Rondônia
Força-tarefa da Sesau e Comitê de combate ao mosquito Aedes aegypti definem mutirões em Porto Velho
Rondônia
A maioria dos estudantes do 5º ao 9º anos da rede estadual deve ser convocada para fazer parte da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Eles atuarão como multiplicadores e fiscais dentro de casa e junto à comunidade dos cuidados que a população precisa ter para evitar criadouros do mosquito.
A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (6) pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, durante reunião da força-tarefa e Comitê Estadual de Controle do Aedes aegypti, formada por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Lacen, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entre outros órgãos parceiros.
A ação vai focar na conscientização da importância de manter os quintais limpos, em especial nos bairros com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Velho, mostrando para a população sua importância no combate às doenças, e que a prevenção é o melhor remédio, considerando que não há vacina e, o mais importante: se o mosquito não nascer, não haverá transmissão.
Durante a reunião, o secretário Pimentel destacou que, apesar das campanhas de divulgação feitas pelo governo federal e estadual, ainda há muita resistência da população em atender ao agente de endemias, para que o profissional, com base no treinamento que recebeu, possa fazer a vistoria domiciliar e identificar possíveis focos e criadouros do mosquito.
A força-tarefa está agendando uma série de mutirões nas áreas com maior proliferação do mosquito. O primeiro acontecerá na próximo segunda-feira (13). Estão listados para receber as ações dos mutirões os bairros Jardim Santana, São Francisco, Mariana e Socialista, todos da zona Leste da capital. Nestas áreas, o índice e infestação apontada por Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti Liraa é de 6,6. O levantamento é feito pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).
PLANEJAMENTO
Em novembro do ano passado ficaram definidas ações como: apoiar tecnicamente os gestores municipais nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; ofertar capacitação permanente para profissionais de saúde e militares; reforçar as visitas domiciliares com a participação das forças armadas em municípios estratégicos; além de fornecer equipamentos e veículos com UBV pesado (versão mais forte do fumacê para combate ao mosquito) para municípios que enfrentam dificuldades com elevado índice de infestação predial.
Pelo planejamento, essas seriam as principais estratégias que o governo de Rondônia definiu para serem executadas em 2017, no combate ao Aedes Aegypti. Durante a reunião do ano passado, o tema foi debatido com representantes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), da Marinha, Força Aérea e Exército Brasileiro. A meta é fortalecer a parceria e planejar estratégias para eliminar os focos do Aedes.
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom Governo de Rondônia
Rondônia
Governo de RO forma novos sargentos e promove oficiais e praças da Polícia Militar
O governo do estado realizou as formaturas de promoções na Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024 , na quinta-feira (26). O evento aconteceu em uma instituição religiosa localizada no Bairro Cuniã, em Porto Velho, e marcou um momento especial de valorização dos profissionais da segurança pública, destacando o compromisso com a capacitação e o reconhecimento da carreira militar.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da segurança pública. “As promoções e formação representam o engajamento do governo do estado com a valorização e capacitação da Polícia Militar. Cada avanço na carreira dos nossos policiais reflete na qualidade da segurança oferecida à população.”
PROMOÇÃO E CAPACITAÇÃO
Durante a solenidade foram promovidos 3 majores a tenente-coronel; 2 primeiros-tenentes a capitão; 48 segundos-tenentes a primeiro-tenente do quadro de administração; 75 terceiros-sargentos a segundo-sargento; e 289 soldados a cabo PM. Além disso, foi concluído com êxito o CFS 2024, que capacitou 69 novos sargentos para desempenharem funções de liderança e gestão no âmbito militar.
Com uma carga horária de 850h e investimento de R$ 952.525,88 mil, o Curso de Formação de Sargentos teve duração de seis meses, nas modalidades presencial e Educação a Distância (EaD), abrangendo conteúdos como:
- Cultura Jurídica;
- Práticas Policiais;
- Técnicas de Funções Militares;
- Instruções práticas de Armamento, Munição e Tiro Policial.
AVANÇOS NA SEGURANÇA
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Régis Braguin, enfatizou o impacto das promoções e do curso para a Corporação. “Cada promoção e cada formação são passos fundamentais na construção de uma Polícia Militar ainda mais eficiente e preparada. Parabenizo cada oficial e praça que hoje avançam em sua trajetória profissional.”
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel BM Felipe Bernardo Vital, ressaltou os avanços alcançados na segurança. “Esse evento simboliza o respeito e a dedicação que a gestão estadual tem com a segurança pública. Estamos avançando na profissionalização e na capacitação dos nossos policiais, que são verdadeiros pilares na proteção da sociedade.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia7 dias atrás
OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO DE ROUBO DURANTE AÇÃO EM NOVA LONDRINA
-
Rondônia7 dias atrás
Governo de RO regulamenta programa “Contribuinte Legal” para impulsionar ambiente empresarial do estado
-
Polícia7 dias atrás
JI-PARANÁ – ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO DE PRIMEIRO INTERVENTOR EM CRISES POLICIAIS É MARCADO POR SOLENIDADE
-
Polícia7 dias atrás
Apreensão de Motocicleta Furtada em Monte Negro: Adolescente Infrator foi apreendido
-
Rondônia4 dias atrás
Obras de capa asfáltica estão em andamento na RO-473 entre Teixeirópolis e Urupá
-
Polícia4 dias atrás
10º BPM – POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO EM ROLIM DE MOURA E PARECIS
-
Agronegócio7 dias atrás
MT começa a colher, enquanto outros estados ainda plantam
-
Polícia7 dias atrás
Formatura da Polícia Militar Mirim de Ji-Paraná celebra conquistas e homenagens