Rondônia

Câmeras que monitoram turbinas aumentam segurança da Hidrelétrica Santo Antônio

Rondônia

O sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas nas unidades geradoras da Hidrelétrica Santo Antônio é inédito no Brasil. “Nós não temos a informação que este sistema seja utilizado em outra hidrelétrica”, afirma o engenheiro Hélio Hayashida, da empresa que forneceu os equipamentos.

Trinta e duas das 50 unidades geradoras da hidrelétrica já têm instaladas no seu interior um sistema inédito de três câmeras de vídeo, que permitem ao operador manter uma inspeção constante e acionar a manutenção, se notar algo incomum.

A cada oito unidades geradoras há uma Sala Local, de onde são visualizadas as imagens das máquinas sob sua responsabilidade. São duas câmeras fixas, uma instalada na turbina e outra no gerador, além de uma Speed Dome, que tem giro de 360° e um zoom capaz de aproximar 30 vezes.

Segundo o operador da Sala Local 2, responsável por oito unidades geradoras, Ednei Dias da Rocha, é possível acompanhar o que acontece dentro do sistema e seguir os procedimento de segurança, quando necessário. “É possível detectar algum problema, comunicar ao Comando Central e acionar a manutenção”, explica.

A área de Automação, Proteção e Controle da Hidrelétrica Santo Antônio foi quem projetou o sistema. O analista de Sistemas Digitais Carlos Bortoli explica que no início do ano que vem as unidades geradoras da Casa de Força 4 também receberão as câmeras e, com as salas de controle interligadas, o acesso às imagens será possível de qualquer ponto da hidrelétrica.

“Além da área de Operação e Manutenção, a Segurança do Trabalho também utiliza o sistema para checar se a equipe ou terceirizados estão utilizando o equipamento de proteção individual (EPI)”. As imagens são armazenadas por quinze dias e se houver um acidente ou incidente é possível verificar, pela gravação o que aconteceu.

JOSÉ CARLOS DE SÁ

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Rondônia

Governo de RO divulga calendário de pagamento para 2025, garantindo transparência e planejamento para servidores

Publicados

em

O primeiro pagamento de 2025 será destinado aos aposentados e pensionistas do Iperon, marcado para o dia 24 de janeiro; aos servidores ativos, o pagamento será dia 31 de janeiro

O governo de Rondônia publicou no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), a Portaria nº 8.638 com o calendário anual de pagamento para o ano de 2025, contemplando as datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas. O cronograma inclui também, as datas de liberação das duas parcelas do 13º salário, em um esforço que reflete o compromisso da administração estadual com a valorização e o planejamento financeiro dos servidores.

Os cronogramas incluem as duas parcelas do 13º salário

O planejamento do calendário é resultado do trabalho integrado entre a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). Para os aposentados e pensionistas, o processo é realizado pela Segep em conjunto com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon).

Para o vice-governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a medida fortalece a transparência e responsabilidade fiscal. “O calendário foi planejado conforme as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal, para garantir clareza e previsibilidade aos servidores e contribuindo para uma gestão eficiente e transparente”, enfatizou.

Conforme o cronograma divulgado, o primeiro pagamento de 2025 será destinado aos aposentados e pensionistas do Iperon, marcado para o dia 24 de janeiro. Para os servidores ativos, o pagamento será realizado em 31 de janeiro.

O superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues, destacou a importância de oferecer previsibilidade aos servidores. “A divulgação antecipada das datas de pagamento permite ao servidor planejar sua vida pessoal com mais tranquilidade e segurança”, afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA