Rondônia
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino são selecionados para o projeto Embaixadores do Brasil Central
Rondônia
O governo de Rondônia divulgou nesta sexta-feira (27), os três estudantes do 2º ano do ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino selecionados no Projeto Embaixadores do Brasil Central. O evento vai acontecer em Brasília, entre os dias 8 e 10 de outubro.
Os estudantes serão acompanhados durante o evento pelo servidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vanderlei Ferreira dos Santos. Os três alunos selecionados foram:
- Sofia Carolina Silva de Souza – EEEMTI Brasília (Porto Velho)
- Renato Dantas Rodrigues – EEEFM Cora Coralina (Cacoal)
- Stella Ayanna de Meira Santiago – EEEMTI Professor Alejandro Yague Mayor (Ji-Paraná)
O tema desta edição será ‘Diplomacia e Inovação’, cujo objetivo é estimular os estudantes a partir das experiências de outros países, a trazerem sugestões inovadoras para implementação de políticas públicas em suas realidades locais. Durante a experiência, os estudantes também participarão de uma agenda recheada de atividades imersivas, como visitas às embaixadas do Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça, Suécia e Reino Unido.
SESSÕES EDUCATIVAS
Além das visitas às embaixadas, os estudantes também terão interações com especialistas e participarão de sessões educativas em um museu interativo no Setor Cultural Sul em Brasília e no Instituto Rio Branco, principal escola de formação de diplomacia do Brasil.
De acordo com a coordenadora de Educação Básica da Seduc, Mariy Kathia, os três alunos foram selecionados com base nos conhecimentos de geopolítica, fluência na língua inglesa, boa comunicação, postura e comportamento disciplinar, e sobretudo, ser estudante do segundo ano do ensino médio de uma da rede estadual de ensino”, explicou.
Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, em Brasília eles terão a oportunidade de vivenciar atividades de diplomacia e inovação, que buscam proporcionar aos jovens um aprofundamento em temas relacionados a relações internacionais e desenvolvimento sustentável. “O impacto esperado do projeto vai além da experiência individual dos estudantes. A iniciativa busca inspirar mudanças nas políticas públicas regionais e incentivar a inclusão de diferentes perspectivas nas discussões diplomáticas”, destacou.
O Projeto Embaixadores do Brasil Central não só capacita os jovens participantes, mas também promove um novo entendimento sobre a importância da diplomacia e da inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.
DIPLOMACIA E INOVAÇÃO
O Projeto Embaixadores do Brasil Central é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que é formado pelos estados do Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal. O consórcio foi criado em julho de 2015, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados consorciados mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.
Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Recursos da Lei Paulo Gustavo beneficiam mais de 340 projetos em Rondônia: 150 já foram contemplados
Com mais de 340 projetos culturais foram contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) em Rondônia. destes, 150 já receberam os recursos, e os demais proponentes serão pagos até o dia 14 de janeiro de 2025. Os editais da LPG, lançados em fevereiro de 2023, foram estruturados com o objetivo de fortalecer as políticas públicas culturais de Rondônia. Ao todo, foram publicados cinco editais, as inscrições ocorreram por meio de uma plataforma exclusiva para atender o edital da LPG. A Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) concluiu os empenhos necessários, permitindo o início da liberação dos valores.
Segundo o secretário interino da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, a Lei Paulo Gustavo é mais do que um mecanismo de financiamento; é um instrumento que fortalece a identidade cultural de Rondônia e promove a valorização dos artistas locais. “Estamos comprometidos em garantir que os recursos sejam liberados de forma rápida e eficiente, permitindo que os projetos culturais saiam do papel e impactem positivamente na comunidade,” ressaltou.
SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO
Criada pela Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, a Lei Paulo Gustavo é uma resposta emergencial do Ministério da Cultura aos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Com um repasse nacional de R$ 3,8 bilhões para estados, municípios e o Distrito Federal, a legislação visa mitigar os impactos sofridos pelo setor cultural, garantindo que iniciativas artísticas continuem a florescer em um período de recuperação econômica e social.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Rondônia4 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia4 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Rondônia5 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Famosos6 dias atrás
GATA E PODEROSA!
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Polícia7 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
Você precisa estar logado para postar um comentário Login