TJ RO
Núcleo Psicossocial de Jaru promove oficina de parentalidade e ações junto à comunidade
TJ RO
A atuação visando à prevenção e mediação de conflitos tem sido o foco da equipe formada por assistentes sociais e psicólogos do Núcleo Psicossocial da comarca de Jaru. Além de oficinas voltadas a demandas complexas envolvendo relações familiares, o núcleo também promoveu, neste mês, ações junto à comunidade com objetivo de sensibilizar, prevenir e orientar sobre violações de direitos.
A ação ocorreu em parceria com a Pastoral da Solidariedade. O Nups de Jaru foi representado pelas psicólogas Cristina Tiengo Silva e Raiane Légora Bozi, e pela assistente social Maria Gilzônia Mota Silva. Também fez parte da mobilização a entidade Alcoólicos Anônimos, representada por Francisco Corrêa Farias Neto, o qual, além de compor o quadro de servidores do Poder Judiciário, também atua como facilitador no Projeto Abraço. Eles realizaram ,no dia 16, palestra sobre fatores de risco e proteção para famílias que são assistidas pela Pastoral.
Na oportunidade, temas como Comunicação Não Violenta, Violência Doméstica contra a Mulher e Acesso ao Benefício Mulher Protegida foram esclarecidos aos ouvintes. O evento foi realizado no Instituto de Assistência à Mulher Rural – Iamur de Jaru e contou com a participação de diversas famílias, crianças e idosos. A atuação busca prevenir, sensibilizar e orientar os participantes sobre demandas recorrentes no Judiciário, de forma a mitigar possíveis situações de vulnerabilidade.
Oficina de parentalidade
Outra área de atuação do Nups são intervenções em demandas complexas de relações familiares com reflexo direto na vida social, psicológica, econômica e cultural de uma população.
Em virtude da crescente demanda atendida pelo Núcleo Psicossocial da Comarca de Jaru relacionadas a conflitos familiares, envolvendo disputa de guarda, visitas e alienação parental, o Núcleo Psicossocial, desde 2015, tem realizado palestras educativas, “Oficinas de Parentalidade” sobre as temáticas: alienação parental, comunicação não violenta, modelos de guarda, a experiência da separação para os pais e para os filhos e entre outros, tendo como objetivo geral estimular os pais/responsáveis, com demanda processual, a estabelecerem convivência por meio do diálogo, cordial e respeitosa, de forma a proporcionar o saudável desenvolvimento emocional dos filhos e a resolução pacífica de seus conflitos. O público-alvo são pais, mães, avós, colaterais e familiares diretamente envolvidos em conflitos familiares.
A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), com atuação multidisciplinar no âmbito jurisdicional é possível, além dos atos processuais, intervenção através de projetos e ações de cunho preventivo, tendo em vista a necessidade de mudança cultural para dar respostas estruturadas às pessoas que procuram os serviços da Justiça. “E é nesse sentido, que este projeto tem sido instrumento potencializador do exercício da parentalidade não violenta e sem alienação parental”, destacou a chefe do Nups, Cristina Tiengo.
Assessoria de Comunicação Institucional
JavaScript is currently disabled.Please enable it for a better experience of Jumi.
Fonte: TJ RO
TJ RO
Fórum de Presidente Médici comunica suspensão no atendimento presencial nesta quinta-feira (2/1)
A Comarca de Presidente Médici informa à comunidade local e região que o atendimento presencial no fórum está suspenso nesta quinta-feira (2), pois, desde 1º de janeiro de 2025, o prédio está sem energia elétrica na rede estabilizada. Por conta disso, os computadores e rede de internet estão inoperantes.
Todos os procedimentos necessários para solução da questão já foram realizados para que o atendimento presencial seja retomado o mais breve possível. Contudo, o atendimento à população nesse período de recesso forense (até dia 06/01/2025), das 8h às 12h, pode ser feito pelos canais digitais ou pelo plantão judiciário?
(69) 4020-2246 Geral da Comarca
Central de Atendimento da Comarca de Presidente Médici
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Balcão virtual: https://meet.google.com/ccu-eieh-arf
(69) 3309-8171 Telefone/WhatsApp
Plantão forense:
Email da Vara: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Magistrado de plantão: Vinicius de Almeida Ferreira
Servidor de plantão: Weliton Ferreira de Melo (69) 98405-1342
Oficiais de Justiça:
Sabrina Corona Butzke
(69)99284-4065
Ji-Paraná
Amauri Celso Koike
(69)99318-7997
Presidente Médici
Henrique Alves de Jesus
(69)98423-8514
Alvorada do Oeste
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJ RO
-
Rondônia5 dias atrás
Pavimentação asfáltica em ruas próximas ao Hospital Regional de Guajará-Mirim é realizada pelo governo de RO
-
Rondônia5 dias atrás
Consulta Pública para a Licitação das Linhas de Transportes Intermunicipais em Rondônia inicia a partir de 6 de janeiro
-
Famosos7 dias atrás
GATA E PODEROSA!
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Militar recupera três motos neste domingo em Ariquemes
-
Rondônia5 dias atrás
Ações para reduzir sinistros com motociclistas nas festas de fim de ano são promovidas pelo Detran-RO
-
Polícia7 dias atrás
CTPMVII -Formatura de encerramento do ano letivo 2024
-
Rondônia4 dias atrás
Feliz Ano Novo repleto de conquistas e paz para todos
-
Rondônia5 dias atrás
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia