imunidade (os chamados imunossuprimidos) que tomaram a segunda dose há ao menos 28 dias.

SERVIÇO

Local: Porto Velho Shopping
Endereço: Avenida Prefeito Chiquilito Erse com avenida Calama (zona Norte)
Horário: das 14h às 19h

Local: Escola do Legislativo
Endereço: Rua Major Amarante, 390, bairro Centro
Horário: 9h às 16h

Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais

Leia Também:  Coronavírus não chegou apenas a cerca de 40 países ou territórios no mundo; veja porquê

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Cinco superalimentos que combatem o colesterol perigosamente elevado

Publicados

em

O colesterol é uma substância que existe naturalmente no organismo e que por si só não representa qualquer perigo para a saúde.

Contudo, e conforme explica um artigo publicado no site da AdvanceCare, é quando existe inflamação que a lipoproteína de baixa densidade – o LDL, também conhecido por colesterol ‘mau’-, começa a formar placas e coágulos, fixando-se nas paredes das artérias, bloqueando a circulação sanguínea e consequentemente aumentando o risco de ocorrência de ataque cardíaco ou de AVC.

Entretanto, ao invés, o HDL – colesterol ‘bom’ – contribui para a ‘limpeza’ do LDL. Conduzindo a substância nociva para ser metabolizada pelo fígado, evitando por sua vez a acumulação de gorduras na corrente sanguínea.

Por outras palavras, existe um tipo de colesterol que funciona a favor da nossa saúde. Todavia, níveis perigosamente elevados de LDL são uma fonte real de preocupação e uma ameaça iminente para a saúde.

Chá verde

Este poderoso chá é uma fonte natural de antioxidantes, combate o envelhecimento das células e combate os índices elevados de LDL.

Leia Também:  Prefeito de Novo Horizonte pede apoio de Maurão para aquisição de van

Leguminosas

Alimentos como feijão, ervilhas ou lentilhas reduzem a absorção de colesterol. As leguminosas são ricas em pectina, que diminuem ativamente os níveis de LDL e do colesterol total. E como se não bastasse a substância estimula a produção de HDL.

Alho

O alho é abundante em alcina, um componente que leva à redução do colesterol ‘mau’.

Romã

De acordo com um estudo da Academia Nacional de Ciências espanhola, o suco da romã reduz a acumulação de resíduos de colesterol, aumentando a produção de ácido nítrico. Aumentando igualmente o HDL, e assim reduzindo o risco de aterosclerose – a acumulação de gordura nas artérias.

Salmão

Este peixe não só é saboroso como uma excelente fonte de ômega 3, um ácido gordo essencial cujo consumo regular já foi associado a taxas menores de doenças cardiovasculares e até de depressão. A sardinha e o atum também são ricos em ômega 3.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA