Rondônia
Estudantes representam Rondônia no Projeto Embaixadores do Brasil Central, em Brasília
Rondônia
Três estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino estão entre os 21 selecionados para participar do Projeto Embaixadores do Brasil Central, que visa incluir estudantes nas discussões sobre mudanças nas políticas públicas e nas diferentes perspectivas da diplomacia. O evento começou na terça-feira (8), e segue até esta quinta-feira (10), em Brasília. Com o tema “Diplomacia e Inovação”, a primeira edição da iniciativa pretende aprimorar o conhecimento dos jovens sobre relações internacionais, por meio de uma imersão nas embaixadas de seis países, além da sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os estudantes estão sendo acompanhados pelo professor da secretaria, Vanderlei Ferreira dos Santos. “Este momento foi pensado para levar os jovens a refletirem sobre desafios futuros, incentivando-os a aplicar o conhecimento adquirido em suas comunidades”, explicou.
Além das visitas à embaixada da Austrália, os alunos visitaram as representações do Chile, China, Portugal, Suíça e Reino Unido. Os estudantes interagiram com especialistas e participarão de sessões educativas em um museu interativo no Setor Cultural Sul, e no Instituto Rio Branco, principal escola de formação de diplomacia do Brasil.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o quanto é importante um estudante ter esse tipo de oportunidade. “Os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e refletir sobre os conhecimentos adquiridos, que serão levados de volta às suas comunidades, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação.”
SELEÇÃO DOS ALUNOS
A seleção dos três alunos levou em conta os conhecimentos de geopolítica, fluência na língua inglesa, boa comunicação, postura e comportamento disciplinar, e sobretudo, ser estudante do 2º ano do ensino médio da Rede Pública Estadual.
Participam do projeto as estudantes Sofia Carolina Silva de Souza, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, de Porto Velho; Stella Ayanna de Meira Santiago, da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Alejandro Yague Mayor, de Ji-Paraná; e o estudante Renato Dantas Rodrigues, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina. em Cacoal. Os estudantes estão tendo novas experiências, com discussões sobre inovação, criatividade e o impacto no futuro do Brasil Central.
MOTIVAÇÃO
A estudante Sofia Carolina destacou que a experiência está sendo transformadora. “Estou com um sentimento de gratidão. Tudo que vivemos de aprendizado é incrível. Aprender como podemos ajudar nossa comunidade é o mais gratificante. Estamos conhecendo sobre coisas que vamos levar para vida”, declarou.
Stella Ayanna pontuou acerca da seleção para participar do projeto, e de como estava ansiosa por tudo que poderia viver no evento. “Estou muito feliz porque fomos muito bem recebidos e recebemos todo o suporte do nosso estado para estar aqui. É sem duvida uma experiência ímpar na minha vida.”
Segundo o estudante Renato Dantas, todas as suas expectativas foram superadas no Projeto Embaixadores. “Estou maravilhado. Aprendemos muito sobre relações exteriores e estou bastante motivado para levar o que aprendemos para nossa cidade.”
DIPLOMACIA E INOVAÇÃO
O Projeto Embaixadores do Brasil Central é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que é formado pelos estados do Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal. O consórcio foi criado em julho de 2015, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados consorciados, mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas, para assim tornar a região ainda mais competitiva.
Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial. A cerimônia de encerramento ocorrerá no SESI Lab, nesta quinta-feira (10).
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Nova lei em Rondônia estabelece diretrizes para prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes nas escolas
O governo de Rondônia sancionou a Lei nº 5.948, na quarta-feira (8), que estabelece diretrizes para a implementação de ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública e privada do estado. A nova legislação representa um avanço na promoção da saúde infanto-juvenil e garante o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a inclusão social de jovens com a referida condição.
O governador em exercício, Sérgio Gonçalves destacou que, a Lei representa um importante marco para a saúde e o bem-estar da população infanto-juvenil de Rondônia. “A expectativa é que a implementação efetiva da lei traga resultados positivos na redução da incidência do diabetes e na melhoria da qualidade de vida dos jovens rondonienses”.
A Secretária de Estado da Educação (Seduc) Ana Lúcia Pacini, detalhou o que prevê a Lei e citou a definição das diretrizes principais:
Descoberta antecipada e diagnóstico precoce: a lei prioriza a identificação precoce dos fatores de risco que predispõem crianças e adolescentes ao diabetes, um diagnóstico ágil e eficiente.
Estímulo à pesquisa: a legislação incentiva pesquisas voltadas às peculiaridades do surgimento do diabetes na infância e adolescência, bem como o desenvolvimento de procedimentos de prevenção, controle e tratamento.
Campanhas educativas: serão realizadas campanhas educativas para disseminar informações sobre os principais sintomas do diabetes e impactos físicos e psicossociais no desenvolvimento dos jovens.
Hábitos saudáveis: a lei promove a melhoria de hábitos alimentares saudáveis e o estímulo à prática regular de atividade física, visando reduzir os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, e auxiliar no controle da condição.
Integração entre sistemas: A legislação prevê a vinculação entre os sistemas municipal e estadual de ensino e os conselhos de educação e alimentação escolar para a efetivação das ações.
Combate à discriminação: a lei visa combater a discriminação contra crianças e adolescentes com diabetes, assegurando sua inclusão e bem-estar no ambiente escolar.
O Artigo 2º da lei detalha, ainda, as responsabilidades do Poder Público na execução dessas diretrizes, incluindo:
Divulgação de informações: estímulo à realização de palestras e debates para divulgar informações sobre o diabetes, como sintomas, identificação, consequências da hipoglicemia, importância de exercícios físicos e reeducação alimentar.
Criação de bancos de dados: fomento à criação e atualização de bancos de dados com informações sobre o número de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de saúde em Rondônia, incluindo sua condição de saúde e rendimento escolar.
Atuação conjunta dos sistemas de ensino: Possibilitar a atuação conjunta dos sistemas estadual e municipal de ensino ao planejamento, monitoramento, execução e avaliação das ações.
Ampliação de triagem e acompanhamento: aumento das formas de triagem, diagnóstico e acompanhamento de alunos com diabetes ou fatores de risco à doença.
“O Artigo 3º autoriza as escolas da rede pública e privada a celebrarem parcerias com hospitais, órgãos públicos e privados, ONGs, associações profissionais e outras entidades para a implementação dos objetivos da lei”, finalizou Ana Lúcia Pacini.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
Polícia7 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas