Rondônia

Destaque das ações do governo de RO de 21 a 27 de setembro

Rondônia

Operação Temporã: ações resultam em prisões e apreensões no combate aos incêndios florestais

Apresentação de resultados da “Operação Temporã” com investigações que resultaram em prisão de suspeitos de envolvimento nos incêndios florestais criminosos na região do Parque Estadual Guajará-Mirim. União de esforços com o governo federal e iniciativa privada. Orientações à população para cuidados com a saúde e enfrentamento à crise hídrica. Essas e outas ações estão entre os destaques da semana do governo do estado.

  • INVESTIGAÇÕES

O governo de Rondônia apresentou esta semana, os resultados das investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), como parte da força-tarefa da “Operação Temporã”. Três suspeitos foram presos autuados em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo. Foram apreendidas nove armas de fogo, entre elas, espingarda de calibre 12 e carabina 9 milímetros; mais de 200 munições de diferentes calibres; sacas de semente de capim; celulares; 500 litros de querosene e veneno; radiocomunicadores que seriam utilizados para comunicação entre os envolvidos. Conforme a legislação federal, coube fiança paga pelos mesmos que continuarão respondendo à Justiça.

Matéria na íntegra

  • RECURSO FEDERAL

Recursos foram anunciados

O governo federal anunciou que vai liberar para 11 estados em situações críticas de queimadas, R$ 400 milhões em recursos para ações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), visando o combate aos incêndios florestais. O anúncio ocorreu durante um encontro em Brasília, que contou com a participação de ministros e órgãos federais, os quais atuam em conjunto para prevenção e combate aos focos, além da punição aos crimes ambientais.

Matéria na íntegra

  • SOLUÇÕES CONJUNTAS 

Com o objetivo de unir esforços no enfrentamento da crise hídrica e incêndios florestais, em sua maioria criminosos, que afetam a região, o governo de Rondônia promoveu três reuniões com dirigentes do setor produtivo e das federações de indústria e comércio do estado. Durante os encontros, realizados pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), foram destacados a relevância de ações de conscientização e necessidade de reforçar a parceria entre governo do estado e o setor, para diminuir os impactos da crise e buscar soluções conjuntas ao uso sustentável dos recursos hídricos.

Matéria na íntegra

  • ORIENTAÇÕES E CUIDADOS

Devido à fumaça causada pelos incêndios florestais, em sua maioria criminososo governo de Rondônia orienta população sobre os riscos de alergias respiratórias, causadas pela poluição do ar. Durante o período de seca, a poeira e fumaça se intensificam, comprometendo a qualidade do ar e afetando, principalmente, crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite alérgica.

Matéria na íntegra

  •  CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO

O evento é fruto do diagnóstico ambiental

Com o propósito de orientar os produtores rurais sobre a crise hídrica e os procedimentos de dispensa e emissão de outorgas para atividades que utilizam recursos hídricos, o governo de Rondônia apresentou em Ouro Preto do Oeste, o resultado do diagnóstico ambiental que tem sido realizado na bacia do Rio Boa Vista, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos naturais e continuidade das atividades rurais de maneira sustentável, ambientalmente consciente.

Matéria na íntegra

  • ESTIAGEM NOS MUNICÍPIOS

Com o objetivo de auxiliar os municípios que foram reconhecidos pela União em situação de emergência devido à estiagem e aos incêndios florestais, a Coordenadoria Estadual de Proteção de Defesa Civil (Cepdec-RO) ofereceu suporte técnico e capacitação para representantes das Defesas Civis Municipais. A ação reafirma o empenho do governo de Rondônia, através do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e da Defesa Civil Estadual em promover a segurança e o bem-estar da população, fortalecendo a capacidade de resposta dos municípios diante de desastres naturais.

Matéria na íntegra

  • DIA DA ÁRVORE

Conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Alunos de escolas urbanas e rurais de Colorado do Oeste participaram de palestras e atividades práticas, e foram orientados sobre os métodos corretos de plantio e a relevância de cada espécie para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é promover conscientização sobre a importância de manter a biodiversidade e qualidade de vida da população. Na atividade organizada pelo governo de Rondônia foram distribuídas 300 mudas de plantas.

Matéria na íntegra

  • ORIENTAÇÃO

Para assegurar a qualidade da água consumida em casa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recomenda o uso de purificadores domésticos, que ajudam a remover sujeiras, cloro e sedimentos restantes do processo de tratamento. Os equipamentos são eficazes para garantir que a água utilizada para beber, cozinhar e tomar banho seja segura e livre de contaminações. A medida é necessária devido ao período de estiagem e diminuição do lençol freático, concentração de contaminantes nos reservatórios de água, como poços, elevando o risco de doenças transmitidas por água contaminada.

Matéria na íntegra

  • AÇÕES CONJUNTAS

Governo está atuando para oferecer suporte às regiões

Com o intuito de intensificar as ações de apoio às comunidades que enfrentam a escassez hídrica e incêndios florestais criminosos, o governo de Rondônia tem trabalhado em conjunto com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), para avaliar e oferecer suporte às regiões mais impactadas pela estiagem e incêndios florestais. A equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Ministério da Saúde têm realizado visitas a locais como Porto Velho, Guajará-Mirim e comunidades indígenas de Nova Mamoré, onde estão enfrentando a falta de água potável.

Matéria na íntegra

  • SUSTENTABILIDADE

O governo de Rondônia definiu ações para prática de uma agricultura sustentável no estado. Através do Plano de Ação Estadual (PAE/ABC+RO) são adotadas práticas tecnológicas que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa, amparadas nas políticas públicas propostas pelo governo federal para controle da emissão de carbono. Para tratar do tema e coordenar essas ações, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) participou, em Vilhena, de uma reunião envolvendo as instituições integrantes do Grupo Gestor Estadual do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima, Baixa Emissão de Carbono e Desenvolvimento Sustentável na Agropecuária (GGE/ABC+/RO).

Matéria na íntegra

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Rondônia

Recursos da Lei Paulo Gustavo beneficiam mais de 340 projetos em Rondônia: 150 já foram contemplados

Publicados

em

Com mais  de 340 projetos culturais foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) em Rondônia. destes, 150 já receberam os recursos, e os demais proponentes serão pagos até o dia 14 de janeiro de 2025. Os editais da LPG, lançados em fevereiro de 2023, foram estruturados com o objetivo de fortalecer as políticas públicas culturais de Rondônia. Ao todo, foram publicados cinco editais, as inscrições ocorreram por meio de uma plataforma exclusiva para atender o edital da LPG. A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) concluiu os empenhos necessários, permitindo o início da liberação dos valores.

Segundo o secretário interino da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a Lei Paulo Gustavo é mais do que um mecanismo de financiamento; é um instrumento que fortalece a identidade cultural de Rondônia e promove a valorização dos artistas locais. “Estamos comprometidos em garantir que os recursos sejam liberados de forma rápida e eficiente, permitindo que os projetos culturais saiam do papel e impactem positivamente na comunidade,” ressaltou. 

SOBRE A LEI PAULO  GUSTAVO 

Criada pela Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, a Lei Paulo Gustavo é uma resposta emergencial do Ministério da Cultura aos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Com um repasse nacional de R$ 3,8 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal, a legislação visa mitigar os impactos sofridos pelo setor cultural, garantindo que iniciativas artísticas continuem a florescer em um período de recuperação econômica e social.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA