Eleições

Pedida impugnação de candidatura de Léo Moraes por suposta desincompatibilização tardia do cargo de Diretor do Detran-RO

Eleições

Segundo o Partido Novo, Léo Moraes deveria ter deixado o cargo público seis meses antes da data das eleições, conforme previsto pela Lei Complementar nº 64/90

grupo whatsapp

Curtiu? Siga o OCOMBATENTE no Facebook, no X  e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

O Diretório Municipal do Partido Novo em Porto Velho entrou com uma ação de impugnação do registro de candidatura de Léo Moraes, candidato a prefeito pelo partido Podemos. A ação foi protocolada junto à 2ª Zona Eleitoral de Porto Velho, sob o argumento de que Moraes não teria se desincompatibilizado do cargo de Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) dentro do prazo legal exigido pela legislação eleitoral.

Segundo o Partido Novo, Léo Moraes deveria ter deixado o cargo público seis meses antes da data das eleições, conforme previsto pela Lei Complementar nº 64/90. No entanto, a exoneração do candidato ocorreu apenas quatro meses antes do pleito, o que, segundo o partido, configura descumprimento dos requisitos legais para a candidatura.

A ação de impugnação destaca que a nova estrutura organizacional do Detran-RO, estabelecida por uma lei complementar aprovada no final de 2023, conferiu ao cargo de Diretor Geral atribuições relacionadas à fiscalização e arrecadação de tributos, o que exige um prazo maior para desincompatibilização. Com base nessas funções, o Partido Novo argumenta que Moraes não cumpriu o prazo de afastamento necessário, o que o torna inelegível para o cargo de prefeito.

O pedido inclui a notificação de Léo Moraes para que ele apresente sua defesa, a intimação do Ministério Público para emitir parecer sobre o caso, e o indeferimento do registro de candidatura do candidato, caso seja comprovada a inelegibilidade.

A ação agora aguarda análise e decisão da Justiça Eleitoral e poderá resultar no indeferimento do pedido de registro de candidatura de Léo Moraes.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Léo agradece à população de Porto Velho pelos 135 mil votos conquistados no 2º turno

Publicados

em

Representante do Podemos teve 56,18% dos votos válidos

Ainda no final da tarde do último domingo (27), Porto Velho já conhecia o seu novo prefeito a partir do dia 01 de janeiro de 2025: Léo, do Podemos, foi eleito com 56,18% do total ou 135.118 votos válidos. Bem à frente de sua adversária, Mariana Carvalho (União Brasil), que teve 43,82% ou 105.406 votos.

Com a notícia já consolidada, Léo participou de uma carreata no Espaço Alternativo da cidade, além de subir em um trio elétrico para agradecer a todos que depositaram confiança nele para administrar a cidade pelos próximos quatro anos:

“Graças a Deus foi muito bonito, mas eu quero lembrar porquê a gente ganhou. Nós fizemos sim, aliança. Tivemos duas grandes alianças e essas eu não abro mão: tivemos Deus na frente e o povo de Porto Velho. Obrigado! Agora o trabalho vai começar e daqui em diante” , afirmou ele.

Que prosseguiu: “Esse foi o maior recado que Porto Velho quer a mudança. Minha gratidão a todos que não acreditaram em tantas fake news. Sem dúvida esse segundo turno foi marcado como o mais sujo da história, fizeram de tudo, mas o povo deu o recado”.

Já nesta segunda-feira (28), Léo deu entrevistas em programas ao vivo e a agenda segue nesta terça (29) com outra participação, agora no programa A Voz do Povo, apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, na Rádio Caiari.

Texto: Felipe Corona
Fotos: Robert Alves

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA