SEMELHANTE A ARMA DE FOGO
Brinquedo famoso nas periferias tem causado “pânico” e requer responsabilidade
Polícia
Uma advogada afirma que por conta da semelhança com as armas reais pode prejudicar o trabalho policial, principalmente em emergências.
Nas últimas semanas, armas que disparam bolinhas de gel se popularizaram nas periferias de diversas cidades, levando crianças e adultos a participar de “batalhas” nas ruas. No entanto, o que deveria ser apenas uma forma de entretenimento tem gerado preocupação, já que esses brinquedos imitam fuzis, pistolas e outros tipos de armamentos.
BRINQUEDOS CONFUNDIDOS COM ARMAS DE FOGO
No dia 13 de setembro, a Polícia Militar capturou dois jovens no Bairro Novo Maracanaú, em Maracanaú (CE), em posse de duas armas de brinquedo. Os agentes foram acionados para uma ocorrência de disparo de arma de fogo em via pública. Os militares avistaram vários suspeitos em motos. Houve perseguição e os dois homens foram abordados.
A Polícia Militar afirmou que por essas armas serem facilmente confundidas com uma arma de fogo são proibidas por lei a ‘comercialização, fabricação, venda ou até mesmo a importação de armas de brinquedo, e réplicas’. O uso deve ser feito de forma responsável, visível e que não gere dúvidas quanto ao seu emprego.
COMERCIALIZAÇÃO NÃO É CRIME
A advogada de direito civil Andreza Lima explica que a comercialização das armas de brinquedo não é crime, porém a venda precisa seguir regras. Ela afirma que por conta da semelhança com as armas reais pode prejudicar o trabalho policial, principalmente em emergências.
“Por conta da semelhança com as armas reais, as pistolas podem ser consideradas também reais, sendo possível confundir não somente a população que vive nessas regiões onde esse tipo de brincadeira acontece, mas também policiais no seu patrulhamento diário ou em uma situação até mesmo de emergência […] esse tipo de brincadeira pode-se gerar vários problemas. Desde o incidente de trânsito, ferimentos é até o mal-entendido. Exibindo essa arma de brinquedo pode-se interpretar de várias formas. Inclusive, se estão utilizando para a prática de algum crime”, explicou a advogada ao g1.
QUAIS PUNIÇÕES SERÃO APLICADAS?
O uso desse tipo de arma pode trazer problemas jurídicos para crianças e adolescentes. As punições vão de apreensão e se depender do caso pode haver a ida da criança ou jovem para um centro de internação.
“Não existe nenhuma pesquisa que comprove de que brincar com armas de brinquedo faz você se tornar uma pessoa violenta, certo? Mas o fato de, em algumas brincadeiras, a violência estar sempre presente, isso mostra a construção da nossa sociedade. Porque as crianças brincam com o imaginário, então a arma é uma representação de algo, algo que mata, algo que pode destruir […] e se a gente for indo para mais antigamente, os meninos, as crianças, brincavam com espadas, que era outro simbolismo de um instrumento de guerra. Então a brincadeira infantil, ela demonstra muito dos valores e do que acontece na sociedade naquele momento. Então reitero, o problema não é a arma, o problema é a violência”, explica a psicóloga Natasha Gomes Barrocas ao g1.
Polícia
PM prende dois homens em flagrante por tráfico de drogas em Buritis
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) segue de forma incansável combatendo a criminalidade na cidade de Buritis. Já no início do ano dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Os criminosos foram detidos em ocorrências distintas, sendo nos dias 1 e 2 (quarta e quinta-feira), respectivamente.
Primeira ocorrência
A primeira ocorrência foi registrada pela equipe do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) durante a madrugada da última quarta-feira, 1, durante as festividades de Réveillon nas proximidades da Praça Jonas Ferreti. Durante a abordagem o conduzido correu da guarnição, porém foi interceptado após a tentativa de fuga.
Na ocasião, o abordado estava bastante agressivo e tentou agredir os policiais, sendo necessário uso moderado da força para contê-lo e também das algemas, para resguardar a integridade física dele próprio e dos militares.
A busca pessoal resultou na apreensão de sete invólucros de substância entorpecente análoga à cocaína e 107 reais em espécie. O homem, que já foi preso pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo, direção perigosa e tráfico de drogas, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), juntamente com o material apreendido para ser apresentado ao delegado plantonista.
Segunda ocorrência
A segunda prisão ocorreu na madrugada de quinta-feira, 2, no Setor 03, durante o patrulhamento ostensivo e preventivo da guarnição de serviço. Os policiais realizaram uma abordagem a um homem que estava pilotando uma moto sem placa.
Durante a abordagem foi constatado que o veículo estava irregular com as características alteradas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante a busca pessoal foram foram encontrados com o abordado 35 invólucros de substância análoga à cocaína.
O criminoso recebeu voz de prisão e foi conduzido à Unisp para o registro da ocorrência juntamente com o material apreendido.
Fonte: Seção de Comunicação Social (P-5) da CIPO
Fotos: divulgação / CIPO
Fonte: PM RO
-
Rondônia5 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia4 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Rondônia5 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Famosos6 dias atrás
GATA E PODEROSA!
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Polícia7 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia