PORTO VELHO
Pesquisar
Close this search box.

Política

Comissão modifica tamanho de reservas extrativistas em Rondônia

Política

O objetivo é corrigir as distorções históricas relativas à reserva do Ouro Preto, criada em 1990, quando algumas áreas já estavam ocupadas por intensa atividade agropecuária.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (22) um substitutivo de Jorge Viana (PT-AC) ao projeto que reduz o tamanho da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto e amplia a Reserva Extrativista do Lago Cuniã, ambas em Rondônia.

Segundo Viana, seu substitutivo foi construído após longas negociações com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), com o conselho deliberativo da reserva do Ouro Preto e com o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS).

O objetivo do PLS 206/2007 é corrigir as distorções históricas relativas à reserva do Ouro Preto, criada em 1990, quando algumas áreas já estavam ocupadas por intensa atividade agropecuária. O senador propõe, no entanto, como contrapartida, que a redução do tamanho da Ouro Preto para acomodar a situação seja compensada pela expansão da reserva do Lago Cuniã.

— As distorções na reserva Ouro Preto, que subsistem há décadas, apenas resultaram em insegurança jurídica, conflitos e, consequentemente, pressões para o poder público, por parte daqueles que deveriam desenvolver as atividades agropecuárias sem maiores preocupações. Este texto que apresento soluciona todos os conflitos e, ao final, amplia em 3.593 hectares as áreas de conservação.

Viana ainda lembrou que a ampliação da reserva do Lago Cuniã atende um pedido do Conselho Nacional de Seringueiros. O senador ainda explicou que seu substitutivo tem o apoio do autor da proposta, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O texto final retira cerca de 20 dos mais de 200 hectares da Ouro Preto, 35% a menos que a proposta original, e amplia em 24 hectares a reserva do Lago Cuniã.

  • A análise do PLS 206/2007 segue agora para a Comissão de Meio Ambiente (CMA).
Agência Senado
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

PF e PM combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Publicados

em

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de skunk.

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar/RO, interceptou e apreendeu nesta quinta-feira, 25/4, aproximadamente 122kg de maconha, em um distrito de Alta Floresta d’Oeste/RO. A droga era transportada em dois veículos utilitários.

Durante fiscalização de rotina, na Rodovia RO-135 próximo ao distrito de Porto Rolim de Moura do Guaporé/RO, as equipes policiais abordaram dois veículos que seguiam juntos. Ao abrirem as caçambas dos veículos, foram localizados dois tóneis de combustível com considerável quantidade de tabletes de droga.

Os condutores foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná/RO, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

A ação faz parte de um esforço conjunto entre as forças policiais para a repressão ao tráfico de drogas na zona da mata do estado de Rondônia.

A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA