Rondônia
Jogos Intermunicipais Socioeducativos acontecem nos dias 29 e 30 de julho, em Ji-Paraná
Rondônia
A cidade de Ji-Paraná vai sediar, nos dias 29 e 30 de julho, mais uma edição dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos (JIS). O evento, promovido pelo governo de Rondônia, conta com a participação de 57 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, oriundos dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena, além de representantes dos estados do Acre e Roraima. Os jogos vão acontecer no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), localizado na Avenida Transcontinental, nº 5.862, no Bairro Santiago.
De iniciativa da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), cinco modalidades vão ser disputadas, sendo atletismo, futsal, xadrez, tênis de mesa e natação. A premiação inclui medalhas e troféus para os vencedores de cada modalidade.
INTEGRAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a prática esportiva é um importante instrumento de inclusão social e reabilitação, e os jogos são uma oportunidade para promover a integração e o desenvolvimento dos jovens.
Segundo a coordenadora de Atendimento ao Adolescente da Fease, Katiliane Dantas Ferreira, os Jogos Intermunicipais Socioeducativos proporcionam, para os adolescentes atendidos, oportunidades de desenvolvimento e integração social.
ESPORTE E RESSOCIALIZAÇÃO
De acordo com o presidente da Fease, Antônio Silva, “o papel dos jogos no processo de avaliação dos adolescentes, embora não exista remissão da medida pela participação nos jogos, as atividades fazem parte do processo avaliativo da medida socioeducativa, e serão registradas nos Planos Individuais do Adolescente (PIA), conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.” Além disso, a Fease tem como propósito contemplar as metas estabelecidas pela Lei 12.594, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que fomenta o esporte e a cultura como mecanismos de ressocialização.”
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (29)
- 9h – Solenidade de abertura e início dos jogos – classificatória Futsal;
- 12h30 às 14h – Intervalo de almoço;
- 14h às 16h – Xadrez;
- 16h às 18h20 – Classificatórias Futsal.
Terça-feira (30)
- 8h – Atletismo;
- 10h – Natação;
- 11h30 às 12h10 – Futsal;
- 12h às 14h – Intervalo de almoço;
- 14h às 15h – Eliminatórias Tênis de Mesa;
- 15h às 16h – Semifinal Tênis de Mesa;
- 16h às 16h30 – Final Tênis de Mesa;
- 17h às 17h35 – Final Futsal.
Confira o cronograma completa das disputas dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos, acessando o link: https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2024/07/Cronograma-dos-Jogos-Intermunicipais-Socioeducativos-JIS-1.pdf.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Lei sancionada pelo governo de RO determina troca de sirenes por sinaleiros musicais nas escolas do estado
Com o intuito de aprimorar o ambiente escolar para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, o governo de Rondônia sancionou no dia 8 de janeiro, a Lei n° 5.964, que determina a substituição gradual de sirenes e alarmes sonoros por sinaleiros musicais nas instituições de ensino públicas e privadas do estado.
Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a nova legislação estabelece que os dispositivos sonoros utilizados para indicar o início e término de turnos, períodos e intervalos serão gradualmente substituídos por sinaleiros musicais. A lei também prevê que as despesas decorrentes da implementação serão cobertas pelas dotações orçamentárias específicas, com possibilidade de suplementação, se necessário. Caberá ao Poder Executivo a elaboração dos regulamentos necessários para a execução da lei, que entrará em vigor 180 dias após a sua publicação.
Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, a medida assegura o bem-estar e o desenvolvimento de todos os alunos. “A substituição das sirenes por sinaleiros musicais representa um gesto de cuidado e respeito, garantindo um ambiente escolar mais tranquilo e propício ao aprendizado. Acreditamos que a medida fará uma grande diferença na vida dos alunos, proporcionando melhores condições para se desenvolverem plenamente”, ressaltou.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, explicou que a reposição dos equipamentos ocorrerá conforme a necessidade, e os novos estabelecimentos de ensino já deverão incluir a instalação dos sinaleiros musicais em seus projetos a partir da vigência da lei. “O objetivo da medida é a proteção de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sons altos e repentinos, como os emitidos por sirenes, podem ser extremamente incômodos e até mesmo desencadear crises. Os sinaleiros musicais, por outro lado, oferecem um estímulo auditivo mais suave e agradável, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.”
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Agronegócio6 dias atrás
Mato Grosso do Sul faz balanço positivo do setor agrícola em 2024
-
Esporte7 dias atrás
Dudu é apresentado no Cruzeiro e revela expectativa por parceria com Gabigol
-
Esporte7 dias atrás
Palmeiras estreia com goleada; Luighi brilha com dois gols e três assistências
-
Agronegócio6 dias atrás
Governo do Piauí vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil lidera mercado global com preços recordes e exportações em crescimento
-
Rondônia3 dias atrás
Selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores, estudante de Rolim de Moura embarca para intercâmbio nos EUA
-
Esporte5 dias atrás
Ponte Preta estréia com vitória sobre o Cuiabá
-
Polícia7 dias atrás
Em 2024, Operação Corta Giro apreende mais de 300 motocicletas
Você precisa estar logado para postar um comentário Login