Rondônia

Inscrições abertas e gratuitas para o Campeonato de Pesca Esportiva Gigantes de Rondônia

Rondônia

O campeonato é voltado para amadores e profissionais e visa promover a pesca esportiva e a conscientização ambiental 

Estão abertas as inscrições para o Campeonato de Pesca Esportiva Gigantes de Rondônia, promovido pelo governo do estado, e que acontecerá em quatro etapas, entre outubro e novembro de 2024. Com um investimento de R$ 1,3 milhão, o campeonato é voltado para amadores e profissionais, e tem como objetivo promover a pesca esportiva e a conscientização ambiental, além de fomentar o empreendedorismo nas cidades de Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras e Guajará-Mirim. Os interessados podem se inscrever gratuitamente, e para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: https://gigantesderondonia.com.br/ .

O evento é realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com a Associação dos Condutores de Turismo de Pesca Esportiva do Estado de Rondônia (ACPE/RO), e promete movimentar o turismo sustentável e a economia local. As primeiras 100 equipes inscritas a fazer chek-in presencial em cada etapa receberão um kit exclusivo. Os vencedores de cada etapa receberão prêmios que incluem um barco com motor e carretinha. O evento deve atrair cerca de 20 mil pessoas, entre competidores e visitantes, nas quatro localidades.

TURISMO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, destacou a importância do evento. “Estamos focados em fortalecer o turismo em Rondônia, e a pesca esportiva é uma das modalidades que mais atrai turistas. Este campeonato vai além de uma competição, promove a preservação ambiental e a valorização dos nossos rios”, afirmou.

O governador do estado, Marcos Rocha, também enfatizou o impacto do projeto na economia e no turismo local. “O Gigantes de Rondônia incentiva o desenvolvimento econômico das regiões, gerando empregos e renda. Além disso, é uma oportunidade de mostrar a beleza dos nossos rios e a riqueza natural de Rondônia para o Brasil e o mundo”, declarou.

As etapas acontecerão nas seguintes datas:

  • Costa Marques: 12 e 13 de outubro;
  • São Francisco do Guaporé: 19 e 20 de outubro;
  • Pimenteiras: 26 e 27 de outubro;
  • Guajará-Mirim: 2 e 3 de novembro.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Nova lei em Rondônia estabelece diretrizes para prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes nas escolas

Publicados

em

A lei autoriza as escolas da rede pública e privada a celebrarem parcerias com hospitais, órgãos públicos e privados, ONGs, associações profissionais e outras entidades

O governo de Rondônia sancionou a Lei nº 5.948, na quarta-feira (8), que estabelece diretrizes  para a implementação de ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública e privada do estado. A nova legislação representa um avanço na promoção da saúde infanto-juvenil e garante o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a inclusão social de jovens com a referida condição.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves destacou que, a Lei representa um importante marco para a saúde e o bem-estar da população infanto-juvenil de Rondônia. “A expectativa é que a implementação efetiva da lei traga resultados positivos na redução da incidência do diabetes e na melhoria da qualidade de vida dos jovens rondonienses”.

A Secretária de Estado da Educação (Seduc) Ana Lúcia Pacini, detalhou o que prevê a Lei e citou a definição das diretrizes principais:

Descoberta antecipada e diagnóstico precoce: a lei prioriza a identificação precoce dos fatores de risco que predispõem crianças e adolescentes ao diabetes, um diagnóstico ágil e eficiente.

Estímulo à pesquisa: a legislação incentiva pesquisas voltadas às peculiaridades do surgimento do diabetes na infância e adolescência, bem como o desenvolvimento de procedimentos de prevenção, controle e tratamento.

Campanhas educativas: serão realizadas campanhas educativas para disseminar informações sobre os principais sintomas do diabetes e impactos físicos e psicossociais no desenvolvimento dos jovens.

Hábitos saudáveis: a lei promove a melhoria de hábitos alimentares saudáveis e o estímulo à prática regular de atividade física, visando reduzir os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes, e auxiliar no controle da condição.

Integração entre sistemas: A legislação prevê a vinculação entre os sistemas municipal e estadual de ensino e os conselhos de educação e alimentação escolar para a efetivação das ações.

Combate à discriminação: a lei visa combater a discriminação contra crianças e adolescentes com diabetes, assegurando sua inclusão e bem-estar no ambiente escolar.

O Artigo 2º da lei detalha, ainda, as responsabilidades do Poder Público na execução dessas diretrizes, incluindo:

Divulgação de informações: estímulo à realização de palestras e debates para divulgar informações sobre o diabetes, como sintomas, identificação, consequências da hipoglicemia, importância de exercícios físicos e reeducação alimentar.

Criação de bancos de dados: fomento à criação e atualização de bancos de dados com informações sobre o número de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de saúde em Rondônia, incluindo sua condição de saúde e rendimento escolar.

Atuação conjunta dos sistemas de ensino: Possibilitar a atuação conjunta dos sistemas estadual e municipal de ensino ao planejamento, monitoramento, execução e avaliação das ações.

Ampliação de triagem e acompanhamento: aumento das formas de triagem, diagnóstico e acompanhamento de alunos com diabetes ou fatores de risco à doença.

“O Artigo 3º autoriza as escolas da rede pública e privada a celebrarem parcerias com hospitais, órgãos públicos e privados, ONGs, associações profissionais e outras entidades para a implementação dos objetivos da lei”, finalizou Ana Lúcia Pacini.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA