TJ RO
Magistrados de Rondônia participam de reunião com a Corte interamericana
TJ RO
A capacitação de magistrados e magistradas e a criação de uma rede institucional estão na pauta dos participantes das Unidades de Monitoramento e Fiscalização (UMF) das Decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH). Na manhã de segunda-feira (20/5), representantes de 45 UMFs em tribunais do país estiveram em Brasília para debater soluções que superem os obstáculos que dificultam, no Brasil, a aplicação das normas que reconhecem e protegem a dignidade das pessoas. O desembargador José Jorge Ribeiro da Luz e o juiz Bruno Darwich, membros do GMF de Rondônia, foram indicados pelo presidente, desembargador Raduan Miguel Filho, para representar o TJRO.
A reunião foi iniciativa da Unidade de Monitoramento e Fiscalização (UMF) das Decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e resultou na formação de uma lista com a indicação de pontos focais nos tribunais, a fim de agilizar a comunicação entre as unidades, além de adotar calendário de reuniões com, ao menos, três encontros anuais.
Unidades de Monitoramento
As UMF têm como objetivo atuar nas instituições do Poder Judiciário como mecanismos de implementação das decisões do SIDH – esse é um projeto-piloto, com potencial para replicação em outros 34 países das Américas.
O CNJ e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) firmaram, em 2020, acordo para fortalecer a proteção dos direitos humanos. Em janeiro de 2021, por meio da Resolução n. 364, o Conselho instituiu a UMF/CNJ, e, em janeiro de 2022, com a Recomendação n. 123, indicou ao Poder Judiciário a observância dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos e o uso da jurisprudência da CIDH. Em março de 2022, veio o Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos e, em janeiro deste ano, o CNJ publicou a Resolução n. 544, com modelo e diretrizes para a criação de UMF pelos tribunais.
“Estamos aprendendo a atuar no sistema interamericano, nos qualificando para a melhor articulação do Estado, a fim de que se supere uma falha grave e se evite a sua repetição, o que é uma forma de atuação diferente, que nos sofistica como atores do Estado”, disse o coordenador da UMF/CNJ e juiz auxiliar da Presidência do Conselho, Luís Lanfredi.
Para os magistrados rondonienses a iniciativa é um marco de atuação para a concretização de uma cultura jurídica de direitos humanos no Judiciário nacional, em especial para a materialização das normas da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH) e para a concretização das sentenças, medidas provisórias e opiniões consultivas proferidas pela Corte IDH em relação ao Estado brasileiro. “Nas experiências dos outros países é o executivo que se incumbe dessa missão de monitoramento, aqui no Brasil será o Judiciário”, destacou Bruno Darwich.
Assessoria de comunicação Institucional
Com informações do CNJ e STF
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
Fórum de Presidente Médici comunica suspensão no atendimento presencial nesta quinta-feira (2/1)
A Comarca de Presidente Médici informa à comunidade local e região que o atendimento presencial no fórum está suspenso nesta quinta-feira (2), pois, desde 1º de janeiro de 2025, o prédio está sem energia elétrica na rede estabilizada. Por conta disso, os computadores e rede de internet estão inoperantes.
Todos os procedimentos necessários para solução da questão já foram realizados para que o atendimento presencial seja retomado o mais breve possível. Contudo, o atendimento à população nesse período de recesso forense (até dia 06/01/2025), das 8h às 12h, pode ser feito pelos canais digitais ou pelo plantão judiciário?
(69) 4020-2246 Geral da Comarca
Central de Atendimento da Comarca de Presidente Médici
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Balcão virtual: https://meet.google.com/ccu-eieh-arf
(69) 3309-8171 Telefone/WhatsApp
Plantão forense:
Email da Vara: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Magistrado de plantão: Vinicius de Almeida Ferreira
Servidor de plantão: Weliton Ferreira de Melo (69) 98405-1342
Oficiais de Justiça:
Sabrina Corona Butzke
(69)99284-4065
Ji-Paraná
Amauri Celso Koike
(69)99318-7997
Presidente Médici
Henrique Alves de Jesus
(69)98423-8514
Alvorada do Oeste
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Rondônia5 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia5 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Famosos7 dias atrás
GATA E PODEROSA!
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia5 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Polícia7 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia