Rondônia
Setic garante infraestrutura tecnológica na Rondônia Rural Show Internacional
Rondônia


Para auxiliar na comunicação a Setic está disponibilizando 19 telefones Voip´s às secretarias presentes no evento
Faltando pouco mais de um dia para a 9ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) está pontuando todos os preparativos que viabilizarão a infraestrutura tecnológica para a feira. Além do planejamento da infraestrutura tecnológica que já está em execução, outra ação será o lançamento do Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia – “Solar”, que acontecerá no dia 23 no estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam durante a Rondônia Rural Show Internacional.
A Setic, tem providenciado os melhores equipamentos para garantir a qualidade da tecnologia no evento, onde serão disponibilizados 19 telefones VoIP´s – dispositivos conectados a um sistema de telefone IP, utilizando a rede de área local, para atender diversas secretarias durante o evento, facilitando no acesso da comunicação. A superintendência definirá também as regras do fornecimento de conectividade da fibra ótica da feira.
SOLAR
O Sistema Digital Solar, alinhado com o plano estratégico de Rondônia no eixo ambiental e no desenvolvimento territorial, tem como finalidade suprir as necessidades dos serviços ofertados pela Sedam ao cidadão. Automatizando e tornando online todo o processo de licenciamento ambiental desde a solicitação até a emissão da licença, otimizando os prazos, dando maior transparência, em conformidade com os requisitos legais. O sistema também realiza integração com outros serviços tributários, publicações oficiais e assinaturas digitais.
O superintendente da Setic, Delner Freire, afirma que o estado de Rondônia está em processo de inovação tecnológica, com a transformação de um Governo analógico para o digital. O lançamento do sistema “Solar” significa um marco na administração pública, ao retirar a necessidade de que, o cidadão ou empresário, utilize papel para solicitar a outorga de recursos hídricos ou o licenciamento ambiental, trazendo maior transparência e efetividade ao processo, reduzindo o tempo de atendimento e agilizando a implantação de novos empreendimentos.
O diretor técnico da Setic, Maico Moreira, destacou a importância da atuação da Setic na maior feira de agronegócio e tecnologia da região Norte. “O evento é vitrine para mostrar a potencialidade do nosso Estado em várias vertentes incluindo a tecnologia”, finalizou.

Rondônia
Concurso de poesia e redação são lançados pelo Governo de Rondônia a estudantes da Rede Estadual da Capital e interior


A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio – Sesc
Com a premissa de desenvolver e propor um acolhimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, apresentando a rica história regional, por meio da elaboração de poemas e redações, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, lançou nesta quarta-feira (31), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, um concurso de poesia e redação, que tem em comum promover a história e a natureza do Estado.
Com o desenvolvimento destes projetos, o intuito é promover a sensibilização dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre a importância de conhecer o patrimônio histórico e cultural do Estado de Rondônia, para entender o porquê de preservá-lo. A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio-Sesc.


Gilvan Pereira destacou que o concurso de poesia e redação, objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado
O governador de Rondônia, Marcos Rocha declarou que, o projeto tem como objetivo fortalecer a educação e o turismo. “Os estudantes vão passar a vivenciar estes ambientes e sentir vontade de visitar os municípios do nosso Estado, que possuem inúmeras belezas naturais. Junto aos professores, queremos alavancar o setor turístico de Rondônia, com este incentivo para os alunos”, considerou.
O gestor da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior declarou que, o concurso vai motivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura e também, o interesse de conhecer os pontos turísticos do Estado. “O turismo precisa ser retratado dentro das nossas escolas, pois temos vários municípios de Rondônia, que são destaque em atrativos turísticos. Este concurso será uma oportunidade de os alunos despertarem o interesse em conhecer os balneários, as belezas naturais existentes nas regiões do Estado”, salientou.
Para a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, a parceria foi firmada entre os órgãos do Executivo, para o desenvolvimento do concurso. “Cultura, educação e turismo precisam estar lado a lado. Rondônia possui um grande potencial turístico que não era explorado e durante esta gestão, tem sido um diferencial, com isso, trazendo desenvolvimento para o nosso Estado. O concurso é uma forma de os alunos despertarem o sentimento de pertencimento ao saber dos atrativos turísticos, além de fomentar a leitura e a escrita, que são de grande importância”, destacou.
REDAÇÃO TURISMO
Com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”, o público-alvo do projeto Redação Turismo são os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais, cabendo-lhes produzir uma redação, que deverá atender aos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e serão disponibilizadas para correção e instruções dentro da plataforma Revisa Enem.
Todas as escolas estaduais dos 52 municípios do Estado vão participar, e aos estudantes que obtiverem o 1º lugar, será oferecida uma excursão, que terá sua primeira etapa em um city tour na cidade de Costa Marques, e a 2ª etapa, em Porto Velho.
Para o estudante do 9º ano da Escola Bela Vista, de Porto Velho, Caio Victor, as expectativas de participarem do concurso são boas e conta com o auxílio dos professores na produção de sua redação. “Será um momento de me aprofundar sobre o Estado, os locais que recebem visitações e com a ajuda dos professores, espero ir bem e conquistar uma boa colocação”, concluiu.
CONCURSO DE POESIA
Com abordagens sobre “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o Projeto Redação e Poesia destina-se aos estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, matriculados nas escolas estaduais de ensino fundamental, que ofertam educação integral nos seguintes municípios:
- Porto Velho: Escola Eloísa Bentes Ramos; Escola Bela Vista e Escola Juscelino Kubitscheck.
- Buritis: Escola Marechal Rondon;
- Cacoal: Escola Carlos Drummond de Andrade; Escola Honorina Lucas Brito.
- Jaru: Escola Nilton Oliveira de Araújo.
- Pimenta Bueno: Escola Valdir Monfredinho.
- Rolim de Moura: Escola Monteiro Lobato.
- Nova Brasilândia D’Oeste: Escola Alexandre de Gusmão.
- Vilhena: Escola Deputado Genival Nunes da Costa.
Aos estudantes que obtiverem o 1º lugar nas 11 escolas citadas, serão contemplados com um city tour nos pontos turísticos das respectivas cidades, um kit com lembranças e um certificado de participação no concurso.
Fonte: Governo RO
-
Rondônia5 dias atrás
ConQueijo 2023 premia os melhores produtos nas categorias Minas Padrão, Massa Filada, Coalho, Provolone e Mussarela
-
Rondônia5 dias atrás
Primeira grife indígena do Estado é lançada durante a 10ª Rondônia Rural Show
-
Porto Velho6 dias atrás
AGRICULTURA Porto Velho lidera na produção de banana, macaxeira, melancia e outras culturas
-
Chutando de bico6 dias atrás
Chutando de bico!
-
Agronegócio7 dias atrás
Brasil deve colher quase 51 milhões de sacas de café e manter o primeiro lugar na produção mundial
-
Brasil2 dias atrás
Briga generalizada em área comercial de São Paulo deixa um ferido
-
Porto Velho6 dias atrás
MAIO AMARELO Alunos do Instituto Municipal de Educação (IME) Engenheiro Francisco Erse recebem palestra de segurança no trânsito
-
Porto Velho6 dias atrás
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIANomes dos logradouros públicos da Vila Caldeirita são oficializados através de decreto